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CLARK E SENNA: SEMELHANÇAS

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SUPER GÊNIOS

Jim Clark e Ayrton Senna foram gênios em suas respectivas épocas. Eles dois foram ao lado de Fangio os pilotos com as atuações mais assombrosas da história da F1, vencendo corridas com carro inferior e, às vezes, até com carro danificado.

 

Ambos nasceram no mesmo mês, Clark nasceu dia 4 de março de 1936 e Senna nasceu em 21 de março de 1960.

Eles não tiveram moleza, pois correram contra pilotos considerados acima da média como Graham Hill, Jack Brabham, John Surtees, Denny Hulme, Jackie Stewart e Dan Gurney (adversários de Clark), e Niki Lauda, Nelson Piquet, Alain Prost, Nigel Mansell, Keke Rosberg e Michael Schumacher (adversários de Senna).

Nos QUALIFYINGS ambos eram absurdamente rápidos. No percentual de sucesso frente aos seus companheiros de equipe em treinos, Senna tem 89% contra 83% de Clark, e nas poles por corrida disputada, Senna tem 40% contra 46% de Clark, percentuais bem parecidos. 

 

Em CORRIDAS, Clark só foi batido em condições normais 3 vezes (uma vez pelo John Surtees e duas vezes pelo Innes Ireland) enquanto Senna foi batido apenas 5 vezes (todas pelo Alain Prost).

Especialistas que viram os dois correr (Peter Warr, Jo Ramirez, Christopher Hilton, Alex Hawkridge, Gerard Crombac, Francisco Santos, etc) veem muitas similaridades no talento deles dois. Ambos pilotavam com alto padrão de genialidadecapazes de andar rápido em quaisquer circunstâncias (treinos, corrida, seco, chuva, pista de rua ou pista rápida) e tanto Senna quanto Clark fizeram muito mais poles do que vitórias (Senna 65 x 41, Clark 33 x 25), outra coincidência entre eles.

 

Mas as semelhanças não param por aí, elas vão até nos fatos acontecidos na carreira de cada um deles.

PRIMEIROS PONTOS, PÓDIO E VITÓRIA NA F1

Jim Clark e Ayrton Senna marcaram seus primeiros pontos na F1 em suas 2as corridas na F1 (GP Bélgica 1960 e GP África do Sul 1984). Eles também marcaram pontos nas suas respectivas 3as corridas (GP França 1960 e GP Bélgica 1984) e seus primeiros pódios nas suas respectivas 5as corridas (GP Portugal 1960 e GP Mônaco 1984).

Senna venceu na sua 16a corrida e Clark na sua 17a corrida na F1, ambos pela lendária equipe Lotus.

GENIALIDADE

 

Antes de chegar à F1, Jim Clark teve 23 vitórias em 53 corridas de carros esporte em 1959 (Lister, Jaguar e Lótus Elite), foi Campeão F3 Inglesa (Junior) 1960 e já na F1 foi Campeão BTCC-Campeonato Inglês de Turismo com Lótus Cortina 1964. Em 1965 Jim Clark foi melhor ainda, ganhou tudo que disputou: Campeonato de F1, Indy 500, 200 milhas de Riverside, Corrida dos Campeões, Copa da Tasmânia e F2 Francesa.

Antes de chegar à F1Senna ganhou os títulos da F Ford 1600 em 1981, F Ford 2000 em 1982 e F3 Inglesa em 1983, conquistando 47 vitórias em 68 corridas em 3 anos. No primeiro contato na F1 bateu os tempos dos pilotos oficiais das equipes (com exceção de Piquet no teste da Brabham), na primeira vez que correu em Mônaco debaixo de chuva quase ganhou a corrida, na primeira vez que correu num carro de Turismo com Mercedes 190E, derrotou todos os medalhões da F1 e no 1o teste na F Cart em Dezembro de 1992, andou mais rápido que o piloto titular (Emerson Fittipaldi). 

Isso mostra a genialidade desses dois grandes pilotos.

PRIMEIRA VOLTA AVASSALADORA

 

No GP Alemanha 1962 Jim Clark passou 17 pilotos na 1a volta, feito considerado impressionante até hoje, haja vista que Nurburgring era uma "pista de estrada", difícil de se passar por causa da sucessão de curvas e retas curtas.

 

No GP Europa 1993, Senna passou 5 carros na 1a volta na chuva, feito considerado impressionante, pois todos carros eram tão rápidos ou mais que a McLaren (Benetton, Sauber e Williams), sendo que a Williams era 2s mais rápida no seco que qualquer carro da pista. Ou seja, o brasileiro teve que tirar 2s de diferença para a Williams em apenas uma volta, algo absolutamente impressionante. 

Muitos comparam as duas atuações deles e consideram as maiores atuações de um piloto numa 1a volta da F1.

GANHAR COM CARRO DANIFICADO

No GP França 1963, Jim Clark ganhou os com motor limitado em 9.500 RPM. No GP Bélgica 1964 Clark parou no boxe 1 minuto para colocar água no radiador que estava fervendo e ainda venceu a corrida. No GP EUA 1967 o escocês ganhou com a suspensão traseira quebrada.

No GP Inglaterra 1965 Jim Clark ganhou a corrida sem pressão de óleo (Fonte Livro a História de Jim Clark pg 114) numa situação similar a Senna, que ganhou o GP San Marino 1991 com a luz do óleo indicando falta de pressão.

