top of page

SCHUMACHER E HAMILTON, GÊNIOS COM SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

Schumacher.jpg
Lewis_Hamilton_2016_Malaysia_2.jpg

SEMELHANÇAS

DOIS GÊNIOS

Schumacher e Hamilton são dois dos melhores pilotos da história da F1, donos de talentos naturais acima da média, muita qualidade na pilotagem, rapidíssimos em treinos, bons em corridas, bons de chuva, são dois fora-de-série sem a menor dúvida. Na opinião do autor do site são dois pilotos no mesmo nível técnico, com semelhanças e diferenças.

 

Vamos começar pelas semelhanças, ambos nasceram no mesmo mês: Schumacher nasceu em 3 de Janeiro de 1969 e Hamilton nasceu em 7 de janeiro de 1985. Mas as coincidências não param por aí.

ESTREIA NA F1

Ambos começaram na F1 "metendo o pé na porta" de dois pilotos campeões do mundo: Schumacher deu trabalho a Piquet na Benetton em 1991 e Hamilton deu trabalho a Alonso na McLaren em 2007. 

Schumacher e Hamilton derrotaram Piquet e Alonso nos treinos, mas perderam nas chegadas na frente em corridas e ambos praticamente empataram com seus companheiros de equipe na pontuação.

Schumacher x Piquet em 1991:

Largadas 4 x 1

Chegadas 2 x 3

Pontos 4 x 4,5 (quase empate, a diferença seria maior a favor de Piquet se não dividisse por 2 seus pontos do GP Austrália)

Hamilton x Alonso em 2007:

Largadas 10 x 7

Chegadas 7 x 10

Pontos 109 x 109 (empate)

PRIMEIRO TÍTULO POLÊMICO 

Há quem diga que Schumacher não merecia ganhar o título de 1994, por que a Benetton estava irregular e há quem diga Hamilton não merecia ganhar em 2008, por que ele foi beneficiado pela falcatrua da Renault no GP Singapura 2008. Ambos ganharam seus primeiros títulos polêmicos por apenas 1 ponto, disputando contra pilotos inferiores (D Hill e Massa), mas foram prejudicados por punições bastante contestáveis por parte da FIA.

Em 1994, a Benetton estava irregular, mas a FIA não desclassificou o Alemão devido a pressão política de Flavio Briatore, em contrapartida a entidade puniu o alemão de forma extremamente rigorosa no GP Inglaterra 94, quando Schumacher passou Hill na volta de apresentação (o Alemão fez o mesmo com Senna no Brasil 94 e não foi punido). A princípio deram STOP AND GO de cinco segundos, a equipe Benetton, para ganhar tempo, alegou não entender quando deveria cumprir a punição, depois a Direção da Prova deu bandeira preta e depois ainda voltou atrás para STOP AND GO. Face toda a confusão, Schumacher foi desclassificado e suspenso por duas corridas (Itália e Portugal), tudo isso fez Damon Hill chegar artificialmente na pontuação do Schumacher. Na última corrida do ano, o Alemão bateu com o piloto inglês e foi campeão. 

Em 2008, houve o episódio do GP Singapura na qual a equipe Renault forjou o acidente do 2o piloto, para que Alonso ganhasse a corrida e essa farsa beneficiou Hamilton. Mas não podemos esquecer que a FIA aplicou duas punições bastante contestáveis ao inglês no GP Bélgica 2008 e no Japão 2008. Em Spa inglês foi punido com um item que foi incluído posteriormente ao regulamento e no circuito do Monte Fuji, Hamilton tomou uma batida do Massa, mas a Direção de Prova puniu os dois pilotos, alegando que o inglês fez uma largada perigosa, numa interpretação muito contestável do regulamento. Com toda essa interferência da FIA (igual a que foi feita em 1994), Felipe Massa chegou na pontuação do Hamilton no final do ano e o piloto inglês foi campeão passando Timo Glock na última curva do GP Brasil 2008.

CARROS COMPETITIVOS

Schumacher e Hamilton foram os pilotos, em toda a história da F1, que tiveram mais carros em condições de disputar títulos, e nada é por acaso, eles são os pilotos com os maiores números da F1. É fato: CARRO BOM faz muita diferença na carreira.

 

Schumacher teve 10 carros em condições de disputar campeonato e ganhou 7 deles, foram eles: 1994, 1995, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004 e 2006. 

