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VICE CAMPEÕES COM PIORES CARROS
Depois de fazer a lista dos campeões sem ter o melhor, por questão de justiça fiz a lista dos vice-campeões com os piores carros. Explicando melhor, são os vice-campeões com carro muito inferior ao melhor carro da temporada. Seguem abaixo esses pilotos e suas justificativas:
1) Senna com McLaren 1993:
Em 1993 Senna fez uma temporada espetacular e se sagrou vice-campeão, pois correu na McLaren que era quase 2s mais lenta nos treinos e cerca de 1s mais lenta nas corridas que a poderosa Williams. A McLaren e Benetton estavam equilibradas, mas a Benetton no geral do ano foi um pouco superior, pois utilizou um motor Ford Cosworth mais potente em metade da temporada e tinha uma aerodinâmica melhor (bico tubarão), enquanto a McLaren usava o bico de águia, já ultrapassado em termos aerodinâmicos, mesmo que a McLaren tivesse uma eletrônica melhor.
Somente a partir do GP Itália a McLaren veio com alterações aerodinâmicas e a partir do GP Portugal com introdução dos freios hidráulicos e com isso finalmente passou a Benetton em performance. No geral do ano a McLaren foi o 3o melhor carro da temporada.
Prost (Williams) 99 x 73 Senna (McLaren)
2) Alonso na Ferrari em 2012 e 2013:
Em 2012 houve um certo equilíbrio entre os carros, mas depois da Bélgica Adrian Newey introduziu melhorias no carro e a Red Bull passou a concorrência. A Ferrari era um bom carro, mas ainda assim foi inferior a Red Bull e até a McLaren, e Alonso ainda foi tirado em duas corridas (Bélgica e Japão) por acidentes, mas conseguiu empurrar a decisão para o Brasil. A Ferrari foi o 3o melhor carro dessa temporada.
Em 2013 Alonso correu com uma Ferrari muito inferior a Red Bull Bull. A equipe austríaca venceu treze corridas enquanto a Ferrari venceu duas, e Alonso conseguiu ser vice-campeão, na frente do 2o piloto da Red Bull, Mark Webber estava já na "pré-aposentadoria".
Vettel (Red Bull) 281 x 279 Alonso (Ferrari) em 2012
Vettel (Red Bull) 397 x 242 Alonso (Ferrari) em 2013
3) Raikkonen na McLaren em 2003:
Em 2003, a McLaren começou melhor e venceu duas corridas. Depois Ferrari e Williams venceram treze corridas (oito da Ferrari e cinco da Williams) e dominaram a F1. O ICEMAN fez uma temporada soberba mostrando muita consistência e regularidade, chegando a fazer mais pódios que o próprio Schumacher e ficou com o vice-campeonato a apenas 2 pontos do Alemão, com um carro que foi o 3o melhor da temporada.
Schumacher (Ferrari) 93 x 91 Raikkonen (McLaren)
4) Scheckter na Wolf em 1977:
Em 1977, Niki Lauda fez uma temporada de superação. Depois de ter perdido o titulo de 1976 e ter sido posto em dúvida se teria condições de voltar a vencer, o austríaco calou a boca dos críticos e ganhou o campeonato com "um pé nas costas".
Mas a surpresa dessa temporada foi o piloto sulafricano Jody Scheckter, que na pequena Wolf (equipe que correu em associação com Frank Williams) fez um campeonato surpreendente, se sagrando vice-campeão na frente dos pilotos da Lotus, McLaren e do 2o piloto da Ferrari. É difícil falar, mas talvez a Wolf fosse o 3o melhor carro dessa temporada. Esse desempenho chamou a atenção de Enzo Ferrari que contratou Scheckter para ser seu piloto em 1979.
Lauda (Ferrari) 72 x 55 Scheckter (Wolf)
5) Peterson na March 1971:
A Fórmula 1 foi de Jackie Stewart em 1971. O escocês dominou totalmente a temporada na Tyrrell e marcou quase o DOBRO de pontos do vice campeão.
