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IDIOMA
ANOS 80: QUATRO GÊNIOS
Muitas pessoas, inclusive o autor desse site, consideram os anos 80 a época com a maior quantidade de GÊNIOS disputando entre si na F1. Nesse período correram: Niki Lauda (já em final de carreira), Nelson Piquet, Alain Prost, Ayrton Senna, todos pilotos geniais e TOP 10 da história da categoria. Ainda corriam outros excelentes pilotos como: Keke Rosberg, Nigel Mansell, Alan Jones, Carlos Reutemann e Gilles Villeneuve, o que valoriza ainda mais esse período da F1.
Lógico que a geração 80 não era tão equilibrada quanto a geração atual, pois também havia vários pilotos fracos nas equipes pequenas ou até mesmo no 2o carro das equipes grandes, como Ricardo Zunino, Hector Rebaque, Johnny Dumfries ou Satoru Nakajima.
A SUPER LICENÇA para correr na F1 foi criada em 1978, mas somente a partir do final dos anos 2010, os critérios para os pilotos entrarem na F1 ficaram mais rígidos, isso para impedir pilotos ruins na categoria.
Independente disso, o nível dos pilotos no pelotão da frente era de excelente pra cima. Essa geração era tão forte que os bons pilotos como: Patrese, Alboreto, Fabi, Berger, Boutsen e Nannini não tiveram chance e foram esmagados pelos grandes talentos que serão listados abaixo:
NIKI LAUDA:
Niki Lauda, é considerado um dos melhores pilotos da história da F1. Ele venceu os campeonatos de 75 e 77 com muita facilidade, mesmo depois do grave acidente em Nurburgring 76, ele se recuperou e continuou pilotando em alto nível, derrotando facilmente todos os excelentes pilotos do final da década de 1970.
Mas em 1979 na Brabham, as coisas começaram a mudar... ele começou a tomar tempo do seu companheiro de equipe, um jovem brasileiro chamado Nelson Piquet, que se tornaria tricampeão mundial. Niki resolveu se aposentar pela 1a vez da F1.
Em 1982, Ron Dennis convenceu o austríaco a retornar à F1, mas teve grandes dificuldades com os motores turbos e com a concorrência dos pilotos desse período. Lauda perdeu duas temporadas (82 e 83) para John Watson dentro da McLaren.
Em 1984, Niki teve o genial Alain Prost como companheiro e derrotou o francês por apenas 0,5 ponto. Devemos mencionar que a sorte lhe ajudou muito nesse ano, pois Prost teve quebras em corridas com chances de vitória (EUA II, Ing e Ita) e o francês ainda teve os pontos do GP Mônaco 84 cortados pela metade, esses pontos perdidos deram o título a Niki Lauda, que andou na maioria das corridas atrás de Alain Prost
Em 1985, Prost bateria Lauda de forma implacável, e o austríaco se aposentaria em definitivo da F1 no final do ano. A extrema dificuldade que Lauda teve nos anos 80, nos mostra como essa nova geração era poderosa, justamente Nelson Piquet e Alain Prost, companheiros de equipe que derrotaram Lauda, ganharam 7 títulos mundiais.
Niki Lauda: era apelidado de "O Computador" por ser um piloto rápido e calculista.
Campeão 75, 77 e 84
Vice campeão 76
Poles: 24
Vitórias: 25
Pódios: 52
Na opinião do autor desse site Niki Lauda está no TOP 10 da história da F1.
NELSON PIQUET:
O brasileiro é considerado o piloto mais completo da história da F1, pelo seu conhecimento de mecânica, e por todas as inovações que ele trouxe para à F1 como: regulagem de distribuição de freios de dentro do carro e aquecimento de pneus, que ele recomendou a Gordon Murray. O engenheiro sulafricano criou um armário com gás para esquentar os pneus antes dos pit stops (Ver o tópico das MAIORES EVOLUÇÕES DA F1).
