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PROST, O PROFESSOR MANIPULADOR

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PROFESSOR

O francês Alain Prost foi um dos pilotos mais talentosos da história da F1. Ele era rápido, consistente, grande acertador de carros (isso foi confirmado por John Barnard em diversas entrevistas, como do Jornal O Globo 25/04/1993 pg 54), sabia poupar pneus e equipamento como ninguém, tinha uma tocada "limpa" e precisa, raramente se envolvia em acidentes. Seu estilo rápido, racional e regular era muito parecido com o do Emerson Fittipaldi.

 

Com exceção de Senna, Prost "destruiu" todos os companheiros de equipe: Watson em 80, Arnoux em 81 e 82, Cheever em 83, Lauda em 84 e 85, Rosberg em 86, Johansson em 87, Mansell em 90, Alesi em 91 e Hill em 93. Senna foi o único que o derrotou o francês nas largadas, chegadas, poles e vitórias, mas perdeu nos pontos no geral das temporadas que correram juntos, pois o francês quebrou menos e quase não se envolveu em acidentes.

No começo da carreira ele cometia erros, mas a partir de 1983 dosou seu estilo de pilotar e dos Grandes Campeões dos anos 80 e 90, era o que tinha menor percentual de abandonos por erros. O francês não assumia riscos, por isso pouco se envolvia em acidentes.

Algumas pessoas dizem que ele era "ruim na chuva", mas isso não é 100% verdade. Ele era super conservador, por isso mesclava corridas fracas na chuva (Bélgica 85, Inglaterra/88, Europa/93) com boas corridas (Alemanha/88, Bélgica/89, Espanha/91, San Marino/93 e Japão/93). É uma ERRO ENORME comparar ele com Senna, para dizer que ele era ruim nessas condições meteorológicas.

 

Por todas essas características ele foi apelidado na F1 de o "Professor." Sempre que teve carro competitivo o francês disputou título até as últimas corridas do ano e seus resultados provam que ele era um GÊNIO:

1983-vice

1984-vice

1985-campeão

1986-campeão

1988-vice

1989-campeão

1990-vice

1993-campeão

O francês foi o único piloto de toda a história da F1, que derrotou 3 campeões do mundo dentro da sua equipe (Lauda em 85, Rosberg em 86 e Senna em 89) e ainda derrotou dois pilotos que seriam campeões do mundo no futuro (Mansell em 90 e Hill em 93). Fora isso Prost, ganhou o título de 1986 com uma McLaren nitidamente inferior a Williams, contrariando o que algumas pessoas erradamente falam que "sempre quem ganha, é por que tem o melhor carro". 

O LADO MANIPULADOR

Infelizmente, fora das pistas, quando perdia para seus companheiros o francês fazia intriga dentro das equipes, manipulava a mídia para atingir seus objetivos, sempre se fazendo de vítima, além de se aproveitar da influência do seu amigo Jean Marrie Balestre na Presidência da FISA. 

 

Mas o que chama a atenção são as divergências dos depoimentos do Prost com os dos seus contemporâneos na F1 (Ron Dennis, Steve Nichols, René Arnoux, Cesare Fiorio, Nigel Mansell, Takeo Kuichi, etc). São tantas diferenças de versões que não tem como acreditar no que o francês fala...

Esposa do Jacques Laffite

Algumas pessoas dizem que Prost ia visitar Jacques Laffite em sua casa, para cantar a esposa do seu compatriota, até conseguir acabar com o casamento dele e se casar com ela. Como a sua mulher atual é a ex-esposa de Jacques Laffite, essa história tem grandes chances de ser verdade, ainda mais que existem histórias nos bastidores que Prost deu encima das mulheres de Gérard Larrousse e do Didier Pironi.

Sabemos que não se deve misturar a vida pessoal da vida profissional, mas essa atitude do francês já demonstra qual é seu caráter como pessoa.

Briga Prost x Arnoux em 1982 (Conflito dentro da Renault) 

No GP França 1982, Arnoux fez a pole, liderou e ganhou a corrida. Prost que estava disputando o título da temporada, solicitou que a equipe sinalizasse a seu companheiro para que ele lhe cedesse a posição, mas Arnoux não cedeu a vitória.