OBS: Em 1997 Schumacher disputou o título até a última corrida do ano, muito mais pelo seu enorme talento e pelos erros e problemas de Villeneuve e Frentzen do que a qualidade do carro da Ferrari. Nessa temporada o carro da Williams era muito melhor que qualquer carro do grid e a Ferrari não era competitiva.

Hamilton também teve 10 carros em condições de disputar campeonato e ganhou 7, foram eles: 2007, 2008, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021.

OBS: Em 2012 a McLaren foi bem em várias corridas e poderia ter rivalizado com a Red Bull, mas a sua falta de confiabilidade tirou todas as possibilidades do Hamilton disputar o título, o inglês teve 3 quebras em corridas que liderava, perdeu 75 pontos, fora os pontos que os outros pilotos herdaram, por isso esse carro não está nessa lista.

AMBOS PERDERAM 3 TÍTULOS NA ÚLTIMA CORRIDA DO ANO

Schumacher perdeu 3 títulos na última corrida do ano (1997, 1998 e 2006) contra Villeneuve, Hakkinen e Alonso. Hamilton também perdeu 3 títulos na última corrida do ano (2007, 2016 e 2021) contra Raikkonen, Rosberg e Verstappen.

CONFRONTOS COM COMPANHEIROS DE EQUIPE

Schumacher derrotou todos seus companheiros de equipe, com exceção de Piquet (91) e Nico Rosberg (2010 a 2012). Em 1991 Schumacher era calouro, mas temos que levar em consideração que Piquet não estava mais no seu auge.

 

Já Hamilton derrotou todos seus companheiros de equipe, com exceção de Button (na soma da pontuação de 2010 a 2012) na McLaren, mas devemos mencionar que Hamilton perdeu por que teve mais abandonos que o Button.

 

ADVERSÁRIOS DEPOIS DO SÉTIMO TÍTULO

Depois do 7o título, tanto Schumacher quanto Hamilton pegaram adversários duríssimos e não conseguiram o OCTA CAMPEONATO devido a essa concorrência. Schumacher pegou Alonso em 2006 e perdeu na última corrida da temporada, enquanto Hamilton pegou Verstappen em 2021, e também perdeu na última volta da última corrida do ano.

FINAIS DE CARREIRA

Em seus finais de carreira, ambos os pilotos tiveram performances bem abaixo do que faziam quando estavam no auge. 

 

Schumacher voltou à F1 aos 41 anos, e perdeu para Nico Rosberg em todos os requisitos de pilotagem: poles, vitórias, pódios,  VMR, pontos, largadas e chegadas na frente. Schumacher foi tão mal, que a Mercedes não renovou seu contrato para 2013.

Hamilton depois de 39 anos, não se adaptou aos carros com efeito solo, perdeu muito da sua velocidade em qualificações, sendo batido nos treinos por George Russell dentro da Mercedes (2024) e por Charles Leclerc dentro da Ferrari (2025).

DIFERENÇAS

ESTILO DE CARRO 

Schumacher gostava de carros traseiros e Hamilton prefere carros ligeiramente dianteiros.

 

Schumacher era genial em carros traseiros (sobresterçante) ou neutros, mas confessou que não conseguia guiar carros dianteiros (subesterçante). A Mercedes 2010, segundo o próprio Schumacher, era um carro bem dianteiro. Devido esse comportamento da Mercedes, Schumacher não foi bem nessa fase da carreira (lógico que os 41 anos também influenciaram).

 

Mas um fato interessante foi no GP Espanha 2010, quando foi dado a ele um carro com chassi com entre eixos uma polegada maior, para ficar mais traseiro e finalmente ele conseguiu bater seu companheiro de equipe, Nico Rosberg. Schumacher falou na época: “Sinto-me mais confortável ao guiar o carro que temos agora.” (Revista F1 Racing pg 30) Mas para o restante da temporada, esse carro com entre eixos maior não vingou.

Já o Hamilton é genial em guiar carros ligeiramente dianteiros e neutros, mas tem mais dificuldades em carros traseiros, justamente pelo estilo de frenagem forte dentro das curvas. Esse estilo de pilotagem não se adapta em carros traseiros nem em carros com EFEITO SOLO, daí o motivo dele ter dificuldades nesse tipo de carro.

