top of page

SCHUMACHER E HAMILTON, GÊNIOS COM SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

Schumacher.jpg
Lewis_Hamilton_2016_Malaysia_2.jpg

SEMELHANÇAS

DOIS GÊNIOS

Schumacher e Hamilton são dois dos melhores pilotos da história da F1, donos de talentos naturais acima da média, muita qualidade na pilotagem, rapidíssimos em treinos, bons em corridas, bons de chuva, são dois fora-de-série sem a menor dúvida. Na opinião do autor do site são dois pilotos no mesmo nível técnico, com semelhanças e diferenças.

 

Vamos começar pelas semelhanças, ambos nasceram no mesmo mês: Schumacher nasceu em 3 de Janeiro de 1969 e Hamilton nasceu em 7 de janeiro de 1985. Mas as coincidências não param por aí.

ESTREIA NA F1

Ambos começaram na F1 "metendo o pé na porta" de dois pilotos campeões do mundo: Schumacher deu trabalho a Piquet na Benetton em 1991 e Hamilton deu trabalho a Alonso na McLaren em 2007. 

Schumacher e Hamilton derrotaram Piquet e Alonso nos treinos, mas perderam nas chegadas na frente em corridas e ambos praticamente empataram com seus companheiros de equipe na pontuação.

Schumacher x Piquet em 1991:

Largadas 4 x 1

Chegadas 2 x 3

Pontos 4 x 4,5 (quase empate, a diferença seria maior a favor de Piquet se não dividisse por 2 seus pontos do GP Austrália)

Hamilton x Alonso em 2007:

Largadas 10 x 7

Chegadas 7 x 10

Pontos 109 x 109 (empate)

PRIMEIRO TÍTULO POLÊMICO 

Há quem diga que Schumacher não merecia ganhar o título de 1994, por que a Benetton estava irregular e há quem diga Hamilton não merecia ganhar em 2008, por que ele foi beneficiado pela falcatrua da Renault no GP Singapura 2008. Ambos ganharam seus primeiros títulos polêmicos por apenas 1 ponto, disputando contra pilotos inferiores (D Hill e Massa), mas foram prejudicados por punições bastante contestáveis por parte da FIA.

Em 1994, a Benetton estava irregular, mas a FIA não desclassificou o Alemão devido a pressão política de Flavio Briatore, em contrapartida a entidade puniu o alemão de forma extremamente rigorosa no GP Inglaterra 94, quando Schumacher passou Hill na volta de apresentação (o Alemão fez o mesmo com Senna no Brasil 94 e não foi punido). A princípio deram STOP AND GO de cinco segundos, a equipe Benetton, para ganhar tempo, alegou não entender quando deveria cumprir a punição, depois a Direção da Prova deu bandeira preta e depois ainda voltou atrás para STOP AND GO. Face toda a confusão, Schumacher foi desclassificado e suspenso por duas corridas (Itália e Portugal), tudo isso fez Damon Hill chegar artificialmente na pontuação do Schumacher. Na última corrida do ano, o Alemão bateu com o piloto inglês e foi campeão. 

Em 2008, houve o episódio do GP Singapura na qual a equipe Renault forjou o acidente do 2o piloto, para que Alonso ganhasse a corrida e essa farsa beneficiou Hamilton. Mas não podemos esquecer que a FIA aplicou duas punições bastante contestáveis ao inglês no GP Bélgica 2008 e no Japão 2008. Em Spa inglês foi punido com um item que foi incluído posteriormente ao regulamento e no circuito do Monte Fuji, Hamilton tomou uma batida do Massa, mas a Direção de Prova puniu os dois pilotos, alegando que o inglês fez uma largada perigosa, numa interpretação muito contestável do regulamento. Com toda essa interferência da FIA (igual a que foi feita em 1994), Felipe Massa chegou na pontuação do Hamilton no final do ano e o piloto inglês foi campeão passando Timo Glock na última curva do GP Brasil 2008.