 

Após a corrida Prost armou a intriga, falou para imprensa que Arnoux descumpriu a ordem do Chefe da Renaultinsinuou que a equipe beneficiava e gostava mais do Arnoux do que dele, e que a equipe liberou mais potência para seu companheiro de equipe do que para ele, como se ele fosse renegado pela equipe. Sete anos depois, ele usaria a mesma tática com Senna na McLaren em 1989.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Hhosmfyy9cA&list=LL&index=6&t=1s (Versão do Prost- CANAL ENERTO)

A versão do Arnoux é bem diferente, ele disse que o chefe da Renault, Gérard Larrousse, não deu nenhuma ordem, foi o Prost que pediu com ele para lhe ceder a posição, a equipe sinalizou e simplesmente ele não aceitou a troca de posições. E ainda criticou seu ex-companheiro de equipe: "Eu aceito ter um piloto de ponta como companheiro, mas Alain não aceita ter um piloto de ponta como companheiro de equipe." (René Arnoux)

 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=S8phkYibFO4 (Versão do Arnoux- CANAL ENERTO)

 

Quem está falando a verdade? 

 

Difícil saber... Mas se o leitor continuar lendo, vai entender por que Prost é considerado um Manipulador da Mídia.

Briga Prost x Senna em 1989 (Conflito dentro da McLaren)

Para evitar acidentes na largada das corridas, Senna e Prost fizeram um acordo de não ataque na 1a curva. No GP San Marino 1989, Senna descumpriu o acordo de não ataque, pois no entendimento do brasileiro, já não era a 1a volta da corrida, pois era a relargada para a 2a volta. Já Prost reclamou muito de Senna, com toda a razão, isso gerou a briga entre eles. 

Mas existiam outros interesses por trás, na verdade Alain estava tentando "rachar" a equipe McLaren, desestabilizar Senna e ainda usou a imprensa para dizer que a Honda privilegiava o brasileiro. Prost chegou a falar que os motores vinham escrito "especiais para Senna", o que jamais aconteceu. Em 1982 Prost utilizara a mesma "tática de guerrilha" contra René Arnoux na Renault, que acabou gerando a saída do seu companheiro da equipe, que era tudo que Prost queria.

Briga Prost x Mansell em 1990 (Conflito dentro da Ferrari) 

Algo de grave aconteceu em 1990 e a relação entre Prost e Mansell ficou bastante estremecida, mas isso foi pouco divulgado na época. Na verdade, quando Prost assinou contrato com a Ferrari e exigiu tratamento de primeiro piloto (Prost nega isso até hoje), então os dirigentes da Ferrari tiveram que pedir ao Mansell renunciar seu posto de primeiro piloto (Fonte: Anuário FS 1989 pg 35), e isso já deixou o Mansell chateado com o Prost.

No vídeo oficial da FISA da temporada de 1990, na parte do GP EUA, Nigel Mansell relata que Prost não diz o que vai fazer, como se tivesse fazendo um desabafo público que o francês lhe esconde os acertos e as táticas de corrida. Até aí tudo bem, pois esconder acerto faz parte do esporte, mas o que chama a atenção é que o Leão ficou tão indignado com Prost, que surpreendentemente o inglês fez as pazes com Senna nesse ano, se vingou do francês e o empurrou contra o muro na largada do GP Portugal 90.

Para o ano seguinte, o Leão assinou contrato com a Williams e VETOU o Prost. Talvez o inglês tenha descoberto a  "verdadeira face" de Alain Prost e entendeu tudo que o francês fez com Senna em 1989. No final de 1992, Mansell ainda sentia rancor do relacionamento com Prost nos anos de Ferrari e deu entrevista a Roberto Cabrini dizendo que preferiria que vaga na Williams fosse de Senna, e não de Prost. (Fonte: Depoimento de Roberto Cabrini no GP Japão 92)

"Alain era Professor de Manipulação e Politicagem na F1." (Nigel Mansell)  (Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Gmo4AgyE7WI)

Inglês provoca crise na Ferrari 24091990 pg2.jpg

Reproduzido do Jornal o Globo de 24/09/1990 pg 2, após o GP Portugal 1990.

Briga Prost x Cesare Fiorio na Ferrari em 1991 (Conflito dentro da Ferrari)

Na volta de aquecimento do GP San Marino 1991, Prost rodou na chuva, abandonou e disse que fora problema de câmbio. O Chefe da Equipe Ferrari, Cesare Fiorio, desmentiu o francês, e os ânimos entre ambos começaram a ficar acirrados (Anuário FS 1991 pg 49), causando a demissão do italiano logo em seguida.

 

E agora... quem está falando a verdade? 

