TUDO SOBRE FÓRMULA 1

RESENHAS DE TODAS AS TEMPORADAS
IDIOMA
VISITAS
O GÊNIO
O francês Alain Prost foi um dos maiores GÊNIOS da história da F1. Ele era rápido, consistente, grande acertador de carros (isso foi confirmado por John Barnard em diversas entrevistas, como do Jornal O Globo 25/04/1993 pg 54), sabia poupar pneus e equipamento, tinha uma tocada "limpa" e precisa, raramente se envolvia em acidentes. Seu estilo calculista era muito parecido com o do Emerson Fittipaldi, que foi outro grande piloto da F1 nos anos 70, e grande rival de Jackie Stewart.
De todos os campeões da história da F1, o francês era o piloto com maior capacidade de poupar equipamento e vencer corridas. Jo Ramirez, chefe dos mecânicos da McLaren chegava a dizer: "Após a corrida, você podia guardar o carro do Prost para a próxima etapa, pois sabia que estava em perfeitas condições mecânicas."
QUALIFICAÇÃO:
Nas disputas internas dentro das equipes nos qualifyings, Prost só perdeu para Senna, que é considerado por muitos o piloto mais rápido em volta lançada da F1, mostrando que o francês merece estar na lista dos mais rápidos da história da F1.
Largadas na frente na mesma equipe:
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7 x 2 Watson em 80,
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18 x 13 Arnoux em 81 e 82,
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13 x 2 Cheever em 83,
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28 x 2 Lauda em 84 e 85,
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12 x 4 Rosberg em 86,
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16 x 0 Johansson em 87,
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4 x 28 Senna em 88 e 89, o brasileiro foi o único piloto de derrotou Prost nos treinos.
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8 x 8 Mansell em 90,
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13 x 3 Alesi em 91,
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14 x 2 Hill em 93.
PONTUAÇÃO:
Na pontuação no geral das temporadas, Prost derrotou TODOS seus companheiros de equipe com grande margem, com exceção de Senna que foi por pequena margem. Dos pilotos multi-campeões da F1 somente Fangio e Prost conseguiram tal feito, só isso credencia o francês como um dos melhores da história.
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Prost 6 x 3 Watson em 80 (nas corridas que correram juntos),
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Prost 77 x 29 Arnoux em 81 e 82,
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Prost 57 x 22 Cheever em 83,
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Prost 144,5 x 86 Lauda em 84 e 85,
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Prost 72 x 22 Rosberg em 86,
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Prost 46 x 30 Johansson em 87,
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Prost 163 x 150 Senna em 88 e 89, apesar das 4 quebras, Senna foi o companheiro que deu mais trabalho ao francês.
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Prost 71 x 37 Mansell em 90,
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Prost 34 x 21 Alesi em 91,
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Prost 99 x 69 Hill em 93.
Senna foi o único companheiro que o derrotou o francês nas largadas, chegadas na frente, poles e vitórias, mas perdeu nos pontos. Prost não conseguia ser tão rápido quanto Senna, mas compensava isso sendo mais regular que o brasileiro, que teve quatro quebras e duas desclassificações, enquanto Prost teve apenas duas quebras.
PRECISÃO NA PILOTAGEM:
No começo da carreira ele cometia erros, mas a partir de 1983 melhorou e dos campeões da F1 dos anos 70, 80 e 90, o francês é um dos que tem menor percentual de abandonos por erros, só ficando abaixo de Fittipaldi e Stewart. Lembrando que os carros da primeira metade dos anos 80 são considerados os mais difíceis de se pilotar, por causa da elevada potência e da pouca ajuda eletrônica:
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Fittipaldi 1,4%
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Stewart 2,0%
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Prost 5,5%
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Keke Rosberg 6,1%
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Lauda e Rindt 6,4%
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Senna e Hakkinen 7,4%
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Andretti 7,6%
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Alan Jones 7,7%
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Schumacher 7,8%
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Jacques Villeneuve 8,6%
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Piquet 8,8%
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Scheckter 9,7%
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Hunt 10,7%
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Mansell 12,8%
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Damon Hill 14,7%
Algumas pessoas dizem que ele era "ruim na chuva", mas isso não é 100% verdade. Ele era super conservador, por isso mesclava corridas fracas na chuva (Bélgica 85, Inglaterra/88, Europa/93) com boas corridas (Alemanha/88, Bélgica/89, Espanha/91, San Marino/93 e Japão/93). É uma ERRO ENORME comparar ele com Senna, para dizer que ele era ruim nessas condições meteorológicas, pois Senna era excepcional com a pista úmida.