Mas a revelação da temporada foi Ronnie Peterson na pequena March, que desde 1970 apresentava uma inovação que seria usada por todas as equipe: o sidepod aerodinâmico. Mesmo assim o sueco teve um desempenho surpreendente numa equipe bem inferior às três grandes equipes (Ferrari, Lotus e BRM) e se sagrou vice-camepão. March era o 3o ou 4o melhor carro dessa temporada.
Stewart (Tyrrell) 62 x 32 Peterson (March)
6) Stewart na Matra em 1968:
A temporada de 1968 representou a perda do grande gênio da F1, Jim Clark, e coube a Graham Hill liderar a equipe Lotus para conseguir seu bi-campeonato. O inglês teve como adversários Denny Hulme (McLaren) e Jackie Stewart (Matra), mas no final do ano prevaleceu o inglês da Lotus.
Jackie Stewart acabou ficando com o vice-campeonato, mas levando em conta que a novata equipe Matra não tinha a estrutura da Lotus, da Ferrari e da BRM, foi um resultado surpreendente. Isso já mostrava que Stewart tinha tudo para ser um multi-campeão da F1 nos próximos anos, o que de fato aconteceu. A Matra foi o 3o melhor carro dessa temporada.
Graham Hill (Lotus) 48 x 36 Stewart (Matra)
7) Moss na Vanwall em 1957:
Em 1957 Fangio se transferiu para a Maserarti fez uma temporada fantástica e se tornou o primeiro e único campeão pela equipe italiana.
Já Stirling Moss (maior rival de Fangio) fez o caminho inverso saiu da Maserati para ir para a equipe inglesa Vanwall e se sagrou vice-campeão, o que não deixou de ser um resultado surpreendente haja vista que a Ferrari já era uma equipe grande, com uma estrutura muito melhor que a Vanwall e todos os pilotos da Ferrari ficaram atrás do inglês no campeonato. Vanwall talvez tenha sido o 3o melhor carro dessa temporada.
Fangio (Masearti) 40 x 25 Moss (Vanwall)
8) Fangio em 1953:
A Ferrari 52/53 é um carro esquecido pelos fãs da F1, mas foi um dos melhores carros de todos os tempos da história da F1, ganhando 14 corridas das 15 que disputou e deu o bi-campeonato a Alberto Ascari.
Em 1952 Fangio ficou afastado da F1 devido o grave acidente no início do ano com carro esporte na Itália. Em 1953 o argentino retornou à F1 pela Masearti, mesmo com o domínio total da Ferrari, ele ganhou uma corrida e se tornou vice-campeão, na frente de Farina, Hawthorn e Villoresi (todos pilotos Ferrari). Esse resultado foi considerado surpreendente, haja vista que a Ferrari nitidamente estava bem melhor que a Maserati.
Ascari (Ferrari) 34,5 x 28 Fangio (Masearti)
9) Schumacher em 1997 (Menção Honrosa):
Michael Schumacher não foi o vice campeão de 1997, pois a FIA lhe retirou todos os pontos do campeonato, mas por tudo que o Alemão fez durante essa temporada com carro bem inferior, vou citá-lo aqui.
Em 1997, a Williams estava muito superior a todos os carros do grid (fez 11 poles e ganhou 8 das 17 corridas), mas segundo informações de um dirigente da Williams que não quis se identificar, Villeneuve e Frentzen não sabiam acertar o carro (Fonte: Anuário F1 Automotor 97 pg 111 e 113 e confirmada por Reginaldo Leme no GP Alemanha 97). Para piorar Adrian Newey estava de saída da Williams, seus dois pilotos cometeram erros e tiveram problemas durante o ano, com isso Schumacher venceu 5 corridas (3 delas na chuva) e empurrou a disputa do título para o final do ano, graças a irregularidade de Jacques Villeneuve na temporada (no melhor estilo "win or wall"). Mas a atitude anti-desportiva de Schumacher contra Villeneuve no GP Europa 97, fez a FIA punir o alemão com a perda do vice-campeonato.
Villeneuve (Williams) 81 x 78 Schumacher (Ferrari)
OBS: Schumacher perdeu o vice campeonato por determinação da FIA.