Como Cesare Fiorio não tinha nada a ganhar mentindo sobre a declaração de Prost e vendo que o Chefe da Ferrari foi demitido por causa desse conflito, exatamente como aconteceu com Arnoux em 82, há grandes chances do Prost ter feito mais um dos seus jogos políticos para fazer a "corda romper no lado mais fraco".

Entrada de Senna na McLaren

Ron Dennis já disse com todas as letras que queria Senna na McLaren, enquanto Prost não queria o brasileiro, então o chefe da McLaren teve que convencê-lo a aceitá-lo como companheiro de equipe. Na verdade, o francês queria um piloto mais fraco ao seu lado na McLaren. (Fonte: Ayrton o Herói Revelado pg 165)

Já Prost contou uma história totalmente diferente no Podcast do Nico Rosberg: o francês disse que foi ele que recomendou Senna à McLaren para o bem da equipe. (FONTE: CANAL ENERTO: https://www.youtube.com/watch?v=ICr8rWe__mU)

 

Qualquer pessoa sabe que Prost mentiu... Durante o Podcast, Nico Rosberg percebeu que o francês não estava falando a verdade e foi sarcástico com o francês, perguntando se aquilo era uma ação de caridade.

A Teoria da Conspiração de 1989 (Conflito dentro da McLaren) 

Essa história do favorecimento motores Honda foi criada pela cabeça do Prost, pois além de não haver favorecimento, Takeo Kiuchi, engenheiro de motores da Honda, disse que a diferença dos seus motores não passava de 5 HP. Todos dentro da equipe sabiam que os motores eram sorteados na moedinha na frente dos seus respectivos engenheiros (Steve Nichols e Neil Oatley) por ordem de Ron Dennis, que confirmou o sorteio e disse que a ideia partiu dele mesmo. (Fontes: Livro O Herói Revelado de Ernesto Rodrigues pg 261 e Jornal O Globo 29/04/2014 pg 31)

Se fosse a Ferrari, a Lotus ou a Brabham, equipes que raramente davam tratamento igualitário entre seus pilotos, essa história poderia ser verdadeira. Mas a equipe McLaren historicamente é a equipe da F1 mais correta em relação a tratamento entre seus pilotos e com toda a certeza não deixaria acontecer uma situação como essa. Temos o exemplo típico que aconteceu antes do GP Inglaterra 89, a equipe McLaren tinha um tanque de óleo novo e outro recondicionado, eles sortearam quem ficaria com o recondicionado, e Prost ficou com o novo e Senna ficou com o velho (Fonte: Herói Revelado de Ernesto Rodrigues pg 286). Essa é a prova do tratamento igualitário dentro da McLaren. 

Prost tinha uma aceleração mais suave no acelerador do que Senna, então no início de 1989 a Honda deu ao francês um chip de motor com mistura mais rica para melhorar as retomadas de velocidade nas saídas de curva e assim mesmo Prost alegava que a montadora japonesa fornecia motores melhores a Senna. Honda declarou que as variações de potência entre os motores nunca passaram de 5 HP. (Anuário Francisco Santos 1989 pg 27 e 119)

Nos treinos do GP Itália 1989, Prost foi muito mal e tomou quase 2 segundos de Senna. A McLaren passou o acerto de Senna para o carro de Prost. (Fonte: Anuário Francisco Santos 1989 pg 119) Resultado: Senna quebrou e Prost ganhou a corrida. Depois dessa corrida nas semanas seguintes, Prost continuou insinuando em entrevista que a Honda beneficiava Senna.

O Engenheiro de motores Takeo Kuichi não concordou sobre o favorecimento a Senna: "A verdade é que Alain percebeu quem era Ayrton e começou a reclamar.” (Takeo Kuichi)

Steve Nichols também não concordou com Prost sobre o favorecimento a Senna. Ele explicou do ponto de vista técnico, que Senna se deu melhor porque o McLaren 89 era mais nervoso que o McLaren 88, por isso o brasileiro se adaptou melhor ao carro do que o francês. (Fonte: Entrevista ao Jornal O Globo de 04/06/1989 pg 55) Até Piquet não concordou com o Prost (veja abaixo).

Steve Nichos O Globo 040691989 pg55.jpg

Nelson Piquet, não era piloto da McLaren, mas trabalhou 3 anos com os motores Honda (1986 a 1988) e conhecia bem os japoneses. Ele também não concordou com as teorias da conspiração criadas pelo Prost. O brasileiro falou: "Fiquei satisfeito por Prost ter finalmente ter deixado de se lamentar dos motores e em ter se empenhado em conquistar seu terceiro título." (Nelson Piquet)

Será que todo mundo está mentindo, e só o Prost está falando a verdade? Difícil de acreditar no francês...