O FRANCÊS DERROTOU 3 CAMPEÕES DO MUNDO NAS SUAS EQUIPES:
Prost foi o único piloto de toda a história da F1, que derrotou 3 campeões do mundo dentro da sua equipe (Lauda em 85, Rosberg em 86 e Senna em 89) e ainda derrotou dois pilotos que seriam campeões do mundo no futuro (Mansell em 90 e Hill em 93).
Devemos salientar que em 1988 e 1989 Senna teve quatro quebras (EUA 89, Can 89, Fra 89 e Ita 89) e duas desclassificações (Bra 88 e Jap 89) contra apenas duas quebras (Ita 88 e Can 89) do Prost, e isso fez o francês pontuar mais que o brasileiro. Mas nada disso tira os méritos do francês pela sua imensa regularidade e capacidade em poupar equipamento nas corridas.
Senna x Prost 1988 e 1989:
Largadas: 28 x 4
Chegadas: 19 x 13
Vitórias: 14 x 11
Quebras: 4 x 2
Desclassificações 2 x 0
Pontos: 150 x 163
O mais impressionante foi a forma que o Prost derrotou de forma incontestável Niki Lauda (84/85) e Keke Rosberg (86), dois pilotos com talento acima da média, mostrando que o francês merece estar no TOP 5 dos melhores da história. Fora isso, o francês ganhou o título de 1986 com uma McLaren nitidamente inferior a Williams.
Quando teve carro em condições de disputar título, Prost ou foi campeão, ou foi vice campeão:
1983-vice
1984-vice
1985-campeão
1986-campeão
1988-vice
1989-campeão
1990-vice
1993-campeão
MANIPULAÇÕES, INTRIGAS E ATITUDES ANTI ÉTICAS
Infelizmente, fora das pistas, o francês jogava sujo, fazia intriga dentro das equipes dizendo que ele era prejudicado por elas, sabia manipular a mídia sempre se fazendo de vítima e escondendo seu lado maquiavélico, além de se aproveitar da influência do seu amigo Jean Marie Balestre, presidente da FISA, nas decisões da F1.
MANIPULAÇÕES
Seus depoimentos sobre os fatos da época são muito divergentes dos depoimentos dos seus contemporâneos na F1 e algumas vezes divergem do que ele mesmo tinha falado no passado. Até os repórteres que o entrevistam têm que corrigir essas distorções da realidade e tentativas de manipulações dos fatos, durante as entrevistas.
Entrada de Senna na McLaren em 1988 (versão Prost x versão real)
Em diversas entrevistas, inclusive no Podcast do Nico Rosberg, Prost disse que foi ele que recomendou Senna à McLaren para o bem da equipe. Mas essa história não fecha com os depoimentos da época. Durante o Podcast, Rosberg foi sarcástico com o francês e perguntou a ele se aquilo era uma ação de caridade. (FONTE: CANAL ENERTO: https://www.youtube.com/watch?v=ICr8rWe__mU)
É verdade que Prost participou da escolha do piloto, mas os Engenheiros da Honda disseram que Prost não queria Senna na McLaren (veja abaixo). Fora isso, Ron Dennis já tinha um desejo de contratar Senna e fez um contrato com o brasileiro desde 1986 para entrar na equipe em 1988 (isso é confirmado numa reportagem do Jornal O Globo de 25/07/1986 pg 30).
Yoshitoshi Sakurai da Honda participou das negociações com a McLaren, negou Prost e ainda disse: "Nós queríamos formar uma estrutura com Senna e Prost na McLaren. Alain queria um piloto mais fraco, Prost queria Senna na Williams."
Nobuhiko Kawamoto da Honda trabalhou na McLaren e conheceu bem o francês, também o desmentiu: "Prost só pensa nele, ele não liga para ninguém, principalmente quando se trata de outro piloto." (Fonte: Ayrton o Herói Revelado de Ernesto Rodrigues pg 165 e 166)
Manipulação do resultado no GP Japão 1989
No GP Japão 1989, Prost na tentativa de defender a liderança jogou o carro em Senna, provocando a batida entre ambos. Existem dois vídeos do acidente entre Senna e Prost, em câmera lenta, mostrando claramente que Prost deliberadamente jogou o carro no brasileiro (veja abaixo), mas em todas as entrevistas ele nega que tenha jogado o carro no brasileiro.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jVh4oKqxtJo - Rare angle of Senna and Prost collide in Suzuka GP Japan 1989 Formula 1 e https://www.youtube.com/watch?v=jKe_-Y5v33s _ Senna vs Prost 3D Reconstruction- F1 Japan 1989.
