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SCHUMACHER E HAMILTON SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
DOIS GÊNIOS
Schumacher e Hamilton são dois dos melhores pilotos da história da F1, donos de talentos naturais acima da média, muita qualidade na pilotagem, rapidíssimos em treinos, bons em corridas, bons de chuva, são dois fora-de-série sem a menor dúvida. Na opinião do autor do site são dois pilotos no mesmo nível técnico, com semelhanças e diferenças.
Vamos começar pelas semelhanças, ambos nasceram no mesmo mês: Schumacher nasceu em 3 de Janeiro de 1969 e Hamilton nasceu em 7 de janeiro de 1985. Mas as coincidências não param por aí.
ESTREIA NA F1
Ambos começaram na F1 "metendo o pé na porta" de dois pilotos campeões do mundo: Schumacher deu trabalho a Piquet na Benetton em 1991 e Hamilton deu trabalho a Alonso na McLaren em 2007.
Schumacher e Hamilton derrotaram Piquet e Alonso nos treinos, mas perderam nas chegadas na frente em corridas e ambos praticamente empataram com seus companheiros de equipe na pontuação.
Schumacher x Piquet em 1991:
Largadas 4 x 1
Chegadas 2 x 3
Pontos 4 x 4,5 (quase empate)
Hamilton x Alonso em 2007:
Largadas 10 x 7
Chegadas 7 x 10
Pontos 109 x 109 (empate)
PRIMEIRO TÍTULO POLÊMICO
Há quem diga que Schumacher não merecia ganhar o título de 1994, por que a Benetton estava irregular e há quem diga Hamilton não merecia ganhar em 2008, por que ele foi beneficiado pela falcatrua da Renault no GP Singapura 2008. Ambos ganharam seus primeiros títulos polêmicos por apenas 1 ponto, disputando contra pilotos inferiores (D Hill e Massa), mas foram prejudicados por punições bastante contestáveis por parte da FIA.
Em 1994, a Benetton estava irregular, mas a FIA não desclassificou o Alemão devido a pressão política de Flavio Briatore, em contrapartida a entidade puniu o alemão de forma extremamente rigorosa no GP Inglaterra 94, quando Schumacher passou Hill na volta de apresentação (o Alemão fez o mesmo com Senna no Brasil 94 e não foi punido). A princípio deram STOP AND GO de cinco segundos, a equipe Benetton, para ganhar tempo, alegou não entender quando deveria cumprir a punição, depois a Direção da Prova deu bandeira preta e depois ainda voltou atrás para STOP AND GO. Face toda a confusão, Schumacher foi desclassificado e suspenso por duas corridas (Itália e Portugal), tudo isso fez Damon Hill chegar artificialmente na pontuação do Schumacher. Na última corrida do ano, o Alemão bateu com o piloto inglês e foi campeão.
Em 2008, houve o episódio do GP Singapura na qual a equipe Renault forjou o acidente do 2o piloto, para que Alonso ganhasse a corrida e essa farsa beneficiou Hamilton. Mas não podemos esquecer que a FIA aplicou duas punições bastante contestáveis ao inglês no GP Bélgica 2008 e no Japão 2008. Em Spa puniram o inglês com um item que foi incluído posteriormente no regulamento e no circuito do Monte Fuji, Hamilton tomou uma batida do Massa, mas deram punição aos dois pilotos, alegando que o inglês fez uma largada perigosa, numa punição bastante contestável. Com toda essa interferência da FIA (igual que foi feita em 1994), Felipe Massa chegou na pontuação do Hamilton no final do ano, mas Hamilton foi campeão passando Timo Glock na última curva da última volta do GP Brasil 2008.
CARROS COMPETITIVOS
Schumacher e Hamilton foram os pilotos, em toda a história da F1, que tiveram mais carros em condições de disputar títulos, e nada é por acaso, eles são os pilotos com os maiores números da F1. É fato: CARRO BOM faz muita diferença na carreira.
Schumacher teve 10 carros em condições de disputar campeonato e ganhou 7 deles, foram eles: 1994, 1995, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004 e 2006.
OBS: Em 1997 Schumacher disputou o título até a última corrida do ano, muito mais pelo seu enorme talento e pelos erros e problemas de Villeneuve e Frentzen do que a qualidade do carro da Ferrari. Nessa temporada o carro da Williams era muito melhor que qualquer carro do grid.
Hamilton também teve 10 carros em condições de disputar campeonato e ganhou 7, foram eles: 2007, 2008, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021.