Manipulação do resultado no GP Japão 1989

No GP Japão 1989, Prost na tentativa de defender a liderança jogou o carro em Senna, provocando a batida entre ambos. Existem dois vídeos do acidente entre Senna e Prost, em câmera lenta, mostrando claramente que Prost deliberadamente jogou o carro no brasileiro. (Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jVh4oKqxtJo - Rare angle of Senna and Prost collide in Suzuka GP Japan 1989 Formula 1 e https://www.youtube.com/watch?v=jKe_-Y5v33s _ Senna vs Prost 3D Reconstruction- F1 Japan 1989)

 

Depois da batida o francês se dirigiu à Sala dos Comissários e o convenceu Jean Marrie Balestre que Senna deveria ser desclassificado. Isso foi confirmado por Ron Dennis. (Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=nfE8uoolrr0). 

Balestre acreditou no seu compatriota e mandou desclassificar Senna por "Cortar a Chicane e Direção Perigosa", mas a direção Perigosa não existia embasamento no regulamento da F1 daquela temporada. (Fonte: Jornal O Globo 29/04/2014 pg 31) Depois da corrida, trocaram os documentos da Direção de Prova, sem as assinaturas dos respectivos chefes de equipe, algo absolutamente irregular. (Fonte Anuário FS 1989 pg 138)

Ron Dennis sobre Prost Japão 89.png

Alain Prost x Renault, McLaren e Ferrari

Apesar de Prost ser um dos maiores acertadores de carros da história da F1, ele se comporta como desagregador quando a equipe não trabalha conforme o pretendido por ele. O francês venceu corridas pelas 4 equipes que correu (Renault, McLaren, Ferrari e Williams), mas saiu brigado e demitido de 3 elasSó com a Williams ele não brigou, justamente porque ele se aposentou nessa equipe, depois de ganhar seu 4o título.

Em 1983, ele foi demitido da Renault, depois de ter forçado a demissão do seu companheiro de equipe René Arnoux um ano antes, e de ter brigado com os chefes da equipe Renault. 

Em 1989, ele tentou forçar a saída de Senna, mas Ron Dennis quis que Senna ficasse na McLaren. Foram tantas teorias da conspiração sobre a Honda, mentiras e manipulações utilizando a imprensa que a McLaren teve que mandá-lo embora.

Em 1991, ele já tinha forçado a saída do chefe de equipe da Ferrari Cesare Fiorio, por que ele desmentiu a versão do Prost sobre o abandono no GP San Marino. No final do ano, ele disse que se sentia um caminhoneiro dirigindo a Ferrari e foi demitido por causa disso. Existem vídeos gravados provando que ele falou, mas até hoje o francês nega que tenha dito.

Segue a opinião do premiado jornalista português e especialista em F1, Francisco Santos, sobre Alain Prost:

"No entanto, todas estas virtudes são penalizadas por feitio incrivelmente mau, segundo pessoas que o conhecem bem. Na realidade, por onde passou deixou sempre um rastro de problemas de relacionamento: Renault, McLaren e Ferrari".

(Anuário 1992 Francisco Santos 1992 pg 54 e 55 sobre Alain Prost

Prost veta Senna na Williams para 1993

Ainda teve o caso da entrevista de Prost à jornalista francesa Francesca Bronner em 1992. Um dos assuntos da entrevista com certeza seria o VETO a Senna na Williams. Prost estrategicamente manipulou a entrevista, começando dizendo que "Senna gostava de mecânicos" com isso ele mudou o foco da jornalista e conseguiu seu objetivo que era não falar sobre o VETO que ele colocou no contrato com a Williams. No dia seguinte Prost negou que tenha dito isso, mas já era tarde, ela publicou o que ele dissera e fez o maior estrago na relação com o brasileiro. (Fonte: O Herói Revelado de Ernesto Rodrigues pg 426 e 427)


Em diversas entrevistas para diversos jornalistas na época, Prost negou que tenha vetado Senna. Onze anos após a morte de Senna, o francês confessou que vetou Senna na Williams. Ou seja, os depoimentos do Prost ficam nessas de idas e voltas entre verdades e mentiras à mídia, por isso o tetra campeão é bastante odiado França, como ele mesmo falou.