Além de negar que tenha provocado a batida com Senna, Prost nega que após sair do carro tenha ido conversar com o Balestre. Todos que estavam em Suzuka naquele dia viram o francês foi diretamente para a sala dos comissários falar com o Presidente da FISA, e lá Balestre usurpou a autoridade do Diretor de Provas e mandou desclassificar o brasileiro.
Em entrevista, Ron Dennis confirmou que depois da batida, Alain Prost pressionou Jean Marie Balestre para que Senna fosse desclassificado. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=nfE8uoolrr0.

Sabe-se lá o que Prost falou para convencer Balestre... mas o Presidente da FISA acreditou no seu compatriota e mandou desclassificar Senna por "Cortar a Chicane e Direção Perigosa", como se o brasileiro tivesse sido o causador do acidente. (Fonte: Jornal O Globo 29/04/2014 pg 31)
Além de beneficiar o verdadeiro causador da batida (Prost), Balestre estrategicamente utilizou o item que diz que o piloto tem que percorrer 100% do percurso da corrida, mas ignorou parte do Artigo 56 (veja abaixo). Além disso vários pilotos no passado recente da F1, inclusive o próprio Prost no GP San Marino 89, tinham cortado a chicane e não foram desclassificados. Foram fez pilotos: Pironi, Villeneuve, Jones, Piquet, Tambay, Rosberg, Berger, Nannini, Mansell e Prost.
"Se um carro parar deve ser removido da pista o mais rapidamente possível, de modo que sua presença não constitua perigo, ou prejudique a corrida ou treino. Se o piloto não puder tirar seu carro de uma perigosa por seus próprios meios, é dever dos fiscais de pista ajudá-lo. Neste caso o piloto religa o motor e volta a corrida, sem cometer uma infração, NÃO SERÁ EXCLUÍDO." (Artigo 56 do Regulamento da FISA, Fonte Anuário F1 1989 pg 135)
Anos depois da morte de Senna, até o Balestre, que era uma pessoa super arrogante e prepotente, confessou:
"Dei uma ajudinha a Prost nesse dia." (Jean Marie Balestre em 05/11/1996)

A Folha de São Paulo 06/11/1996 pg 36
Em entrevista recente sobre o episódio do GP Japão 1989, Prost alegou que após a batida, foi ao boxe da McLaren e discutiu com Ron Dennis. O entrevistador percebeu que não era verdade e corrigiu o francês dizendo que ele foi diretamente para a Torre de controle de Suzuka. Prost tentou consertar a mentira, dizendo que Ron Dennis estava lá. Isso também não é verdade, pois Ron Dennis permaneceu na cabine dos boxes da McLaren até o final da corrida. (Veja a entrevista abaixo)
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=jL9DCre6ezM (CANAL ENERTO)
Pela postura facial de Prost ficou claro que foi pego na mentira, e ele tenta consertar a mentira com outra mentira... Mas dessa vez a manipulação da Imprensa não deu certo.
Manipulação do veto a Senna na Williams para 1993
Frank Williams é a pessoa mais referendada para falar sobre o assunto, ele deu entrevistas dizendo que Prost vetou Senna no contrato com a Williams para 1993 e em setembro de 1993, ele se reuniu com Prost e a Renault para retirar o veto a Senna. (Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=1xyU-Uw9_3w&t=466s - CANAL ENERTO)
Em 1992, Prost deu uma entrevista à jornalista francesa Francesca Bronner. Um dos assuntos da pauta da repórter seria o VETO a Senna na Williams. Prost estrategicamente manipulou a entrevista, começando dizendo que "Senna gostava de mecânicos" com isso ele mudou o foco da jornalista e conseguiu seu objetivo que era não falar sobre o VETO. No dia seguinte Prost negou que tenha dito isso, mas já era tarde, ela publicou o que ele dissera e fez o maior estrago na relação com o brasileiro. Era tudo que ele queria. (Fonte: O Herói Revelado de Ernesto Rodrigues pg 426 e 427)
Em 2005, Prost confessou que vetou o brasileiro, depois na virada de 2023 para 2024, Prost deu entrevista ao Podcast "Beyond the Grid" e mudou a história pela 2a vez. Ele confirmou que havia uma cláusula no contrato com a Williams vetando Senna para a temporada de 1993, mas disse que não foi ele que propôs o veto, foi a própria equipe que inseriu a tal cláusula, algo totalmente sem nexo.