SCHUMACHER E A REESTRUTURAÇÃO DA FERRARI 

Schumacher tem que ser reconhecido por ser o responsável pela reestruturação da Ferrari na virada de 1996 para 1997, ao pedir a contratação dos Engenheiros da Benetton (Ross Brawn e Rory Byrne), se cercando dos melhores profissionais da F1 para montar um super time. Ele demorou um pouco, mas colheu os frutos e ganhou 5 títulos na F1

 

Em termos de trabalho dentro da equipe, o Alemão sempre foi muito testador e bom acertador de carros no estilo traseiro (sobresterçante). Mas em determinadas pistas esse tipo de acerto não funciona bem, quando isso acontecia, Schumacher não tinha nenhum pudor em copiar o acerto de Rubens Barrichello, que foi o companheiro que ele mais utilizou o acerto, como  aconteceu no GP Itália 2000 (*), no GP Espanha 2002, no GP Austrália 2002 e no GP Austrália 2003. Ross Brawn, Barrichello e o próprio Michael Schumacher já confirmaram isso.

(*) Logo depois que eles mexem no aerofólio traseiro, Schumacher bate o tempo do Rubinho e faz a pole. Vídeo do qualifying do GP Itália 2000 dos 44 aos 50 minutos. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=XwXIUQEdyYA&t=2517s (Canal Mr Vinicius F1 1995)

 

Rubinho é pouco reconhecido pelos fãs e jornalistas leigos sobre a parte técnica da F1, mas ele ajudou o Alemão a desenvolver a Ferrari e não por acaso Schumacher, inteligentemente, sempre quis mantê-lo na equipe.

"Barrichello é um piloto menosprezado pela crítica, mas tem muito valor para a equipe, várias vezes Schumacher adota o acerto do Barrichello." (Ross Brawn, Fevereiro de 2004) 

 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=aY8y-kpKhtY - CANAL ENERTO e https://www.youtube.com/watch?v=KsRdnif4qL4. (entrevistas do Rubinho sobre o assunto)

HAMILTON NO TRABALHO DE EQUIPE 

Já Hamilton tem histórico de confiar muito no seu "talento natural", não gosta muito de usar o simulador, às vezes relaxa no que diz respeito ao trabalho com a equipe, e algumas vezes parece não achar o acerto do carro. Isso aconteceu em 2011, quando não se adaptou aos novos pneus Pirelli e Button se saiu melhor que ele nesse ano, e aconteceu de novo em algumas corridas de 2024.

 

Hamilton ganhou fácil o título de 2015 e relaxou no final do ano em diante. Nico Rosberg passou a liderar a equipe no trabalho de acerto do carro e o piloto alemão ganhou 7 corridas seguidas (México 2015 a Rússia 2016). Nessa época Hamilton era visto em diversas festas (isso foi confirmado por Mariana Becker no GP Bahrein 2016 e Toto Wolf chegou a ser questionado sobre isso), enquanto Nico se concentrou em trabalhar com os engenheiros da Mercedes na fábrica, mesmo durante as férias de meio de ano. Resultado: Hamilton teve alguns problemas e Rosberg se sagrou campeão de 2016.

No aspecto trabalho com a equipe, ambos são bem diferentes, pois Schumacher soube utilizar todos os recursos para se tornar o número 1 absoluto da F1, seja chamando engenheiros de outra equipe ou usando o contrato de 1o piloto.

OBS: Nico Rosberg derrotou Schumacher de 2010 a 2012 e Hamilton em 2016. Nico era um piloto muito inteligente no acerto do carro, preferindo escolher acertos mais no seu estilo e que não se adequavam ao estilo de pilotar dos seus companheiros.

COMPANHEIROS DE EQUIPE 

Ambos tiveram nível de companheiros de equipe totalmente diferentes.

 

Depois de 1992, Schumacher escolheu seus companheiros de equipe, chegando a vetar Villeneuve e Montoya na Ferrari. Fora isso sempre usou sua condição de 1o piloto para que seus companheiros de equipe não acessassem a sua telemetria. Isso foi dito textualmente por Johnny Herbert (Anuário F1 Francisco Santos 2003 pg 22), Barrichello e Massa também já confirmaram que a telemetria do alemão não era de fácil de acessar dentro da Ferrari.

Fora Piquet e Patrese, todos os companheiros de equipe de Schumacher jamais tinham ganho uma só corrida antes de dividir a equipe com ele. Ou seja, seus companheiros (Herbert, Irvine, Barrichello, Massa e Rosberg) eram pilotos ainda em fase de crescimento na carreira, quando se juntarem ao Alemão.

