TUDO SOBRE FÓRMULA 1

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O Automobilismo Mundial sempre foi centrado na Europa e nos Estados Unidos. Queiram ou não queiram, os pilotos sulamericanos eram vistos com desconfiança pelos europeus (haja vista a infeliz declaração de Helmut Marko sobre Perez em setembro de 2023). Fangio também passou por isso, não foi bem tratado dentro da Ferrari em 1956, se desentendeu com Enzo Ferrari, foi campeão e saiu da equipe.
Para o Brasil Wilsinho Fittipaldi foi o pioneiro para uma equipe brasileira na F3. Na F1 Emerson Fittipaldi teve papel fundamental, para romper o paradigma e abrir caminho para os pilotos brasileiros na F1 e depois na Indy.
Em 1965 Emerson Fittipaldi foi campeão paulista de kart, depois em 1967 foi campeão brasileiro. Ainda em 1967, ele foi campeão da Fórmula V com 5 vitórias em 7 corridas.
Em 1968 Emerson ganhou as 100 milhas de kart de Piracicaba (SP) e ganhou ainda as 12 horas de Porto Alegre num VW 1600 (José Carlos Pace chegou em 2o lugar num Ford Corcel).
Em 1969 Fittipaldi chegou na Europa, estreou com pole na 1a corrida de F Ford, mas quebrou o carro na primeira volta dessa corrida. Ele continuou no campeonato e acabou sendo o campeão da F Ford com 4 vitórias em 6 corridas.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=IYEMVgoZYAA&t=1232s (CANAL PELAS PISTAS)
Ainda em 1969, ele fez um feito mais surpreendente, entrou no meio do campeonato da F3 Inglesa em junho e conseguiu ser o campeão, com 8 vitórias em 11 corridas batendo o recorde de Jackie Stewart de 1964. Esse foi recorde foi batido por Piquet em 78 e Senna em 83, com 13 vitórias.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=9aOVwTrSUPg&t=16s
Isso chamou muito atenção de Colin Chapman que lhe deu uma oportunidade na equipe Lotus em 1970. No 1o teste com a Lotus 49 C em Silverstone, ele marcou 1m22s6 e foi 1 décimo mais rápido do tempo que Jo Siffert havia feito no treino do GP Inglaterra 1969 com o mesmo Lotus 49C.

Jornal O Globo de 05/07/1970
Ele entrou na F1 no meio da temporada de 1970, mesmo com um modelo Lotus 49C defasado, ele estava andando no mesmo nível, e às vezes até melhor que os segundos pilotos (John Milles e Reine Wisell). Com a morte de Jochen Rindt, foi lhe dada a chance de ser o primeiro piloto da Lotus e no GP EUA 1970 aconteceu a primeira vitória do Brasil na F1 com Emerson Fittipaldi no volante.
Em 1971 a Lotus não estava bem no campeonato e Colin Chapman trouxe uma inovação no meio da temporada que deu errado: a problemática "Lotus turbina". Esse carro tinha que carregar quase 300 litros de querosene e a turbina não produzia freio-motor que dificultava muito as freadas em relação aos outros carros. Com isso o brasileiro não teve bons resultados.
Em 1972 o brasileiro veio a se sagrar campeão pela equipe Lotus, disputando contra o grande Jackie Stewart. Até hoje Emerson foi o único campeão da história da F1 que marcou todos os pontos por sua equipe durante a temporada de 1972.
Em 1973, Emerson começou bem, mas uma série de quebras no meio do campeonato e a briga com Colin Chapman, lhe tiraram as chances de título.
Em 1974, Emerson se transferiu para a McLaren fez uma luta feroz contra Regazzoni e Lauda na fortíssima Ferrari, e se tornou o primeiro piloto campeão pela lendária equipe McLaren na F1.
Em 1975, a dupla Lauda-Ferrari dominou completamente a temporada. Emerson foi "o melhor do resto", foi o vice campeão e ainda acertou o carro para Hunt ser campeão no ano seguinte (isso foi dito pelo próprio Hunt).
Em 1976 ele foi para a Copersucar/ Fittipaldi conseguindo alguns pódios ao longo das temporadas subsequentes, ótimos resultados levando em conta a qualidade do equipamento.
Em 1978, Emmo chegou em 2o lugar no GP Brasil e ficou num ótimo 10o lugar no campeonato com 17 pontos, nesse ano a equipe Copersucar ficou na frente de equipes mais estruturadas como McLaren, Williams e Renault.
Em 1984, Emerson Fittipaldi se transferiu para a F Cart e foi o primeiro brasileiro a ganhar as 500 milhas de Indianápolis em 1989 e 1993, e foi campeão da categoria em 1989, mostrando aos Estados Unidos o talento dos pilotos brasileiros e mais uma vez abrindo as portas, dessa vez no automobilismo norte-americano (F Cart, Champ Car, F Indy, IRL).
Por tudo isso, Emerson Fittipaldi jamais pode ser esquecido, ele foi o piloto brasileiro MAIS IMPORTANTE para automobilismo brasileiro.
CURIOSIDADE: Emerson Fittipaldi não fez nenhuma VMR nos anos que ele foi campeão na F1 (72 e 74), mostrando que ele era um piloto que sabia poupar o carro, era veloz mas não andava no limite para chegar nos finais das corridas.