CARROS COMPETITIVOS

Schumacher e Hamilton foram os pilotos, em toda a história da F1, que tiveram mais carros em condições de disputar títulos, e nada é por acaso, eles são os pilotos com os maiores números da F1. É fato: CARRO BOM faz muita diferença na carreira.

 

Schumacher teve 10 carros em condições de disputar campeonato e ganhou 7 deles, foram eles: 1994, 1995, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004 e 2006. 

OBS: Em 1997 Schumacher disputou o título até a última corrida do ano, muito mais pelo seu enorme talento e pelos erros e problemas de Villeneuve e Frentzen do que a qualidade do carro da Ferrari. Nessa temporada o carro da Williams era muito melhor que qualquer carro do grid e a Ferrari não era competitiva.

Hamilton também teve 10 carros em condições de disputar campeonato e ganhou 7, foram eles: 2007, 2008, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021.

OBS: Em 2012 a McLaren foi bem em várias corridas e poderia ter rivalizado com a Red Bull, mas a sua falta de confiabilidade tirou todas as possibilidades do Hamilton disputar o título, o inglês teve 3 quebras em corridas que liderava, perdeu 75 pontos, fora os pontos que os outros pilotos herdaram, por isso esse carro não está nessa lista.

AMBOS PERDERAM 3 TÍTULOS NA ÚLTIMA CORRIDA DO ANO

Schumacher perdeu 3 títulos na última corrida do ano (1997, 1998 e 2006) contra Villeneuve, Hakkinen e Alonso. Hamilton também perdeu 3 títulos na última corrida do ano (2007, 2016 e 2021) contra Raikkonen, Rosberg e Verstappen.

CONFRONTOS COM COMPANHEIROS DE EQUIPE

Schumacher derrotou todos seus companheiros de equipe, com exceção de Piquet (91) e Nico Rosberg (2010 a 2012). Em 1991 Schumacher era calouro, mas temos que levar em consideração que Piquet não estava mais no seu auge.

 

Já Hamilton derrotou todos seus companheiros de equipe, com exceção de Button (na soma da pontuação de 2010 a 2012) na McLaren, mas devemos mencionar que Hamilton perdeu por que teve mais abandonos que o Button.

 

ADVERSÁRIOS DEPOIS DO SÉTIMO TÍTULO

Depois do 7o título, tanto Schumacher quanto Hamilton pegaram adversários duríssimos e não conseguiram o OCTA CAMPEONATO devido a essa concorrência. Schumacher pegou Alonso em 2006 e perdeu na última corrida da temporada, enquanto Hamilton pegou Verstappen em 2021, e também perdeu na última volta da última corrida do ano.

DIFERENÇAS

ESTILO DE CARRO 

Schumacher disse em 2010, para quem quisesse ouvir, que tem dificuldades para guiar um carro dianteiro (subesterçante), mas todos sabem que ele era GÊNIO em carros traseiros (sobresterçante) ou neutros. Lembrando que o carro traseiro precisa de uma técnica de pilotagem bem refinada.

Hamilton consegue guiar bem carros dianteiros e neutros, mas tem mais dificuldades em carros traseiros, justamente pelo estilo de frenagem forte dentro das curvas. Nisso ele é bem diferente do Schumacher.

TRABALHO DENTRO DA EQUIPE 

Schumacher tem que ser reconhecido por ser o responsável pela reestruturação da Ferrari na virada de 1996 para 1997, ao pedir a contratação dos Engenheiros da Benetton (Ross Brawn e Rory Byrne), se cercando dos melhores profissionais da F1 para montar um super time. Ele demorou um pouco, mas colheu os frutos e ganhou 5 títulos na F1

 

Em termos de trabalho dentro da equipe, o Alemão sempre foi muito testador e bom acertador de carros no estilo traseiro (sobresterçante). Mas em determinadas pistas esse tipo de acerto não funciona bem, quando isso acontecia, Schumacher não tinha nenhum pudor em copiar o acerto de Rubens Barrichello, que foi o companheiro que ele mais utilizou o acerto, como  aconteceu no GP Itália 2000, no GP Espanha 2002, no GP Austrália 2002 e no GP Austrália 2003. Ross Brawn, Barrichello e o próprio Michael Schumacher já confirmaram isso.