Hamilton nunca vetou diretamente nenhum companheiro de equipe e, até onde se sabe, a sua telemetria nunca foi negada a seus companheiros de equipe. O piloto inglês teve 4 companheiros de equipe no auge da carreira (Alonso, Button, Rosberg e Leclerc, dois campeões e um futuro campeão da F1), todos eles pilotos que já tinham vencido corridas na F1 antes de dividir a equipe com Hamilton. Apenas 3 dos 7 companheiros de equipe dele, estavam em fase de crescimento (Kovalainen, Bottas e Russell).

 

Pelos motivos citados acima, o inglês teve bem mais trabalho com seus companheiros do que Schumacher teve com os seus.

CONTRATO DE PRIMEIRO PILOTO 

Todos se lembram que Schumacher sempre teve total preferência dentro da Ferrari frente aos seus segundos pilotos (Irvine, Barrichello e Massa), chegando a Ferrari dar ordens a esses pilotos não ultrapassarem Schumacher ou deixarem o Alemão lhes ultrapassar. Isso aconteceu algumas vezes: Áustria 1998, Luxemburgo 1998, França 1999, Canadá 2000, Áustria 2001 e 2002, Mônaco 2005, Mônaco 2006.

Com o Hamilton só se sabe que isso tenha acontecido no GP Rússia 2018, quando a equipe Mercedes deu ordens para Bottas deixar Hamilton lhe passar. Então realmente Schumacher teve mais facilidade nesse aspecto que Hamilton.

ADVERSÁRIOS NAS DISPUTAS DOS TÍTULOS 

Schumacher disputou títulos contra:

  • Damon Hill (1994 e 1995)

  • Jacques Villeneuve (1997)

  • Mika Hakkinen (1998 e 2000)

  • David Coulthard (2001)

  • Rubens Barrichello (2002 e 2004)

  • Kimi Raikkonen e Juan Pablo Montoya (2003)

  • Fernando Alonso (2006)

Adversários do Schumacher:

 

Hill e Coulthard estavam muito abaixo de qualquer grande piloto da história da F1, foram adversários do Schumacher por falta de opção. Villeneuve surpreendeu a todos quando estreou na F1, mas na verdade era um piloto no nível de Hill e Coulthard. Hakkinen, Montoya e Raikkonen, eram adversários mais qualificados, deram trabalho ao Alemão, mas nenhum deles era gênio. Barrichello eu não conto, pois nunca teve permissão para disputar com Schumacher. Fernando Alonso foi o único gênio que o alemão pegou após a morte de Senna e o próprio Schumacher reconheceu isso em 2006.

   

Hamilton disputou títulos contra:

  • Fernando Alonso e Kimi Raikkonen (2007)

  • Felipe Massa e Kimi Raikkonen (2008)

  • Nico Rosberg (2014, 2015 e 2016)

  • Sebastian Vettel (2017 e 2018)

  • Valtteri Bottas (2019 e 2020)

  • Max Verstappen (2021)​

Adversários do Hamilton:

 

Alonso e Verstappen eram dois gênios e depois ainda pegou dois outros pilotos muito talentosos: o tetra campeão Vettel e Nico Rosberg, que havia derrotado Schumacher de 2010 a 2012 na Mercedes. Pegou também o Bottas, que foi companheiro de Massa na Williams e derrotou o brasileiro em 2014 e 2015.

COMPARATIVO ADVERSÁRIOS SCHUMACHER X ADVERSÁRIOS HAMILTON 

 

É difícil comparar pilotos de épocas diferentes, mas dois adversários do Schumacher (Raikkonen e Villeneuve) foram companheiros de equipe de três adversários e um companheiro de equipe do Hamilton (Alonso, Vettel, Massa e Button) e isso torna a análise comparativa mais fácil de fazer. 

O canadense foi oponente de Schumacher em 1996 e 1997, mas nos anos 2000 perdeu para vários companheiros de equipe entre eles: Button em 2003, Alonso em 2004, Massa em 2005 e Heidfeld em 2006. Lembrando que Jacques Villeneuve teoricamente ainda estava no seu auge, aos 30 e poucos anos, quando perdeu para esses pilotos.

 

Kimi foi o maior oponente do Schumacher em 2003, ficando a apenas 2 pontos do Alemão no campeonato, mas perdeu para Massa em 2008 e 2009, Alonso em 2014 e Vettel em 2015, 2016, 2017 e 2018, todos na Ferrari. Ou seja, dois adversários do Schumacher (Villeneuve e Raikkonen) perderam para vários adversários do Hamilton (Alonso, Massa, Button e Vettel). 