Os depoimentos do Prost ficam nessas de idas e vindas entre verdades e mentiras. Parece que com o passar dos anos, o francês aumenta ainda mais o seu leque de distorções da realidade.
CURIOSIDADE SOBRE VETOS A PILOTOS: Vetar piloto não era especialidade só do Prost.
- Lauda vetou Peterson em 76,
- Piquet vetou Senna em 84,
- Senna vetou Warwick em 86,
- Mansell vetou Prost em 91,
- Prost vetou Senna e Mansell em 93 (informação dada por Senna após o GP Portugal 92),
- Schumacher vetou Senna em 94, Villeneuve em 98 e Montoya em 2006,
- O pai de Hamilton vetou Rosberg em 2010,
- Vettel vetou Hamilton na Ferrari.
AS INTRIGAS
Nenhum piloto da história da F1 gerou tantas intrigas e conspirações dentro das suas equipes, isso é fato. O premiado jornalista português e especialista em F1, Francisco Santos, corrobora com essa opinião:
"No entanto, todas estas virtudes são penalizadas por feitio incrivelmente mau, segundo pessoas que o conhecem bem. Na realidade, por onde passou deixou sempre um rastro de problemas de relacionamento: Renault, McLaren e Ferrari". (Anuário F1 Francisco Santos 1992 pg 54 e 55 sobre Alain Prost)
Os pilotos que foram contemporâneos do francês na F1, compartilham da mesma opinião.
"Prost era um baita piloto, mas era mau carater." (Nelson Piquet)
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=2oNTw_5aiwI&t=2789s (Entrevista Piquet 03/11/2021)
"Alain era o Professor de Manipulação e Politicagem na F1." (Nigel Mansell)
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Gmo4AgyE7WI and https://www.youtube.com/watch?v=EUAioa4zOzA
"Eu aceito ter um piloto de ponta como companheiro, mas Alain não aceita ter um piloto de ponta como companheiro de equipe." (René Arnoux)
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=S8phkYibFO4 (Versão do Arnoux- CANAL ENERTO)
Intriga dentro da Renault (Briga Prost x Arnoux em 1982)
No GP França 1982, Arnoux fez a pole, liderou e ganhou a corrida. Prost que estava disputando o título da temporada, solicitou que a equipe sinalizasse a seu companheiro para que ele lhe cedesse a vitória, mas Arnoux não a cedeu.
Após a corrida Prost armou a intriga, falou para imprensa que Arnoux descumpriu a ordem do Chefe da Renault, insinuou que a equipe beneficiava e gostava mais do Arnoux do que dele, e que a equipe liberou mais potência para seu companheiro de equipe do que para ele, como se ele fosse renegado pela equipe. Prost utilizou essa mesma intriga contra Senna na McLaren 7 anos depois e sempre usando a imprensa como arma...
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Hhosmfyy9cA&list=LL&index=6&t=1s (Versão do Prost- CANAL ENERTO)
A versão do Arnoux é bem diferente da do Prost, ele disse que o chefe da Renault, Gérard Larrousse, não deu nenhuma ordem, foi o Prost que pediu para ele lhe ceder a posição e simplesmente ele não aceitou a troca de posições. E ainda criticou seu ex-companheiro de equipe dizendo que Prost não aceita ter um piloto de ponta como companheiro de equipe.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=S8phkYibFO4 (Versão do Arnoux- CANAL ENERTO)
Prost fez uma manobra política dentro da equipe e conseguiu a demissão de René Arnoux no final do ano.
Intriga dentro da McLaren (Teoria da Conspiração de 1989)
Prost começou o ano alegando que lhe davam motor menos potente: “Nessas duas corridas, consumi menos comburente do que ele (Senna). Como pode isso ser explicado senão por uma potência inferior?” (Anuário FS 1989 pg 38) Mas a explicação é que Senna tinha a técnica de bombear o acelerador, e por isso gastava mais gasolina. Claro que Prost sabia disso, mas no fundo queria armar intriga dentro da equipe.
