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SCHUMACHER X SENNA, DUAS LENDAS DA F1

Senna e Schumacher (5).jpg

QUEM FOI O MELHOR ?

​​

Toda análise depende do critério pessoal e nenhuma análise é absolutamente isenta, mas eu procurei me eximir de preferência ou nacionalidade de piloto, usando os critérios que achei mais assertivos, sabendo que ambos os pilotos foram contemporâneos por apenas duas temporadas completas e tiveram adversários e companheiros bem diferentes.

DOIS GÊNIOS, DUAS LENDAS DA F1

Schumacher e Senna tinham um nível de GENIALIDADE bem similar, com algumas semelhanças nos talentos deles e diferenças nas suas respectivas carreiras, que serão contadas abaixo nessa página.

Ambos eram extremamente rápidos nos treinos, na chuva, e em qualquer tipo de pista, seja de rua, de média ou de alta velocidade, todas as análises mostram que Senna e Schumacher eram pilotos bem parelhos em termos de talento.

O próprio Senna via no Schumacher, um adversário muito talentoso e rapidíssimo.

NO KART

Senna foi vice campeão em 1979 e 1980, sendo que em 1979 perdeu por que deixou seu companheiro (Peter Koene) lhe ultrapassar numa das baterias, pois não sabia que o regulamento do desempate de pontos tinha mudado justamente naquele ano. (Declaração de Peter de Bruijn- Revista Racing Fevereiro e Março de 2004 pg 14) Peter de Bruijn empatou nos pontos com Senna, mas foi o campeão pelo novo critério de desempate que levava em conta os resultados das baterias classificatórias e não mais o resultado das semifinais.

Já Schumacher como Senna, também foi vice campeão em 2001, perdendo para o italiano, Vitantonio Liuzzi, em Kerpen na Alemanha, pista que Schumacher treinou em toda a sua infância, mas independente disso o alemão sempre foi reconhecido por ser extremamente rápido e habilidoso no kart, assim como Senna também era.

TALENTO NATURAL

Hoje em dia os pilotos chegam na F1 muito bem preparados, por causa dos simuladores e recebem ajuda dos engenheiros para melhorar a sua pilotagem, tudo isso facilita muito a vida do piloto ao sentar num carro de Fórmula 1 pela primeira vez.

Antigamente fazer um tempo competitivo no primeiro contato com o carro era muito mais complicado, pois não havia possibilidade de testar em simuladores, então o piloto levava tempo, às vezes meses, para chegar no limite do carro e fazer tempos próximo ao piloto titular.

Na lista dos grandes talentos naturais da F1, eu ponho: Fangio, Clark, Stewart, Fittipaldi, Hunt, Piquet, Rosberg, Prost, Senna, Alesi, Schumacher, Alonso e Hamilton. Mas certamente Senna e Schumacher foram os pilotos com maior talento natural da história da F1. Eles estrearam na F1 barbarizado e fazendo tempos mais rápidos que os dos pilotos titulares das suas equipes, que tinham mais experiência que eles.

Ambos eram iguais em relação ao talento natural.

VELOCIDADE EM TREINOS

​Ao fazer a comparação nos treinos de Senna x Prost na McLaren e Schumacher x Barrichello na Ferrari, podemos estimar a dimensão de quanto Senna e Schumacher eram rápidos em relação a esses respectivos companheiros de equipe.

Tendo em mente que Prost era mais rápido Barrichello em treinos (pouca coisa, mas era!), temos um bom parâmetro de comparação entre Senna e Schumacher com uma boa amostragem. Mas lembro-lhes que isso não é uma Ciência Exata.

Senna x Prost 1988 e 1989:

Largadas: 28 x 4 (0,6s Senna em média mais rápido)

Percentual: 87,5% x 12,5%

Schumacher x Barrichello 2000 a 2005:

Largadas: 80 x 24 (0,4s Schumacher em média mais rápido)

Percentual: 77% x 23%

​Para confirmar o resultado acima, podemos analisar os percentuais de poles, largadas na 1a fila e largadas na frente ao companheiros de equipe, lembrando que Senna teve proporcionalmente menos carros para fazer poles e disputar títulos que Schumacher.

Percentual de poles:

Senna 40% 

Schumacher 22% (27% antes do seu retorno à F1).