OBS: Em 2012 a McLaren foi bem em várias corridas e poderia ter rivalizado com a Red Bull, mas a sua falta de confiabilidade tirou todas as possibilidades do Hamilton disputar o título, o inglês teve 3 quebras em corridas que liderava, perdeu 75 pontos, fora os pontos que os outros pilotos herdaram, por isso esse carro não está nessa lista.
CONFRONTOS COM COMPANHEIROS DE EQUIPE
Schumacher derrotou os todos seus companheiros de equipe, com exceção de Piquet (91), quando o Alemão ainda era calouro e Nico Rosberg (2010 a 2012).
Já Hamilton derrotou todos seus companheiros de equipe, com exceção de Alonso (2007) e Button (2010 a 2012) no geral da pontuação das 3 temporadas, mas temos que entender que Hamilton teve mais abandonos que o Button.
ADVERSÁRIOS DEPOIS DO SÉTIMO TÍTULO
Depois do 7o título, tanto Schumacher quanto Hamilton pegaram adversários duríssimos e não conseguiram o OCTA CAMPEONATO devido a essa concorrência. Schumacher pegou Alonso em 2006 e perdeu na última corrida da temporada, enquanto Hamilton pegou Verstappen em 2021, e perdeu na última volta da última corrida do ano.
DIFERENÇAS
ESTILO DE CARRO
Schumacher já disse para quem quisesse ouvir que não consegue guiar um carro dianteiro (subesterçante), mas é excepcional em carros traseiros (sobresterçante) ou neutros.
Hamilton consegue guiar bem todos os carros: dianteiros, neutros ou traseiros, nisso é diferente do Schumacher.
TRABALHO DENTRO DA EQUIPE
Schumacher tem que ser reconhecido por ser o responsável pela reestruturação e transformação da Ferrari na virada de 1996 para 1997, ao pedir a contratação dos Engenheiros da Benetton (Ross Brawn e Rory Byrne) e colheu resultados com 5 títulos nos anos 2000.
Em termos de trabalho dentro da equipe, o Alemão sempre foi muito testador e bom acertador para carros traseiros (sobresterçantes), mas em determinadas pistas esse tipo de acerto não funciona bem, por isso quando o acerto dele não era o ideal, o alemão nunca teve cerimônia em copiar o acerto do seu companheiro de equipe e Barrichello foi o companheiro que ele mais utilizou o acerto. Ross Brawn e o próprio Michael Schumacher já confirmaram isso.
"Barrichello é um piloto menosprezado pela crítica, mas tem muito valor para a equipe, várias vezes Schumacher adota o acerto do Barrichello." (Ross Brawn, Revista Racing Fevereiro de 2004)
Schumacher admitia que em algumas ocasiões copiava o acerto de Rubens Barrichello (exemplo: Itália 2000, Espanha e Austrália 2002, Austrália 2003) e o próprio Rubinho também já confirmou isso em algumas entrevistas. (Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=aY8y-kpKhtY - CANAL ENERTO).
Já Hamilton tem histórico de confiar muito no seu "talento natural", não gosta muito de usar o simulador e às vezes relaxa no que diz respeito ao trabalho com a equipe, e algumas vezes parece não achar o acerto do carro. Isso aconteceu em 2011, quando não se adaptou aos novos pneus Pirelli e Button se saiu melhor que ele nesse ano, e aconteceu de novo em algumas corridas de 2024.
Em 2016 aconteceu de novo, depois que Hamilton ganhou fácil o campeonato de 2015 e relaxou no ano seguinte, justamente nesse período Nico Rosberg passou a liderar a Mercedes no trabalho com o carro e o alemão ganhou 7 corridas seguidas (México 2015 a Rússia 2016). Na época Hamilton era visto em diversas festas, algumas fora da Europa (isso foi confirmado por Mariana Becker no GP Bahrein 2016 e Toto Wolf chegou a ser questionado sobre isso), enquanto Nico se concentrou em trabalhar com os engenheiros da Mercedes na fábrica mesmo durante as férias de meio de ano. Resultado: Rosberg foi campeão em 2016.
OBS: Nico Rosberg derrotou Schumacher de 2010 a 2012 e Hamilton em 2016. Nico era um piloto muito inteligente no acerto do carro, preferindo escolher acertos mais no seu estilo e que não se adequavam ao estilo de pilotar dos seus companheiros.
