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Por mais que gostemos de pilotos, com toda a certeza o CARRO é a parte mais importante desse esporte, então o piloto que souber ajustar e desenvolver o CARRO, levará vantagem sobre os demais. Na F1 Moderna (após 1968) temos alguns pilotos considerados bons acertadores de carros como: Stewart, Fittipaldi, Lauda, Andretti, Piquet, Prost, Senna, Laffite, De Angelis, Moreno, Schumacher, Barrichello, Button, etc.
Mas Nelson Piquet, Jackie Stewart e Jack Brabham, estão num grupo único de pilotos DESENVOLVEDORES DE CARROS, pois eles marcaram época por trabalharem mais o CARRO do que a pilotagem, algo praticamente inexistente na F1 atual.
JACK BRABHAM:
Jack Brabham derrubou dois paradigmas na F1: foi o primeiro campeão num carro com motor traseiro que foi o Cooper 59/60. A mudança da posição do motor, mudou toda a dinâmica do carro e na época muitos não acreditavam que o motor na traseira faria o carro ficar mais rápido, daí o rompimento do paradigma dentro da F1.
O segundo paradigma, foi que ele foi o primeiro e único campeão num carro projetado e desenvolvido por ele. Em 1962 ele fundou a equipe Brabham, mas em 1966, na mudança do regulamento dos motores de 1.500 para 3.000 cm3, foi ele que desenvolveu o carro da Brabham e orientou a montadora de motores REPCO na construção dos seus motores com peças de carros de rua, utilizando bloco do Oldsmobile V8 com liga leve e bielas do Daimler Majestic (Fonte: Livro A Fórmula 1 Moderna pg 101), e com isso a REPCO construiu motores bastante confiáveis e ele se sagrou campeão da temporada.
O impressionante do Jack Brabham na equipe Brabham é que ele acumulou as funções de Piloto, Projetista e Chefe de Equipe, algo que seria totalmente inconcebível nos dias de hoje. O "Velho Jack" não era um piloto genial como Fangio, Moss, Clark ou Stewart, mas era um piloto regular e muito bom no desenvolvimento do carro.
JACKIE STEWART:
Jackie Stewart foi o fenômeno da F Ford Inglesa 1964 com 7 vitórias em 10 corridas. Nesse mesmo ano, ele fez o 1o teste num Cooper de F3 e bateu o tempo de Bruce McLaren que estava na pista no mesmo dia. Ele estreou na F1 em 1965 na equipe BRM dando trabalho ao seu companheiro de equipe Graham Hill, vencendo corrida no ano de estreia e mostrando que tinha tudo para ser campeão no futuro.
O escocês foi beneficiado com as mortes de Jim Clark (1968) e Jochen Rindt (1970), e os finais de carreira de Jack Brabham e Graham Hill, mas devemos ressaltar que ele foi inteligente ao preferir os motores Ford Cosworth e ao perceber as mudanças que estavam acontecendo na F1, quando houve a transição para a era dos aerofólios e dos pneus slick.
Em 1969, ele percebeu que os motores Ford Cosworth V8 eram melhores que os pesados e beberrões motores Matra V12 e sugeriu a troca de motor, e acabou sendo campeão pela Matra/Ford Cosworth com enorme facilidade.
Em 1971, foi o ano da chegada dos pneus slick na F1, ele enxergou na frente de todos e foi o primeiro a se dedicar aos TESTES DE PNEUS na equipe Tyrrell, com isso ele levou vantagem sobre todas as equipes e pilotos da F1 e foi o campeão da temporada com extrema facilidade, dessa vez com quase o dobro de pontos do segundo colocado. A dupla Jackie Stewart e Ken Tyrrell era a "cabeça pensante" nas decisões da equipe nesse período. (Anuário F1 1990 pg 53)
Em 1973, ele teve adversários duríssimos como Emerson Fittipaldi e Ronnie Peterson, tanto que foi o título mais difícil do Stewart, mas o escocês trabalhou na sua Tyrrell e ajudado pelos problemas de confiabilidade da Lotus, acabou sendo o campeão com extrema regularidade.
Stewart foi campeão pelas equipes Matra e Tyrrell, que tinha menos recursos que os "bichos papões" Ferrari, Lotus, BRM e Brabham, feito considerado impressionante até hoje e nesse aspecto só pode ser comparado a Nelson Piquet ao vencer dois título pela Brabham.