Percentual de largadas na 1a fila:

Senna 55%

Schumacher 38% (47% antes do seu retorno à F1).

Percentual de largadas na frente do companheiro de equipe:

Senna 89%

Schumacher 75% (86% antes do seu retorno à F1).

17 Pilotos mais rápidos em qualifyings da F1 Moderna (após 1968), ver na página RANKING DE VELOCIDADE aqui no site:

1-Senna

2-Schumacher

3-Verstappen

4-Hamilton, Russell e Norris

5-Prost, Piquet, Alonso, Hakkinen, Mansell, Keke Rosberg, Nico Rosberg, Peterson, Depailler, Gilles Villeneuve e Leclerc

Todas comparações nos mostram que Senna e Schumacher foram os pilotos mais rápidos da F1 Moderna (após 1968), mas Senna era ligeiramente mais rápido que Schumacher numa volta lançada. Veja o ranking acima.

CONDIÇÃO DE PRIMEIRO PILOTO

Poucas pessoas sabem, mas Senna entrou na Lotus em 1985, como 2o piloto, seu carro não tinha computador de bordo e utilizou o motor Renault EF4B em 4 corridas, enquanto Elio De Angelis desde o começo do ano usou o motor Renault EF15 mais potente e tinha computador de bordo. Somente na metade de 1985, a Lotus passou a dar tratamento igual aos dois.

Situação foi similar na McLaren em 1988, Senna entrou como 2o piloto e Alain Prost tinha prioridade dentro da equipe, mas os resultados na pista forçaram a equipe dar tratamento igual aos dois pilotos. Devo citar que Prost era bicampeão do mundo, recordista absoluto de vitórias na F1 e melhor piloto da F1 naqueles dias, então Senna teve que lutar para reverter a situação dentro da equipe. 

Em 1986, 1987 na Lotus, e em 1990, 1991 e 1992 na McLaren, Senna teve prioridade dentro das suas suas equipes. Em 1993 o brasileiro teve condição de 1o piloto, mas a partir do fim de semana do GP Portugal, ele anunciou sua saída da equipe, a equipe passou a priorizar Mika Hakkinen que iria permanecer na equipe, isso foi relatado nos jornais da época.

 

Já o Schumacher, de 1992 a 2006, sempre teve prioridade de 1o piloto em todas as temporadas. Na Ferrari a coisa chegou a situações extremas, a ponto de Irvine e Barrichello não terem permissão de ultrapassar o Alemão ou até mesmo atitudes antidesportivas como no GP Áustria 2001 e 2002. 

 

Nesse aspecto Schumacher teve bem mais facilidades que Senna.

ADVERSÁRIOS DE SENNA

​Essa é a maior diferença da carreira de ambos. 

Senna foi contemporâneo de quatro grandes gênios da F1: Prost, Piquet, Lauda (em final de carreira) e o próprio Schumacher e ainda enfrentou dois excelentes pilotos: Mansell e Rosberg. Eram adversários muito difíceis e esse período é considerado o mais duro da história da F1 em termos de competitividade e disputa. Todos os campeões desse período eram considerados acima da média.

Lauda 75, 77, 84

Piquet 81, 83, 87

Prost 85, 86, 89, 93

Senna 88, 90, 91

Rosberg 82

Mansell 92

ADVERSÁRIOS DE SCHUMACHER

Schumacher começou a despontar na F1, justamente quando quatro dos grandes pilotos começaram a abandonar a F1: Piquet em 91, Mansell em 92 (depois retornou em 94), Prost em 93 e Senna em 94. Depois da morte de Senna, o Alemão era o único GÊNIO remanescente na F1, sem nenhum adversário a altura do seu talento.

Para comprovar isso, basta assistir o GP Brasil 1994, Schumacher e Senna deram volta em todos na pista, antes do brasileiro rodar e abandonar. Lembrando que Senna estava andando 1,5s mais rápido por volta que seu companheiro de equipe Damon Hill, ou seja, Senna e Schumacher estavam noutro patamar.... quando o brasileiro morreu, o alemão ficou sozinho nesse patamar. Damon Hill era um piloto com talento muito abaixo de Senna e Schumacher.