O brasileiro derrotou todos seus companheiros de equipe no geral das temporadas, com exceção de Niki Lauda em 1979, mas devemos lembrar que Piquet era um calouro e Lauda já era experiente. Fora isso, Piquet foi o responsável pela primeira aposentadoria de Niki Lauda em 1979, quando começou a andar mais que o austríaco nos treinos.
Certamente o brasileiro foi o melhor piloto da primeira metade dos anos 80, quando ganhou dois títulos sem ter um carro dominante em mãos em 1981 e 1983, sempre ganhando na última corrida do ano.
Nelson Piquet: era um piloto completo, rápido e desenvolvedor de carros, ele era o "Gênio da Mecânica".
Campeão 81, 83 e 87
Vice campeão 80
Poles: 24
Vitórias: 23
Pódios: 60
Na opinião do autor desse site Piquet está no TOP 10 da história da F1.
ALAIN PROST:
Se Piquet foi o melhor piloto do começo dos anos 80, Prost foi, indiscutivelmente, o melhor piloto da 2a metade dos anos 80. O francês foi campeão em 1986 com um carro inferior e derrotou 5 campeões do mundo (ou futuros campeões) dentro das suas equipes: Lauda em 85, Rosberg em 86, Senna em 89, Mansell em 90 e Hill em 1993.
Ninguém até hoje fez isso na F1.
Prost derrotou todos (absolutamente todos!) seus companheiros de equipe nos pontos no geral dos pontos das temporadas. Lembrando que ele foi o único piloto que derrotou Ayrton Senna dentro da equipe e foi o responsável pela aposentadoria definitiva do Niki Lauda.
Alain Prost: era "O Professor" um piloto super rápido, poupador de equipamento e muito regular.
Campeão 85, 86, 89 e 93
Vice campeão 83, 84, 88, 90
Poles: 33
Vitórias: 51
Pódios: 106
Na opinião do autor desse site, Prost está no TOP 5 da história da F1.
AYRTON SENNA:
Senna é considerado o piloto mais rápido em treinos, mais rápido em circuitos de rua e na chuva. Dono de um talento natural acima da média, capaz de tirar tudo de qualquer carro e tinha grande capacidade técnica. Quem não se lembra que Senna venceu a corrida dos campeões em 1984, com a Mercedes 190 E, disputando contra vários campeões da F1. Detalhe: Senna nunca tinha corrido de turismo em toda a vida...
Senna ganhou o título de 1990 e 1991 sem ter o carro dominante. Em 1990 a McLaren estava equilibrada com a Ferrari de Prost e Mansell, e em 1991, a McLaren estava um pouco inferior da Williams de Mansell e Patrese.
Ayrton Senna: era um piloto que se destacava por sua "velocidade pura" e seu talento natural.
Campeão 88, 90 e 91
Vice campeão 89 e 93
Poles: 65
Vitórias: 41
Pódios: 80
Na opinião do autor desse site Senna está no TOP 2 da história da F1. Mesmo se você não gostar de Senna, ele tem que estar no mínimo no TOP 3 da história.
Nigel Mansell e Keke Rosberg, dois excelentes pilotos disputando contra os gênios
KEKE ROSBERG E NIGEL MANSELL:
Keke Rosberg e Nigel Mansell estavam um pouco abaixo de Lauda-Piquet-Prost-Senna, mas eram excelentes pilotos, além de serem rapidíssimos.
Rosberg é, inadvertidamente, pouco valorizado pelos fãs de F1 que nunca o viram correr, mas era um piloto talentoso, muito rápido, que jamais teve um carro em condições de ser campeão do mundo em mãos. Em 1982, ele foi campeão por fatores circunstanciais: a Ferrari fora o melhor carro e ele foi campeão devido os acidentes de Villeneuve e Pironi.