Na virada de 2023 para 2024, Prost deu entrevista ao Podcast "Beyond the Grid" e mudou a história pela 2a vez. Ele confirmou que havia uma cláusula no contrato com a Williams vetando Senna para a temporada de 1993, mas disse que não foi ele que propôs o veto. Segundo o francês, foi a própria equipe que inseriu a tal cláusula, algo totalmente sem nexo, haja vista que Frank Williams queria Senna na sua equipe, e os próprios Engenheiros da Renault gostavam de Senna, pois trabalharam com o brasileiro na Lotus em 85 e 86.

 

Parece que com o passar dos anos, o francês aumenta ainda mais o seu leque de distorções da realidade.

CURIOSIDADE SOBRE VETOS A PILOTOSVetar piloto não era especialidade só do Prost.

- Lauda vetou Peterson em 76,

- Piquet vetou Senna em 84,

- Senna vetou Warwick em 86,

- Mansell vetou Prost em 91,

- Prost vetou Senna e Mansell em 93, 

- Schumacher vetou Senna em 94, Villeneuve em 98 e Montoya em 2006,

- O pai de Hamilton vetou Rosberg em 2010,

Vettel vetou Hamilton na Ferrari.

Habilidade de manipular a imprensa

No GP Hungria 1988, Prost perdeu o duelo para Senna, ele disse que teve problema de rolamento, mas os técnicos da McLaren disseram que isso foi invenção da cabeça do francês. Essa foi uma das várias desculpas de Prost para explicar para a imprensa francesa a derrota para Senna nessa temporada. (Anuário FS 1988 pg 38)

No GP Portugal 1988, na largada Prost espreme Senna contra o muro. Na volta seguinte Senna faz o mesmo com ele, mas o francês passa o brasileiro e vence. No final da corrida, ele foi reclamar com a imprensa da atitude de Senna, quando na verdade o próprio Prost fez com o brasileiro na largada.

 

Depois do GP Japão 1989, na qual Balestre mandou desclassificar Senna, Prost continuou usando a imprensa para atacar Senna e disse que "Senna era um vírus maligno". (Jornal do Brasil 25/10/1989 pg 26) Quando na verdade Prost causou a batida com Senna.

Em 1990 Prost chegou na Ferrari com a condição de ser o 1o piloto, por isso os dirigentes da Ferrari tiveram que convencer Mansell a renunciar o posto de 1o piloto (Anuário FS 1989 pg 35) e isso deixou o Leão muito chateado. Em entrevistas atuais, Prost disse que nunca foi 1o piloto de equipe nenhuma na F1, o que não é verdade.

No GP Alemanha 1991, Prost tentou ultrapassar Senna, o brasileiro defendeu a posição por dentro, Prost errou e passou reto na chicane. Para a imprensa, ele disse que Senna o jogou para fora da pista, quando na verdade foi erro dele.

 

No final de 1992, Prost testou a Williams e disse que era o melhor carro que já havia pilotado (Anuário Francisco Santos 1992 pg 14). Como o desempenho do francês foi abaixo da performance do carro, Prost criou uma narrativa na mídia para dizer que a Williams 1993 não era tão boa assim (Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=IKezOJdvZWg), mesmo que o carro fosse cerca de 1s mais rápida em corridas que Benetton, McLaren e Ferrari.

Em 2023 Prost deu uma entrevista dizendo que testou a McLaren Peugeot 94 em Estoril, e constatou que o carro tinha chassi e eletrônica melhores que a Williams. (Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=0kWXz9BNf90 CANAL ENERTO). Na verdade, ele testou o carro de 94 sem eletrônica, então não dá para se concluir nada sobre isso. No fundo essa é mais uma narrativa do francês para supervalorizar a McLaren 93.

 

Já noutro vídeo, o francês disse que testou a McLaren Peugeot 94, mas ela não era competitiva, por isso ele não continuou na F1. (Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Mi9DYR_NgS0 CANAL ENERTO). As versões variam de acordo com ele quer valorizar ou com que ele quer desvalorizar... É dessa forma que se manipula a Imprensa e as pessoas.

Nada disso tira os méritos de Prost como um dos MAIORES DE TODOS OS TEMPOS, mas só reforça que muitos pilotos são egoístas e capazes de qualquer coisa para serem campeões. Prost, com sua voz calma e mansa, além de ter uma capacidade nata de manipular a imprensa, era mestre em chorar, distorcer e mentir e conseguia fazer as pessoas a acreditarem nele.

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