Depois o francês falou que os motores Honda vinham escrito "especiais para Senna", mas se a Honda quisesse privilegiar Senna jamais escreveria na caixa qualquer menção desse tipo. Takeo Kiuchi, engenheiro de motores da Honda, rebateu o francês dizendo que a diferença de potência entre os motores nunca passou de 5 HP. (Anuário FS 1989 pg 27 e 119)
Todos dentro da McLaren sabiam que os motores eram sorteados na moedinha na frente dos seus respectivos engenheiros (Steve Nichols e Neil Oatley). Ron Dennis confirmou que a ordem partiu deles que os motores eram sorteados. (Fontes: Livro O Herói Revelado de Ernesto Rodrigues pg 261 e Jornal O Globo 29/04/2014 pg 31) Steve Nichols também confirmou em entrevista que o equipamento deles era exatamente igual, que não havia beneficiamento a nenhum piloto. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=jNhNmDwr7j4&t=21s (minuto 10)
A Honda ainda tentou melhorar o desempenho do Prost, o francês tinha uma aceleração mais suave no acelerador do que Senna, então a partir do GP Canadá de 1989 a Honda deu ao francês um chip de motor com mistura mais rica para melhorar as retomadas de velocidade nas saídas de curva (Fonte: Anuário FS 1989 pg 14 e 27) e assim mesmo Prost continuou dizendo que a montadora japonesa fornecia motores melhores a Senna.
Nos treinos do GP Itália 1989, Prost foi muito mal e tomou quase 2 segundos de Senna. A McLaren passou o acerto de Senna para o carro de Prost. (Fonte: Anuário Francisco Santos 1989 pg 119) Resultado: Senna quebrou e Prost ganhou a corrida e continuou insinuando que a Honda beneficiava Senna.
Corroborando com o que foi citado acima, antes do GP Inglaterra 89, a equipe McLaren tinha um tanque de óleo novo e outro recondicionado, eles sortearam quem ficaria com o recondicionado, e Prost ficou com o novo e Senna ficou com o velho. (Fonte: Herói Revelado de Ernesto Rodrigues pg 286) Essa é a prova do tratamento igualitário dentro da McLaren.
O Engenheiro de motores Takeo Kuichi não concordou sobre o favorecimento a Senna: "A verdade é que Alain percebeu quem era Ayrton e começou a reclamar.” (Takeo Kuichi)
Jo Ramirez também negou o favorecimento: "Não havia favorecimento a ninguém... Os carros eram absolutamente idênticos. Se Prost estivesse no dia dele, com carro acertado ao seu estilo, ele era imbatível. Já Senna podia improvisar, se ele não tinha um carro do seu estilo de pilotar, ele dizia não mexam e ia para a pista dava várias voltas até se moldar ao carro.” (Jo Ramirez)
Nelson Piquet, não era piloto da McLaren, mas trabalhou 3 anos com os motores Honda (1986 a 1988) e conhecia bem os japoneses. Ele também não concordou com as teorias da conspiração criadas pelo Prost. O brasileiro falou: "Fiquei satisfeito por Prost ter finalmente ter deixado de se lamentar dos motores e em ter se empenhado em conquistar seu terceiro título." (Nelson Piquet)
Steve Nichols era engenheiro da McLaren e explicou, do ponto de vista técnico, que o McLaren 89 era mais nervoso que o McLaren 88 e o brasileiro se adaptou melhor a esse comportamento. (Fonte: Entrevista ao Jornal O Globo de 04/06/1989 pg 55 (veja abaixo) e confirmado no Anuário de F1 1989 pg 26).
Na verdade era uma questão de adaptação a pilotagem e não um "favorecimento da Honda a Senna" como alegava Prost.

Intriga dentro da Ferrari 1 (Briga Prost x Mansell em 1990)
Em 1990, a relação entre Prost e Mansell ficou estremecida, mas isso foi abafado na época. Na verdade, quando Prost assinou contrato com a Ferrari e exigiu tratamento de primeiro piloto (Prost nega até hoje), então os dirigentes da equipe italiana tiveram que pedir ao Mansell renunciar seu posto de primeiro piloto (Fonte: Anuário FS 1989 pg 35), e isso já deixou o Mansell muito chateado com o Prost.