NELSON PIQUET:
Nelson Piquet tem uma das carreiras mais fantásticas da história, ele começou como mecânico da Oficina CAMBER em Brasília, ao lado de Roberto Moreno e Alex Dias Ribeiro (os três chegaram a F1). Nas categorias de base (Fórmula VW, Super V e F3 Inglesa) ele mesmo desmontava e montava seus carros, algo muito raro no automobilismo mundial, por isso ele chamava a atenção das equipes grandes, sendo contratado por elas no ano seguinte e se sagrando campeão.
Em 1971 ele foi campeão brasiliense de kart e em 1972 foi campeão da F VW divisão 4.
Em 1974, ele estava sendo campeão da F Super V, mas na última corrida do ano o cabo do acelerador rompeu a 3 voltas do final. Nelson perdeu o caneco por causa de um mísero cabo de acelerador... ficou em 3o lugar por causa dessa quebra.
Ainda em 1974, aconteceu uma corrida extra oficial da F1 após o GP Brasil, essa corrida aconteceu em Brasília (DF) e Piquet trabalhou como ajudante de mecânico na Brabham de Carlos Reutemann, piloto que seria seu adversário na F1 em 1981.
Em 1975, ele era o piloto mais rápido da F Super V com várias poles e voltas mais rápidas, mas sem dinheiro para comprar peças novas, abandonava as corridas e acabou ficando em 14o lugar no campeonato.
Em 1976 ele foi convidado para a Equipe Gledson, uma equipe bem mais estruturada, para correr na F Super V e acabou se tornando o campeão da categoria por essa equipe com 6 vitórias na temporada.
CURIOSIDADE 1: Nesse período teve o caso da corrida em Cascavel (PR), na qual a Kombi de Piquet que transportava seu Fórmula fundiu o motor na estrada. Para continuar viagem, Piquet teve que desmontar o motor do Fórmula, colocá-lo na Kombi para chegar até o local da corrida. Noutra corrida de Piquet em Belo Horizonte (MG), ele usou o motor do Fusca da Dona Clotilde, mãe do Alex Dias Ribeiro que tinha deixado o carro na oficina CAMBER para fazer uma revisão de freios, com esse motor ele ganhou a corrida e devolveu o carro a sua dona na segunda-feira.
Moreno e a Kombi que servia de oficina mecânica para Piquet Piquet na F Super V 1976
Para a F3 Inglesa 1977, Piquet comprou um carro de F3 (March 773) e ele próprio o montava e desmontava, isso chamou a atenção de Jack Brabham que o recomendou para uma equipe grande da F3 para o ano seguinte, se sagrando campeão da F3 inglesa em 1978.
Nesse período, Piquet inventou um jeito de aquecer o carro: antes das largadas, ele colocava o carro dentro de uma tenda com o fogareiro, com esse artifício ele conseguia esquentar o motor e sobretudo os pneus, com isso ele levava vantagem nas largadas e vencia as corridas.
CURIOSIDADE 2: Nas categorias de base a pressão dos pneus era o segredo para gerar boa performance do carro durante as corridas, para não copiarem a pressão dos pneus do seu carro, Piquet desmontava os medidores de pressão e entortava os ponteiros com objetivo de informar a pressão errada a seus adversários, artifício bem do "jeitinho brasileiro".
Em 1978, no 1o teste que ele fez na F1 em Silverstone com uma McLaren M23, ele impressionou os Engenheiros da equipe pela forma que ele acertava o carro. Ele pediu 6 modificações no carro e cada uma provocava uma melhora no desempenho. (veja reprodução abaixo). Ele foi apenas 0,7s mais lento que Patrick Tambay que treinou com o McLaren M26 mais moderno e com pneus mais macios no mesmo dia que o brasileiro. Isso mostrava que nessa fase da carreira, Nelson já tinha muito conhecimento de mecânica. Piquet estreou na F1 em 1978 na equipe Ensign, depois ele fez 3 corridas pela McLaren e depois foi convidado para correr pela equipe Brabham.
Fonte Jornal O Globo 21/07/1978 pg 26 Piquet na Ensign em 1978
Piquet estava sempre procurando algum artifício para ter vantagem sobre os outros pilotos. Na Brabham ele passou a entender como Niki Lauda se comunicava com os engenheiros para passar informações sobre o carro. Depois da saída do austríaco da equipe Brabham, Piquet ficou como primeiro piloto e formou uma dupla genial com o Projetista Gordon Murray.
O brasileiro passava parte do tempo dele na fábrica da Brabham procurando entender como funcionava a integração das partes do carro (motor, chassi e aerodinâmica), além disso ele e Murray procuravam implementar melhorias no carro em torno das "brechas" do regulamento. Ambos trabalhando juntos foram melhorando o carro a partir de 1979. A primeira mudança foi trocar o pesado e beberrão motor Alfa Romeo V12 pelo compacto e leve motor Ford Cosworth.