No aspecto trabalho com a equipe, ambos são bem diferentes e por isso considero Schumacher mais completo que Hamilton.
COMPANHEIROS DE EQUIPE
Depois de 1992, Schumacher escolheu seus companheiros de equipe, sempre preferindo pilotos menos talentosos, ele vetou Villeneuve e Montoya na Ferrari. Fora isso sempre usou sua condição de 1o piloto para que seus companheiros de equipe não acessassem a sua telemetria. Isso foi dito textualmente por Johnny Herbert (Anuário F1 Francisco Santos 2003 pg 22), Barrichello e Massa também já confirmaram que a telemetria do alemão não era de fácil acesso dentro da Ferrari.
Fora Piquet e Patrese, todos os companheiros de equipe de Schumacher jamais tinham ganho uma só corrida antes de dividir a equipe com ele. Ou seja, seus companheiros (Herbert, Irvine, Barrichello, Massa e Rosberg) eram pilotos ainda em fase de crescimento na carreira, quando se juntarem ao Alemão.
Hamilton nunca vetou diretamente nenhum companheiro de equipe e, até onde se sabe, a sua telemetria nunca foi negada a seus companheiros de equipe, e hoje o regulamento nem permite mais fazer isso, pois a telemetria é aberta.
Hamilton pegou 3 companheiros de equipe em fase de crescimento (Kovalainen, Bottas e Russell) e 3 companheiros de equipe já estabelecidos na carreira (Alonso, Button e Rosberg). Dois campeões e um futuro campeão do mundo, pilotos que já tinham vencido corridas na F1 antes de dividir a equipe com Hamilton. Fora isso, Hamilton pegou a maioria deles no auge da carreira, por esse motivo, o inglês teve bem mais trabalho que Schumacher com seus companheiros de equipe.
ATITUDES DESLEAIS
Temos que ser justos, não tem ninguém bobo na F1. A maioria dos pilotos de ponta já fez alguma sujeira na F1, isso é fato comprovado. A história prova que Senna, Prost, Mansell, Schumacher, Alonso, Rosberg, Hamilton, Vettel, Verstappen já deram uma de DICK VIGARISTA alguma vez na carreira.
Mas em termos de quantidade de vigarices (ou atitudes desleais) e de vítimas diferentes, Schumacher vence de todos eles.
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Hill (Austrália 1994, bateu no muro e tirou Hill da corrida)
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Villeneuve (Europa 1997, tentou tirar Villeneuve da corrida),
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Frentzen (Canadá 1998, olhou no espelho e jogou Frentzen pra fora),
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Irvine (Japão 1999, largou de mal de propósito para seu companheiro não ser campeão),
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Barrichello (San Marino 2002, exigiu o carro do Rubinho para correr, enquanto o brasileiro ficou com o 3o carro),
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Montoya (Malásia 2002 e San Marino 2004, jogou Montoya pra fora),
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Montoya (Brasil 2002, mudou de posição duas vezes e fez o colombiano perder o bico),
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Heidfeld (Austrália 2005, fechou Heidfeld e o fez sair da pista),
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Barrichello (Mônaco 2005, descumpriu o acordo de não ultrapassagem no último stint e o passou na última volta),
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Todos os pilotos (Mônaco 2006 Qualifying 3, obstruiu a pista de propósito),
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Barrichello (Hungria 2010, empurrou-o contra o muro, para fora da linha limitadora da pista),
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Massa e Kubica (Canadá 2010, jogou os dois para grama).
Depois da manobra de Schumacher contra Nick Heidfeld no GP Austrália 2005, até a imprensa alemã, passou a chamá-lo de DICK VIGARISTA. Hamilton também já fez manobras não muito corretas nas pistas mas com frequência bem menor:
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Acelerar e frear bruscamente o carro antes das relargadas das corridas (Japão 2007 e Azerbaijão 2017, essas manobras causaram acidentes no pelotão de trás),
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Simulou ter sido ultrapassado pelo Trulli em bandeira amarela (Austrália 2009),
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Empurrou Russell para fora no Japão 2023.
Nesse aspecto, não como deixar de registrar que Schumacher teve mais atitudes desleais na carreira do que o Hamilton.
Atitudes desleais: Schumacher contra Hill em 1994, Villeneuve em 97, Montoya em San Marino 2004 e Barrichello na Hungria 2010.
Atitude desleal: Hamilton empurra Russell para fora no GP Japão 2023 na volta 16.