No vídeo oficial da FISA da temporada de 1990, na parte do GP Brasil, Nigel Mansell faz um desabafo público, dizendo que Prost quer saber o que ele vai fazer, mas o francês não lhe passa informações. Ficou claro que o Leão estava indignado com o francês, tanto que ele anunciou sua saída da Ferrari no meio do ano, surpreendentemente fez as pazes com Senna e se vingou do Prost na largada do GP Portugal 90, empurrando-o contra o muro e deixando Senna passar por eles.
Prost sabia manipular tanto a imprensa, que a mídia da época acreditou que era Nigel Mansell que gerou a crise interna dentro da Ferrari, quando na verdade foi mais um "jogo político" do Prost, para fazer Nigel Mansell sair da equipe, assim como ele fez com Arnoux em 1982 e tentou fazer com Senna em 1989.
Para o ano seguinte, o Leão assinou contrato com a Williams e VETOU o Prost. Talvez o inglês tenha descoberto a "verdadeira face" de Alain Prost e entendeu tudo que o francês fez com Senna em 1989. No final de 1992, Mansell ainda sentia rancor do relacionamento com Prost nos anos de Ferrari e deu entrevista a Roberto Cabrini dizendo que preferiria que vaga na Williams fosse de Senna, e não de Prost. (Fonte: Depoimento de Roberto Cabrini durante o GP Japão 92)
Intriga dentro da Ferrari 2 (Briga Prost x Cesare Fiorio em 1991)
Na volta de aquecimento do GP San Marino 1991, Prost rodou na chuva, abandonou e disse que fora problema de câmbio. O Chefe da Equipe Ferrari, Cesare Fiorio, desmentiu o francês, e os ânimos entre ambos começaram a ficar acirrados (Anuário FS 1991 pg 49), causando a demissão do italiano logo em seguida.
Como Cesare Fiorio não tinha nada a ganhar mentindo sobre a declaração de Prost e vendo que Fiorio foi demitido por causa desse conflito, exatamente como aconteceu com Arnoux em 1982, há grandes chances que o Prost tenha pressionado a Direção da Ferrari para demitir o chefe da equipe, haja vista que a relação entre os dois estava estremecida.
No final do ano, Prost acabou sendo demitido ao comparar sua Ferrari a um Caminhão. Como ele tinha sido sondado pela pelos dirigentes da Renault para correr na Williams nos anos seguintes, é possível que ele tenha forçado a demissão, para rescindir o contrato com a Ferrari.
Segue um vídeo que explica a intriga que Prost criou dentro da Ferrari: https://www.youtube.com/watch?v=pz2GjgHeJwY (9 things that led to Alain Prost being fired by Ferrari)
OUTRAS ATITUDES ANTI ÉTICAS
Esposa do Jacques Laffite (1980)
Prost era amigo de Jacques Laffite, mas em determinado momento eles brigaram e ele se casou com a mulher do seu compatriota. Nelson Piquet disse que Prost ia na casa do Laffite para acabar com o casamento dele e ficar com sua mulher, e completou dizendo que o francês também já deu encima das mulheres do Gerard Larrousse e do Didier Pironi.
Piquet às vezes exagera nas histórias que ele conta, e não temos como confirmar se a situação foi verdadeira, mas se for verdade, esse fato lamentável demonstra o caráter do francês.
Prost "passa a perna" em Senna e leva Steve Nichols para a Ferrari em 1990
Prost assinou contrato com a Ferrari para 1990 e o projetista chefe John Barnard já estava na equipe italiana. Mas o francês queria o engenheiro da McLaren de Senna (Steve Nichols) para ser o engenheiro do seu carro, então a Ferrari ofereceu a Nichols um salário maior do que ele recebia na McLaren e o contratou para a equipe.
Em termos profissionais não há nada de errado nisso, pois todos têm o direito de ir para uma equipe que lhe pague mais, mas ao invés de convidar seu engenheiro da McLaren (Neil Oatley), o francês quis justamente o engenheiro do seu grande rival na F1, aproveitando ainda que Senna estava com sua super licença suspensa pelo Balestre, sem poder guiar o carro.
Em 1989, Prost justificava o desempenho de Senna dizendo que a Honda favorecia o brasileiro, mas na hora de indicar para a Ferrari um Engenheiro para seu carro, ele quis justamente o Engenheiro de Senna na McLaren.