 

Rubinho é pouco reconhecido pelos fãs e jornalistas leigos sobre a parte técnica da F1, mas ele ajudou o Alemão a desenvolver a Ferrari e não por acaso Schumacher sempre quis manter o brasileiro na equipe.

"Barrichello é um piloto menosprezado pela crítica, mas tem muito valor para a equipe, várias vezes Schumacher adota o acerto do Barrichello." (Ross Brawn, Fevereiro de 2004) 

 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=aY8y-kpKhtY - CANAL ENERTO e https://www.youtube.com/watch?v=KsRdnif4qL4. (entrevistas do Rubinho sobre o assunto)

Já Hamilton tem histórico de confiar muito no seu "talento natural", não gosta muito de usar o simulador, às vezes relaxa no que diz respeito ao trabalho com a equipe, e algumas vezes parece não achar o acerto do carro. Isso aconteceu em 2011, quando não se adaptou aos novos pneus Pirelli e Button se saiu melhor que ele nesse ano, e aconteceu de novo em algumas corridas de 2024.

 

Em 2016 aconteceu de novo, depois que Hamilton ganhou fácil o campeonato de 2015 e relaxou no ano seguinte, justamente nesse período Nico Rosberg passou a liderar a Mercedes no trabalho com o carro e o alemão ganhou 7 corridas seguidas (México 2015 a Rússia 2016). Na época Hamilton era visto em diversas festas, algumas fora da Europa (isso foi confirmado por Mariana Becker no GP Bahrein 2016 e Toto Wolf chegou a ser questionado sobre isso), enquanto Nico se concentrou em trabalhar com os engenheiros da Mercedes na fábrica mesmo durante as férias de meio de ano. Resultado: Rosberg foi campeão em 2016.

No aspecto trabalho com a equipe, ambos são bem diferentes, pois Schumacher soube utilizar todos os recursos para se tornar o número 1 absoluto da F1, seja chamando engenheiros de outra equipe ou usando o contrato de 1o piloto.

OBS: Nico Rosberg derrotou Schumacher de 2010 a 2012 e Hamilton em 2016. Nico era um piloto muito inteligente no acerto do carro, preferindo escolher acertos mais no seu estilo e que não se adequavam ao estilo de pilotar dos seus companheiros.

COMPANHEIROS DE EQUIPE 

Depois de 1992, Schumacher escolheu seus companheiros de equipe, sempre preferindo pilotos menos talentosos, ele vetou Villeneuve e Montoya na Ferrari. Fora isso sempre usou sua condição de 1o piloto para que seus companheiros de equipe não acessassem a sua telemetria. Isso foi dito textualmente por Johnny Herbert (Anuário F1 Francisco Santos 2003 pg 22), Barrichello e Massa também já confirmaram que a telemetria do alemão não era de fácil acesso dentro da Ferrari.

Fora Piquet e Patrese, todos os companheiros de equipe de Schumacher jamais tinham ganho uma só corrida antes de dividir a equipe com ele. Ou seja, seus companheiros (Herbert, Irvine, Barrichello, Massa e Rosberg) eram pilotos ainda em fase de crescimento na carreira, quando se juntarem ao Alemão.

Hamilton nunca vetou diretamente nenhum companheiro de equipe e, até onde se sabe, a sua telemetria nunca foi negada a seus companheiros de equipe, e hoje o regulamento nem permite mais fazer isso, pois a telemetria é aberta.