A Brabham foi um dos primeiros carros a ter regulagem de barra estabilizadora, distribuição de freios por eixo e regulagem de pressão de turbo de dentro do carro. Essa possibilidade de mexer no carro durante as corridas ajudou na conquista de dois títulos mundiais.
Em 1980 a Williams era o carro a ser batido, pois era o carro que mais dominava o EFEITO SOLO no período, mas a Brabham de Nelson Piquet e Gordan Murray deram trabalho e empurraram a decisão do campeonato até as últimas corridas, mas Alan Jones da Williams foi o campeão e o brasileiro foi vice campeão.
Em 1981 Piquet foi campeão pela equipe Brabham disputando contra dois excelentes pilotos (Carlos Reutemann e Alan Jones) na Williams, o melhor carro da temporada, numa época com pouca telemetria, onde o piloto fazia toda a diferença no acerto e desenvolvimento do carro.
Em 1982, foi a transição dos motores Ford Cosworth para BMW Turbo na Brabham e a partir do GP Bélgica 82 Piquet passou a desenvolver os novos motores para a temporada seguinte. Um detalhe importante, em 1982 Murray vendo as corridas da Indy, pensou que seria interessante fazer a parada de reabastecimento na F1 (pit stop), para isso Piquet sugeriu a introdução do aquecimento prévio de pneus, como ele próprio já tinha feito na F3 inglesa, com isso o carro já sairia dos boxes com os pneus quentes e não perderia tempo para aquecê-los.
Na F3 inglesa, temporada de 1978, Piquet inventara um artifício interessante. Antes das largadas ele colocava seu carro embaixo de uma tenda com um fogareiro para os pneus ficarem aquecidos, o que lhe dava vantagem sobre seus adversários. Sobre o PIT STOP na F1, esse artifício já existia desde os anos 50 mas era usado esporadicamente, Murray e Piquet passaram a usá-lo com mais frequência, como tática para vencer corridas.
Com a sugestão do Piquet, entre 1982 e 1983, Gordon Murray criou um armário aquecido por gás quente que fazia o aquecimento de pneus no fundo dos boxes (não confundir com cobertor elétrico que foi uma evolução da ideia inicial de Piquet e foi introduzido pela Lotus no GP Europa 1984).
Seguem os links dos vídeos de Piquet relatando sobre o aquecimento de pneus, ele jamais falou em cobertor elétrico.
https://www.youtube.com/watch?v=HNc0JovVCm8&t=1772s (Vídeo Canal Pelas pistas, aos 22 minutos conta a história do aquecimento de pneus)
https://www.youtube.com/watch?v=R1DLT1cMcHo (Piquet se emociona ao contar sua história em colégio)
Desenho de Gordon Murray do Aquecedor de pneus criado por ele mesmo. (Reproduzido do CANAL AUTOMOBILISMO BRASIL, fonte: https://www.youtube.com/watch?v=E0U4NPrxTT4A).
Em 1983, além do aquecimento de pneus, do PIT STOP e outras melhorias no carro, a Brabham contratou especialistas responsáveis pelo combustível de foguetes utilizado na 2a Grande Guerra Mundial, para formularem uma gasolina especial para o motor BMW da Brabham. (Fonte: Anuário AUTOMOTOR 2013 pg 26 a 27)
Ou seja, os artifícios criados por Piquet e Murray mais a nova gasolina foram fundamentais para o brasileiro ganhar o título dessa temporada. A partir do GP Áustria, a Brabham foi a equipe que mais marcou pontos (35 pontos da Brabham contra 22 da Renault e 21 da Ferrari), mostrando a clara evolução do carro.
Em 1984, o motor BMW da Brabham de treino era disparado o mais potente da F1, Piquet fez 9 poles, mas nas corridas seu motor não tinha confiabilidade necessária para enfrentar a McLaren/Porsche de Lauda e Prost, mas ainda assim o brasileiro ganhou duas corridas.
Em 1985 os pneus Pirelli da Brabham eram menos competitivos que o Goodyear e o Michellin, não tinha o que o brasileiro fazer, mesmo assim ele ganhou uma corrida e se transferiu para a poderosa Williams no final do ano.
Em 1986 Nigel Mansell surpreendeu Piquet e foi o primeiro companheiro de equipe a dar trabalho ao brasileiro, principalmente quando o inglês usava o acerto do brasileiro, por isso Piquet passou a esconder os acertos do Leão, e com isso ganhou corridas e encurtou a diferença para Mansell, mas no final do ano Nelson perdeu o título por apenas 3 pontos.