Estranho, não? Por essas e outras, nós não podemos acreditar em tudo que o francês fala.
HISTÓRICO DE DISTORÇÕES
Em 1982, Prost utilizou a imprensa para pressionar a Renault para demitir René Arnoux da equipe e ficar como 1o piloto absoluto da equipe. A coisa ficou tão feia que no começo de 1983, os funcionários da fábrica que estavam sabendo das intrigas criadas por ele, foram até sua casa e queimaram seu carro e ele teve que se mudar com a família para a Suíça.
No GP Itália 1986, Prost trocou de carro depois do "sinal verde" e foi desclassificado por isso. Depois o francês mentiu para a imprensa dizendo que tinha trocado antes e depois acabou sendo multado pela FISA.
No GP Inglaterra 1988, Prost quis abandonar pois estava mal na corrida, mas disse que tinha problema no carro. O pessoal da McLaren negou que havia problema no carro.
No GP Hungria 1988, Prost perdeu o duelo para Senna, ele disse que teve problema de rolamento, mas os técnicos da McLaren disseram que isso foi invenção da cabeça do francês. (Anuário FS 1988 pg 38)
No GP Portugal 1988, na largada Prost espreme Senna contra o muro. Na volta seguinte, Senna também espreme Prost, o francês passa o brasileiro e vence a corrida. Depois da corrida, ele foi reclamar com a imprensa da atitude de Senna, quando na verdade o próprio Prost fez a mesma manobra com o brasileiro na largada.
Depois do GP Japão 1989, na qual Balestre mandou desclassificar Senna, Prost continuou usando a imprensa para atacar Senna e disse que "Senna era um vírus maligno". (Jornal do Brasil 25/10/1989 pg 26) Quando na verdade Prost causou a batida com Senna.
Em 1990 Prost chegou na Ferrari com a condição de ser o 1o piloto, por isso os dirigentes da Ferrari tiveram que convencer Mansell a renunciar o posto de 1o piloto (Anuário FS 1989 pg 35). Em entrevistas recentes, Prost disse que nunca foi 1o piloto de equipe nenhuma na F1, o que não é 100% verdade...
No GP Alemanha 1991, Prost tentou ultrapassar Senna, o brasileiro defendeu a posição por dentro, Prost errou e passou reto na chicane. Para a imprensa, ele disse que Senna o jogou para fora da pista.
No final de 1992, Prost testou a Williams e disse que era o melhor carro que já havia pilotado (Anuário Francisco Santos 1992 pg 14). Como o desempenho do francês foi abaixo da performance do carro, Prost criou uma narrativa na mídia para dizer que a Williams 1993 não era tão boa assim (Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=IKezOJdvZWg), mesmo que o carro fosse cerca de 1s mais rápida em corridas que Benetton, McLaren e Ferrari.
Prost deu uma entrevista dizendo que fez um teste com a McLaren Peugeot 94 em Estoril, mas notou que o carro não era competitivo. (Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Mi9DYR_NgS0 CANAL ENERTO). Em 2023 noutra entrevista sobre o mesmo teste com a McLaren Peugeot 94, Prost disse que a McLaren em 94 tinha chassi e eletrônica melhores que a Williams 93, praticamente dizendo que o carro era bom. (Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=0kWXz9BNf90 CANAL ENERTO depois de 3 min e 45 seg) Esse é um dos motivos pelo o qual não dá para confiar no que o francês fala.
As narrativas do francês mudam de acordo com o que ele quer valorizar ou desvalorizar. Por essas distorções, manipulações e intrigas criadas por ele, Prost é odiado por vários fãs de automobilismo na França, como ele mesmo chegou a confessar.
CONCLUSÃO
Nada disso tira os méritos de Prost como um dos MAIORES DE TODOS OS TEMPOS, mas só reforça que muitos pilotos são egoístas e capazes de qualquer coisa para serem campeões. Prost, com sua voz calma e mansa, tem uma capacidade nata de usar a imprensa e a mídia, sem que as pessoas percebam que estão sendo manipuladas.
Em todos os anos que correu na F1, Prost sempre desagregou suas equipes, se elas não trabalhassem conforme ele queria ou se tivesse um companheiro de equipe andando na sua frente, sempre utilizando a mídia para distorcer os fatos. Não é por acaso, Prost é odiado por várias pessoas, inclusive pelos fãs de F1 dentro da própria França.