Hamilton pegou 3 companheiros de equipe em fase de crescimento (Kovalainen, Bottas e Russell) e 3 companheiros de equipe já estabelecidos na carreira (Alonso, Button e Rosberg). Dois campeões e um futuro campeão do mundo, pilotos que já tinham vencido corridas na F1 antes de dividir a equipe com Hamilton. Fora isso, Hamilton pegou a maioria deles no auge da carreira, por esse motivo, o inglês teve bem mais trabalho que Schumacher com seus companheiros de equipe.

ADVERSÁRIOS NAS DISPUTAS DOS TÍTULOS 

É difícil comparar pilotos de épocas diferentes, mas dois adversários do Schumacher (Kimi e Villeneuve) foram companheiros de equipe de três adversários do Hamilton (Alonso, Vettel e Massa) e isso torna a análise comparativa mais assertiva.

Schumacher disputou títulos contra:

  • Damon Hill (1994 e 1995)

  • Jacques Villeneuve (1997)

  • Mika Hakkinen (1998 e 2000)

  • David Coulthard (2001)

  • Rubens Barrichello (2002 e 2004)

  • Kimi Raikkonen e Juan Pablo Montoya (2003)

  • Fernando Alonso (2006)

Sobre os adversários do Schumacher: Hill era 2o piloto de Prost e Senna, Hakkinen era 2o piloto de Senna, Coulthard era 2o piloto de Hill, e Barrichello era 2o piloto do próprio Schumacher. Villeneuve surpreendeu todos quando estreou na F1, mas aquela Williams supervalorizou seu talento, na verdade ele era um piloto no nível de Hill e Coulthard.

 

Raikkonen e Montoya foram adversários duros do Alemão em 2003, mas não eram gênios. Na verdade, Fernando Alonso foi o único gênio que o alemão pegou após a morte de Senna, mas em 2006 Schumacher já tinha ganho 7 títulos e já tinha números astronômicos na carreira. O próprio Schumacher reconheceu que o espanhol estava no seu nível.

Hamilton disputou títulos contra:

  • Fernando Alonso e Kimi Raikkonen (2007)

  • Felipe Massa e Kimi Raikkonen (2008)

  • Nico Rosberg (2014, 2015 e 2016)

  • Sebastian Vettel (2017 e 2018)

  • Valtteri Bottas (2019 e 2020)

  • Verstappen (2021)​

Sobre os adversários do Hamilton: ele enfrentou dois gênios, Alonso e Verstappen e ainda pegou dois outros pilotos talentosos: o tetra campeão Vettel e Nico Rosberg, que havia derrotado Schumacher de 2010 a 2012 na Mercedes. Pegou também o Bottas, que foi companheiro de Massa na Williams e derrotou o brasileiro nas duas temporadas.

 

Desses pilotos, talvez Massa e Raikkonen tenham sido os adversários mais fracos do Hamilton, mas Massa e Raikkonen tiveram o Villeneuve e o Coulthard (ex adversários do Schumacher) como companheiros de equipe e tanto Massa como Raikkonen se mostraram serem mais pilotos que Villeneuve e Coulthard.

Essas comparações são relevantes para chegar a conclusão que os adversários do Hamilton eram, em tese, bem mais qualificados que os adversários do Schumacher.

ATITUDES DESLEAIS 

Temos que ser justos, não tem ninguém bobo na F1. A maioria dos pilotos de ponta já fez alguma sujeira na F1, isso é fato comprovado. A história prova que Senna, Prost, Mansell, Schumacher, Alonso, Rosberg, Hamilton, Vettel, Verstappen já fizeram sujeiras alguma vez na carreira.

Mas em termos de quantidade de vigarices (ou atitudes desleais) e de vítimas diferentes, Schumacher vence de todos eles.