Em 1987 Piquet sofreu acidente em San Marino, ficou internado no hospital e depois disso nitidamente ele perdeu velocidade (cerca de 0,6s). Mas ele soube compensar essa falta de velocidade com extrema regularidade aliada ao desenvolvimento da suspensão ativa da Williams, pois ele viu que poderia levar vantagem em relação a Nigel Mansell, já que o inglês se recusou a desenvolver esse equipamento e correu com a suspensão convencional. Com isso o brasileiro conseguiu ser campeão do mundo, mesmo sendo mais lento que o Leão. Desenvolver carros é algo que sempre esteve presente na carreira de Piquet.
CURIOSIDADE 3: No GP Alemanha 1987, Piquet combinou com um dos mecânicos para ter o rádio do Mansell no seu ponto no ouvido. Quando o brasileiro soube que a Williams iria chamar o inglês para o pit stop, ele entrou no boxe na frente do Leão e com isso o inglês teve que dar mais uma volta com pneus desgastados. Piquet acabou vencendo essa corrida ajudado pela sua malandragem.
Em 1988 e 1989, não tinha o que fazer, pois o carro da Lotus era muito ruim e a equipe inglesa não tinha mais a estrutura de equipe grande. Senna também tinha sofrido na Lotus em 1987, sem um carro razoavelmente bom, ninguém faz milagre nesse esporte...
Em 1990 Piquet entrou na equipe Benetton do projetista inglês John Barnard. O brasileiro percebeu que o motor Ford Cosworth V8 gastava menos gasolina e o carro preservava mais os pneus que a concorrência, então ele podia largar mais leve que as McLarens e as Ferraris, com isso ele podia "dar o golpe" de não parar nos boxes, situação inversa que ele fazia em 82 e 83 na Brabham. Com isso ele fez uma ótima temporada, ficando em 3o lugar no geral do campeonato, só ficando atrás de Senna e Prost, dois dos maiores gênios da F1, Isso mostra como Piquet sabia explorar as vantagens do carro, mesmo aos 38 anos.
Em 1991, Piquet ainda na Benetton ganhou o GP Canadá, e no final do ano, nas 5 corridas que fez com o Schumacher, o brasileiro perdeu nas largadas na frente (1x4), mas derrotou o Alemão nas chegadas na frente (3x2) e nos pontos (5,5 x 5). Schumacher era calouro sem dúvida nenhuma, mas não podemos esquecer Piquet estava em final de carreira, então ambos estavam quites em termos técnicos. Isso mostra que Piquet no auge estaria num nível próximo a Schumacher e outros grandes pilotos da história da F1.
POR QUE PIQUET FOI O PILOTO MAIS COMPLETO DA F1?
Porque ser um piloto de F1, não é só pisar no acelerador....
O piloto tem que saber acertar o carro, saber conversar com os engenheiros, desenvolver o carro, usar a inteligência nas estratégias, evitar acidentes, aguentar pressão para administrar um campeonato. Ele ganhou títulos disputando contra Alan Jones (81), Reutemann (81), Prost (83 e 87), Senna (87) e Mansell (87), dois gênios e três excelentes pilotos.
Piquet, já em final de carreira em 1991, derrotou um dos pilotos mais rápidos de todos os tempos, o genial Michael Schumacher, nos pontos e nas chegadas na frente nas 5 corridas que fizeram com o mesmo equipamento na Benetton.
Piquet era rápido, cerebral, entendia a parte técnica e sabia desenvolver os carros, ele ganhou 3 títulos nos anos 80 que talvez tenha sido o período de maior dificuldade de pilotagem da história da F1, pois os motores tinham potência descomunal, com turbo lag, sem ajudas eletrônicas, variados tipos de pneus e a telemetria ainda estava começando.
Atualmente os pilotos se preocupam, quase que exclusivamente em pilotar e testar em simuladores, os Engenheiros fazem o trabalho de ajuste no carro e o piloto esporadicamente sugere alguma alteração no acerto. Por isso essa característica do Piquet, Stewart e Brabham é muito rara nos dias de hoje.
Por tudo que conquistou na carreira, mesmo sendo menos GENIAL em termos de pilotagem que Fangio, Clark e Senna, Piquet está no topo da lista como um dos mais completos de todos os tempos, ao lado de Stewart e Brabham.
Gordon Murray compartilha com essa opinião: "O piloto mais rápido que trabalhei foi Ayrton Senna, mas o mais completo foi Nelson Piquet." Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=dzFm8oADBPI (Canal Enerto).