Em 1986 quando a Williams iria construir um carro dominante, ele se transferiu para a McLaren, e essa escolha errada talvez tenha sido o motivo da sua aposentadoria nesse ano. Se permanecesse na Williams teria números muito melhores na carreira.
Mansell era um excelente piloto, mas só foi "explodir" na F1 a partir de 1986, quando sentou na Williams acertada por Nelson Piquet, mas seus resultados provam por si só, o Leão era um piloto rapidíssimo e talentoso, apesar de cometer muitos erros. Mansell foi vice dos 3 melhores pilotos da F1 nessa fase (Prost: 86, Piquet: 87 e Senna: 91).
Ele foi para a F Cart em 1993 e foi campeão no ano de estreia, batendo Mario Andretti, seu companheiro de equipe, de forma inquestionável. Ele foi o único campeão da história da F1 (1992) e da F Cart (1993) em anos consecutivos.
Nigel Mansell: era "O Leão" um piloto arrojado, corajoso, super veloz, mas cometedor de erros.
Campeão 92
Vice campeão 86, 87 e 91
Poles: 32
Vitórias: 31
Pódios: 59
Keke Rosberg: era um piloto arrojado, super veloz, mas não teve a sorte de ter carros campeões em mãos.
Campeão 82
Poles: 5
Vitórias: 5
Pódios: 17
Na opinião do autor desse site, tanto Rosberg como Mansell estão no TOP 25 da história da F1, mesmo que Keke tenha números muito abaixo do seu verdadeiro talento como piloto.
Prost, Senna e Rosberg no pódio do GP Mônaco 1986 e Mansell, Prost e Piquet no pódio do GP Portugal 1986
TEMPORADAS 1984 A 1991:
1984 e 1985 foram as temporadas com os grids considerados mais fortes da F1, com a presença Lauda, Piquet, Prost, Senna, Rosberg e Mansell, todos pilotos com talento de sobra para serem campeões.
De 1986 a 1991, mesmo após a aposentadoria de Lauda e Rosberg, as disputas continuaram, mas dessa vez com o "Quarteto Fantástico": Piquet, Prost, Senna e Mansell. Nigel Mansell mesmo sendo um piloto abaixo de Piquet, Prost e Senna, podia rivalizar com eles, pois era um excelente piloto.
Essa geração produziu boas disputas nas pistas e muita rivalidade fora delas entre eles. Como sempre, os pilotos que tivessem o MELHOR CARRO, venciam a disputa. As exceções foram as McLarens 1986 e 1991, que venceram mais pelo talento de Prost e Senna, do que pelas qualidades do carro.
Os pilotos citados nessa página ganharam todos os títulos de 1981 a 1993:
Piquet (81, 83, 87),
Rosberg (82)
Lauda (84)
Prost (85, 86, 89 e 93),
Senna (88, 90 e 81),
Mansell (92).
O mais interessante que esses GRANDES PILOTOS dos anos 80 tinham características e pontos fortes bem diferentes: Lauda era calculista, Piquet era desenvolvedor de carros, Prost tinha uma pilotagem precisa e perfeita e Mansell era super arrojado. Senna mesclava um pouco das características desses 4 pilotos.
Outro fato interessante era que Piquet, Prost, Senna e Mansell, se odiavam. Mansell odiava Prost, que não gostava de Senna, que odiava Piquet, que sacaneava Mansell. Era uma época sem precedentes na história da F1.
SURGIMENTO DO SCHUMACHER
Em 1991, surgiu um piloto genial, velocíssimo e destruidor de companheiros de equipe, no nível dos melhores pilotos dos anos 80: Michael Schumacher.
A ascensão do Alemão, coincidiu com as aposentadorias de Piquet, Prost e Mansell e a morte de Senna, o que contribuiu para que Schumacher ficasse como o único GÊNIO remanescente da F1, e demoraria quase uma década para surgir um piloto no mesmo nível de pilotagem do Alemão.
