top of page

PIORES PILOTOS DA F1:

Muitas pessoas chamam um piloto de ruim por que toma 3 ou 4 décimos de segundo do piloto principal da equipe, mas na verdade qualquer piloto que tome esse tempo NÃO É UM PILOTO RUIM. 

 

Para desmistificar esse assunto, fiz um levantamento dos pilotos que tomavam tempo absurdo do piloto principal da equipe, e por isso podem ser chamados literalmente DE PILOTOS RUINS. Os anos 90 é o período com mais pilotos ruins da história da F1, pois além de faltarem gênios nas equipes de ponta (com exceção de Schumacher), alguns pilotos pagantes sem talento, compraram vaga e correram na F1.

1) Al Pease (CAN) em 1969: tomou bandeira preta e foi desclassificado no GP Canadá 1969 por andar devagar demais na pista, caso único na história da F1.

Al Pease XX.jpg

2) Dave Walker (AUS) em 1971 e 1972: foi companheiro de equipe de Emerson Fittipaldi em 72 na Lotus, mas tomava em média 3 segundos do brasileiro nos treinos. Ele é um único piloto da história a ter o seguinte recorde negativo: correu num carro campeão (Lotus 1972) sem ter marcado um só ponto durante toda a temporada, todos os pontos da equipe foram marcados pelo Emerson.

Dave Walker.png

3) Otto Stuppacher (AUT) em 1976: tomou 42s do ultimo tempo do GP Itália/76 e tomou 8s do ultimo tempo do GP Canadá/76, ambos pela Tyrrell, mas foi impedido de correr nas duas corridas.

Otto Stupaccher XX.jpg

4) Claudio Langes (ITA) em 90: esse piloto italiano possui o recorde de 14 não classificações da pré-classificação para o treino oficial da F1 numa temporada. Ele corria pela fraquíssima EuroBrum, mas o que credencia estar nessa lista é que ele tomava em média quase 6s do seu companheiro de equipe Roberto Moreno. E em alguns treinos (Brasil, Canadá e no México), que ele tomou 15s, 13s e 18s respectivamente do brasileiro. Mas devo citar que a EuroBrum não tinha dinheiro para motores e pneus de corrida, então eles faziam figuração nos treinos para os patrocinadores, mas não se esforçavam para se classificar para as corridas. É bizarro mas é verdade, isso foi confirmado por Roberto Moreno.

ClaudioLanges.jpg

5) Perry MacCarthy (ING) em 92: ele não chegou a se classificar sequer para uma corrida. Ele tomou respectivamente 16s e 10s do Roberto Moreno na pré-classificação no GP Inglaterra 92 e no GP Bélgica 92 pela Andrea Moda. Não se sabe se era deficiência de equipamento (equipes pequenas não têm condições de dar equipamento igual aos dois pilotos) ou se era falta de talento ou os dois. Ainda assim, 16s é muita diferença.

CURIOSIDADE: Perry MacCarthy foi padrinho de casamento de Mark Blundell.

Perry-mccarthy.jpg

6) Philippe Adams (BEL) em 94: comprou a vaga na Lotus no GP Bélgica 94 e no GP Portugal 94 tomou respectivamente 6s e 1,9s do Herbert nos treinos. Mesmo comparando com outros pilotos pagantes da F1 como De Cesaris, Diniz, Stroll, Latifi e Mazepin, esse belga fica muito atrás deles em termos de talento.

Phillipe Adams.jpg

7) Jean Dennis-Deletraz (SUI) em 94 e 95: no GP Austrália 94 pela Larrouse tomou 2,3s do do fraco piloto japonês Hideki Noda. No GP Portugal 95 e no GP Europa 95 pela Pacif tomou respectivamente 4,6s e 3,2s do mediano piloto italiano Andrea Montermini. Esse piloto suíço era "braço duro".

Jean-Denis_Délétraz_-_Le_Mans_2012.JPG

8) Giovanni Lavaggi (ITA) em 95 e 96: no GP Alemanha 95, no GP Hungria 95, no GP Bélgica 95 e no GP Portugal 95 pela Pacific tomou respectivamente 1,2s, 2,2s, 4s e 4,6s do piloto italiano Andrea Montermini. Depois no GP Alemanha 96, no GP Hungria/96, no GP Itália/96, no GP Portugal/96 e no GP Japão/96 pela Minardi tomou respectivamente 1,9s, 0,7s, 0,9s, 1,1s e 1,9s do piloto português Pedro Lamy. 

OBS: Foram tantos pilotos ruins surgidos nos anos 90, que dizem que a FIA estipulou a regra dos 112% do tempo no treino para a corrida, justamente para impedir que esses pilotos largassem.

Giovanni Lavagi XX.jpg

9) Yuji Ide (JAP) em 2006: tomava em média 4s do bom piloto Takuma Sato na Super Aguri. No GP San Marino 2006, Ide provocou o grave acidente com Christijan Albers por culpa do japonês numa manobra atabalhoada. Foi proibido de correr na F1, por ser considerado perigoso. Independente disso tomar 4s do seu companheiro de equipe, o credencia a entrar nessa lista.

Yuji_Ide_2010_Super_GT_Fuji_400km.jpg
bottom of page