Senna ainda ganhou o GP Brasil 1991 só com a 6a marcha nas últimas voltas, numa pista travada onde usar as marchas mais baixas é fundamental para não deixar o motor morrer. Na GP Bélgica 1991 ganhou de novo com câmbio quebrado e no GP Itália 1992 ganhou com câmbio e escapamento quebrados.

Situações assombrosas, que mostram o talento desses dois gênios das pistas.

DISPUTA DE TÍTULO COM CARRO INFERIOR

Outra característica entre ambos é que eles disputaram títulos com carro inferior.

Clark disputou o título até a última corrida do ano contra Graham Hill em 1962 e 1964, e contra John Surtees em 1964. Nesses anos a Lotus não tinha o melhor carro por causa dos problemas de confiabilidade e abandonava muitas corridas, e por azar de Jim Clark, ele quebrou nas últimas voltas das últimas corridas dessas temporadas (África do Sul 1962 e México 1964) quando liderava e estava com os títulos nas mãos.

 

Senna liderou os campeonatos de 1986, 1987 e 1993, disputando o título até a a parte final do campeonato, mesmo que tenha chegado na última corrida do ano sem chances de ser campeão. Senna estava a bordo da Lotus em 1986 e 1987 e da McLaren em 1993, que eram a 3a força das suas respectivas temporadas. O melhor carro desses 3 anos era a Williams 86/87/93, mas ainda assim, Senna conseguiu vencer 9 corridas, feito realmente impressionante, face o nível altíssimo dos pilotos da época.

PERDA DE TÍTULO POR CAUSA DAS QUEBRAS

Jim Clark perdeu 2 títulos por causa das quebras em 1962 e 1964 (como citado acima): no GP África do Sul 1962, Clark ficou sem óleo no motor a 21 voltas do final e no GP México 1964 seu motor ficou sem óleo na última volta da última corrida do ano, em ambos os casos ele já estava próximo de ser campeão.

 

Senna perdeu o título de 1989, por causa das quebras, sendo que a equipe McLaren o inocentou das 4 quebras que ele teve durante o ano, fazendo-o perder mais de 30 pontos: Canadá 1989: água na tomada de ar do motor, EUA 1989: problema elétrico, França 1989: câmbio, Itália 1989: vazamento de óleo motor.

MORTES NO AUGE, COM COMPANHEIRO HILL, POR FALHAS MECÂNICAS E FRATURA NO CRÂNIO

Jim Clark e Ayrton Senna estavam no auge quando morreram e tinham companheiros de equipe com o mesmo sobrenome (Graham Hill e Damon Hill). Eles iriam ganhar mais corridas, mais títulos na F1 e seriam mais facilmente reconhecidos como SUPER GÊNIOS com números absolutos de poles, vitórias e pontos muito maiores.

Clark morreu numa corrida de F2 em Hockenheim 1968, numa batida contra uma das árvores numa das curvas, onde Graham Hill disse que foi por falha no Sistema de Direção do carro. (Veja Reprodução abaixo do Jornal O Globo 08/04/1968)

Ayrton Senna morreu em San Marino 1994, por mais que a Williams negue, tudo indica que foi falha mecânica, causada pelo rompimento da coluna de direção (VEJA ABA SOBRE A MORTE DE SENNA EM 1994). 

Ambos morreram devido a fraturas no crânio.

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                                                           Reprodução Jornal O Globo 08/04/1968

 

ÉPOCA DE "VACAS MAGRAS" APÓS SUAS MORTES

Outra coincidência bastante peculiar: após as mortes de Jim Clark e Ayrton Senna a F1 passou por épocas com poucos pilotos realmente talentosos, ou seja, veio um período de "vacas magras".

Em 1968, Graham Hill e Jack Brabham ainda corriam bem, mas não estavam em seus melhores dias e Dan Gurney estava dirigindo carros pouco competitivos. Jackie Stewart foi "o melhor do resto" e dominou implacavelmente os pilotos novatos que surgiram naquela época (Jochen Rindt e Jack Ickx), ganhando os campeonatos de 1969 e 1971 com extrema facilidade. Somente em 1970 com o surgimento de Emerson Fittipaldi e Ronnie Peterson, a geração de pilotos da F1 se fortaleceria novamente, e esses dois pilotos seriam adversários de Jackie Stewart nos anos seguintes.

Em 1994 após a morte de Senna, a F1 passou por uma transição traumática, pois quase não havia TOP DRIVERS. A situação estava tão ruim que Frank Williams cogitou chamar de volta da aposentadoria Patrese, Piquet e Prost para dirigir a Williams, pois os únicos verdadeiros TOP DRIVERS da época, Michael Schumacher e Mika Hakkinen estavam contratados por outras equipes. Alguém pode dizer que Damon Hill, David Coulthard, Johnny Herbert, Jacques Villeneuve, Jean Alesi, Gerhard Berger e HH Frentzen eram bons pilotos e venceram corridas, isso é verdade. Mas nenhum deles chegaram próximo, em termos de talentos, aos grandes pilotos dos anos 80. 

Após a morte de Senna, Schumacher reinou absoluto como o piloto a ser batido na F1, mesmo que Hill, Villeneuve e Hakkinen tenham sido campeões de 1996 a 1999, devemos lembrar que só foram por que tiveram carros muito superiores ao do Alemão. Somente em 2001 com o surgimento de 3 pilotos (Montoya, Raikkonen e Alonso), a F1 seria renovada novamente e esses novos pilotos realmente dariam trabalho ao Alemão nos anos seguintes.

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