Os demais pilotos que foram surgindo para serem adversários do Alemão nos anos 90 estavam muito abaixo dos melhores pilotos dos anos 80. Os adversários eram:
-
Damon Hill
-
David Coulthard
-
Jacques Villeneuve
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HH Frentzen
-
Mika Hakkinen
A transição da geração de Piquet-Prost-Senna-Mansell para a geração do Schumacher-Hakkinen-Hill-Villeneuve foi bastante traumática.
Schumacher foi o único GÊNIO da sua geração e dominou a F1 de forma jamais vista na categoria. O resto é história...
Três Gênios: Prost, Senna e Schumacher no pódio do GP Espanha 1993
COMPARATIVO ENTRE GRANDES PILOTOS
A história prova que sempre que houve disputa entre GRANDES PILOTOS com carros equilibrados os resultados também foram equilibrados. A análise abaixo corrobora com o que foi dito acima:
Stewart x Fittipaldi:
Em 1972 e 1973, Lotus e Tyrrell estavam razoavelmente equilibradas. Em 1972 a Lotus estava melhor, e o brasileiro foi campeão facilmente. Em 1973, a Lotus continuou forte, mas teve nove quebras contra apenas duas quebras da Tyrrell, que era o carro mais confiável. Resultado: o escocês foi campeão da temporada.
Geral da temporadas: Stewart 1 x 1 Fittipaldi
Lauda x Prost:
Lauda e Prost foram companheiros de equipe pela McLaren em 84 e 85, nos dois anos Prost andou na frente de Lauda na maioria das corridas, mas Lauda ganhou em 84 (por causa da divisão dos pontos do polêmico GP Mônaco 84) e Prost ganhou em 85.
Geral da temporadas: Lauda 1 x 1 Prost
Piquet x Mansell:
Piquet e Mansell foram companheiros de equipe pela Williams em 86 e 87. Mansell ganhou em 86 e Piquet ganhou em 87. Lembrando que em 1987, Piquet bateu na curva Tamburelo nos treinos do GP San Marino, e nitidamente perdeu velocidade, mas compensou isso com incrível regularidade, e se sagrou campeão da temporada. O Gênio sempre dá um jeito de se sobressair mesmo na dificuldade.
Geral da temporadas: Piquet 1 x 1 Mansell
Senna x Prost:
Senna e Prost foram companheiros de equipe em 88 e 89, Senna andou na frente de Prost na maioria das corridas nessas duas temporadas. O brasileiro venceu em 88 e o francês venceu em 89. Nessa última temporada, Prost deu uma aula de regularidade se aproveitou dos erros e as quebras do brasileiro, e teve ainda uma ajudinha do Balestre no GP Japão 89.
Geral da temporadas: Senna 1 x 1 Prost
Senna x Schumacher:
Senna e Schumacher, nunca foram companheiros de equipe, mas tiveram carros equilibrados em 92, 93 e 94. Vamos tirar 1994, pois Senna sofreu 3 acidentes, sendo 2 deles sem culpa e não teve tempo de se recuperar no campeonato.
Em 1992, a McLaren estava ligeiramente melhor que a Benetton, e Schumacher derrotou Senna. Em 1993, a situação de inverteu, a Benetton estava ligeiramente melhor, e Senna derrotou Schumacher.
Geral da temporadas: Senna 1 x 1 Schumacher
CONCLUSÃO:
Tudo isso comprova que esses GRANDES PILOTOS, mesmo tendo características e qualidades bem diferentes, têm níveis de talentos bem similares. Esses GRANDES PILOTOS conseguem, de uma forma ou de outra, reverter situações desfavoráveis para superar seus adversários.
Esse é o diferencial que separa um GRANDE PILOTO de um BOM PILOTO, e os anos 80 foi o período da F1 que mais vimos isso acontecer na F1, quando Piquet (81), Rosberg (82) e Prost (86) ganharam sem ter o melhor carro da F1. Isso se repetiu nos anos 90 com Senna (91) e Schumacher (95).