  • Hill (Austrália 1994, bateu no muro e tirou Hill da corrida),

  • Panis (Argentina 1997, jogou ele para fora da pista na largada),

  • Villeneuve (Europa 1997, tentou tirar Villeneuve da corrida),

  • Frentzen (Canadá 1998, olhou no espelho e jogou Frentzen pra fora),

  • Irvine (Japão 1999, largou de mal de propósito para seu companheiro não ser campeão), 

  • Barrichello (San Marino 2002, exigiu o carro do Rubinho para correr, enquanto o brasileiro ficou com o 3o carro),

  • Montoya (Malásia 2002 e San Marino 2004, jogou Montoya pra fora),

  • Heidfeld (Austrália 2005, fechou Heidfeld e o fez sair da pista, até a imprensa alemã o criticou duramente),

  • Todos os pilotos (Mônaco 2006 Qualifying 3, obstruiu a pista de propósito),

  • Barrichello (Hungria 2010, empurrou-o contra o muro, para fora da linha limitadora da pista),

  • Massa (Canadá 2010, jogou-o para grama).

Hamilton também já fez manobras não muito corretas nas pistas mas com frequência bem menor:

  • Acelerar e frear bruscamente o carro antes das relargadas das corridas (Japão 2007 e Azerbaijão 2017, essas manobras causaram acidentes no pelotão de trás),

  • Simulou ter sido ultrapassado pelo Trulli em bandeira amarela (Austrália 2009),

  • Empurrou Russell para fora no Japão 2023.

Nesse aspecto, não como deixar de registrar que Schumacher teve mais atitudes desleais na carreira do que o Hamilton.

Schumacher x Hill 1994.jpg
Schumacher x Montoya San Marino 2002.jpg
Fechada de Schumacher em Villenueve (0).jpg
Rubens Barrichello_e_schumacher_na_hungria_2010.jpg

Atitudes desleais: Schumacher contra Hill em 1994, Villeneuve em 97, Montoya em San Marino 2004 e Barrichello na Hungria 2010.

Hamilton x Russell Japão 2023.jpg

Atitude desleal: Hamilton empurra Russell para fora no GP Japão 2023 na volta 16.

CONCLUSÃO

Muitas pessoas não concordam, mas na opinião do autor desse site, ambos possuem nível de pilotagem e talento muito próximos. Schumacher era mais rápido em treinos que Hamilton, destruiu todos seus companheiros de equipe com exceção de Piquet e Rosberg, mas em corridas o Alemão cometia mais erros de pilotagem sobre pressão que o Hamilton.

 

O grande diferencial entre ambos, foram os adversários e condições de prioridade dentro das suas equipes totalmente diferentes em suas respectivas carreiras e isso fez o domínio do Schumacher ser o mais duradouro na F1, de 1992 a 2006.

​​

Schumacher só teve um companheiro de equipe campeão do mundo que foi o Nelson Piquet por 5 corridas, os demais não eram foram campeões do mundo (Brundle, Patrese, Lehto, Jos Verstappen, Herbert, Irvine, Barrichello, Massa e Rosberg) e por isso sempre teve tratamento de primeiro piloto. Já Hamilton teve adversários duros dentro das suas equipes como Alonso, Button, Rosberg e Russell e em igualdade de tratamento com esses companheiros. Nesse aspecto Schumacher teve mais privilégios dentro das suas equipes.

Em termos de adversários nas disputas dos títulos: Schumacher teve Hill, Villeneuve, Hakkinen, Coulthard, Raikkonen e Alonso como adversários. Já Hamilton teve Alonso, Raikkonen, Massa, Rosberg, Vettel, Bottas e Verstappen como adversários. Não há dúvidas que os adversários do Hamilton foram mais fortes.

​​

Mas em termos de desenvolver a equipe, o Schumacher estava um passo na frente do Hamilton, pelo trabalho que ele fez dentro da Ferrari ao reformular o corpo técnico da equipe italiana ao pedir a contratação de Ross Brawn e Rory Byrne. Por esse motivo considero o Schumacher um piloto mais COMPLETO que o Hamilton.

©2021 por Tudo sobre fórmula 1. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page