Essas comparações são relevantes para chegar a conclusão que os adversários do Hamilton eram, em tese, bem mais talentosos que os adversários do Schumacher.

ATITUDES DESLEAIS 

Temos que ser justos, não tem ninguém bobo na F1. A maioria dos pilotos de ponta já fez alguma sujeira, isso é fato comprovado. A história prova que Senna, Prost, Mansell, Schumacher, Alonso, Rosberg, Hamilton, Vettel, Verstappen já fizeram sujeiras alguma vez na carreira.

Mas em termos de quantidade de vigarices (ou atitudes desleais) e de vítimas diferentes, Schumacher vence de todos eles.

  • Hill (Austrália 1994, bateu no muro e tirou Hill da corrida),

  • Panis (Argentina 1997, jogou ele para fora da pista na largada),

  • Villeneuve (Europa 1997, tentou tirar Villeneuve da corrida),

  • Frentzen (Canadá 1998, olhou no espelho e jogou Frentzen pra fora),

  • Irvine (Japão 1999, largou de mal de propósito para seu companheiro não ser campeão), 

  • Barrichello (San Marino 2002, exigiu o carro do Rubinho para correr, enquanto o brasileiro ficou com o 3o carro),

  • Montoya (Malásia 2002 e San Marino 2004, jogou Montoya pra fora),

  • Heidfeld (Austrália 2005, fechou Heidfeld e o fez sair da pista, até a imprensa alemã o criticou duramente),

  • Todos os pilotos (Mônaco 2006 Qualifying 3, obstruiu a pista de propósito),

  • Barrichello (Hungria 2010, empurrou-o contra o muro, para fora da linha limitadora da pista),

  • Massa (Canadá 2010, jogou-o para grama).

Hamilton também já fez manobras não muito corretas nas pistas mas com frequência bem menor:

  • Acelerar e frear bruscamente o carro antes das relargadas das corridas (Japão 2007 e Azerbaijão 2017, essas manobras causaram acidentes no pelotão de trás),

  • Simulou ter sido ultrapassado pelo Trulli em bandeira amarela (Austrália 2009),

  • Empurrou Russell para fora no Japão 2023.

Nesse aspecto, não como deixar de registrar que Schumacher teve mais atitudes desleais na carreira do que o Hamilton.

Schumacher x Hill 1994.jpg
Schumacher x Montoya San Marino 2002.jpg
Fechada de Schumacher em Villenueve (0).jpg
Rubens Barrichello_e_schumacher_na_hungria_2010.jpg

Atitudes desleais: Schumacher contra Hill em 1994, Villeneuve em 97, Montoya em San Marino 2004 e Barrichello na Hungria 2010.

Hamilton x Russell Japão 2023.jpg

Atitude desleal: Hamilton empurra Russell para fora no GP Japão 2023 na volta 16.

CONCLUSÃO

Muitas pessoas não concordam, mas na opinião do autor desse site, ambos possuem nível de pilotagem e talento muito próximos. Schumacher era mais rápido em treinos que Hamilton, destruiu todos seus companheiros de equipe com exceção de Piquet e Rosberg, mas em corridas o Alemão cometia mais erros de pilotagem sobre pressão que o Hamilton.

 

O grande diferencial entre ambos, foram os adversários e condições de prioridade dentro das suas equipes totalmente diferentes em suas respectivas carreiras e isso fez o domínio do Schumacher ser o mais duradouro na F1, de 1992 a 2006. 

​​

Hamilton teve adversários duros em toda sua carreira, além de ter companheiros de equipes tecnicamente bem qualificados em igualdade de tratamento (Alonso, Button, Rosberg, Bottas, Russell e Leclerc). Não há como negar que Schumacher teve mais facilidades na sua carreira.

Da mesma forma, os adversários nas disputas dos títulos de Schumacher foram, teoricamente, menos talentosos que os adversários de Hamilton. E temos que levar em consideração que em 2002 e 2004, Barrichello não foi adversário do Alemão, por não ter permissão da equipe de disputar o título com Schumy.

​​

Mas em termos de desenvolver a equipe, o Schumacher estava um ou dois passos na frente do Hamilton, pelo trabalho que ele fez dentro da Ferrari ao reformular o corpo técnico da equipe italiana ao pedir a contratação de Ross Brawn e Rory Byrne.

Qual é o melhor? Difícil, mas ponho o Alemão ligeiramente na frente do Hamilton.

©2021 por Tudo sobre fórmula 1. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page