Depois da morte de Senna, a F1 passou por uma transição traumática, Damon Hill passou a ser a referência de piloto de ponta da F1 para a efetivação de David Coulthard e o retorno de Nigel Mansell, que tinha 41 anos e estava em final de carreira. Depois Coulthard serviu de parâmetro para a contração de Jacques Villeneuve e este por sua vez serviu para a contratação de Frentzen. A F1 estava sem referência de um verdadeiro piloto de ponta.

De 1994 a 2002, os adversários de Schumacher foram: Hill, Coulthard, Villeneuve, Frentzen e Hakkinen, todos eles estavam abaixo dos grandes pilotos dos anos 80. Desses oponentes somente Hakkinen tinha capacidade de duelar com Schumacher em termos de velocidade, mas o finlandês era um piloto muito instável. Rubens Barrichello eu não considero adversário, pois ele foi relegado a 2o piloto da Ferrari, sem permissão de derrotar o alemão.

 

Em 2003, a concorrência começou a ficar mais dura, quando Raikkonen e Montoya deram trabalho ao alemão, mas somente em 2005 e 2006 quando Fernando Alonso passou a ter carro competitivo, Schumacher passou a ter um adversário realmente a altura.... mas ele logo se aposentou. 

DOMÍNIO TEMPORAL NA F1

De 1984 a 1987, o brasileiro competiu contra grandes pilotos (Lauda, Prost, Rosberg, Piquet, Mansell) que estavam em carros competitivos, por isso ele não teve condição de dominar a F1, mesmo sendo considerado o piloto mais rápido da categoria. O domínio temporal de Senna só começou em 1988 e foi até 1994, mesmo sem ganhar os títulos de 1989, 1992 e 1993.

Já o domínio temporal de Schumacher foi o maior de toda a história da F1, durou 11 anos (1994 a 2004). Nesse período ele era de longe o melhor piloto da categoria, mesmo sem ganhar alguns títulos. Somente em 2005 e 2006 quando Fernando Alonso desafiou Schumacher, o Alemão passou a ter um adversário à altura, e o piloto espanhol conseguiu derrotar o alemão.

É inegável que o domínio de Schumacher foi maior que o de Senna, mas temos que levar em consideração os vários fatores que ajudaram o alemão a manter esse domínio por tanto tempo.

RITMO DE CORRIDA

​Em termos de ritmo de corrida, ambos eram extremamente parecidos, mas Senna correu 158 corridas numa época que não era permitido o reabastecimento, o ritmo de corrida não era tão intenso e não era necessário fazer tantas VMR's. Já Schumacher correu em grande parte da carreira numa época que podia reabastecer e o piloto precisava andar em ritmo de classificação nas corridas sem poupar pneus, combustível e fazendo muitas VMR's.

A única corrida que fizeram juntos com o regulamento da permissão de reabastecimento foi o GP Brasil 1994, onde Senna andou na frente do Schumacher no 1o stint, e Schumacher andou na frente do Senna no 2o e 3o stints, sendo que no 3o stint Senna estava tirando a diferença para Schumacher, quando rodou. O ritmo de corrida dois dois foi muito parecido, com pequena vantagem ao alemão. Voltas mais rápidas GP Brasil 1994: Schumacher fez 1m18s455, Senna fez 1m18s764 e Hill fez 1m20s386.

Nesse quesito considero Schumacher ligeiramente melhor que Senna, pois o Alemão era um animal em ritmo de corrida.

SUCESSO FRENTE AO COMPANHEIRO DE EQUIPE

​Em termos de sucesso frente ao companheiro de equipe, Senna derrotou todos eles nos pontos com exceção do Prost. Enquanto Schumacher derrotou todos seus companheiros de equipe, com exceção de Piquet e Nico Rosberg.

Em chegadas na frente em condições normais, que são aquelas não oriundas de abandono, problema no carro, ordem de equipe ou pit stop demorado ou punição temos:

Senna foi batido 4 vezes, todas pelo Prost:

Prost (4): Mex/88, Por/88, Esp/88 e Aus/88.

Schumacher foi batido 32 vezes:

Piquet (1): Por/91.

Brundle (1): Ing/92.

Barrichello (6) : Eur/02, Hun/02, Ita/02, Ing/03, Ita/04 e Eur/05.

Massa (2): Mal/06 e Tur/06.

Rosberg (22): Bah/10, Aus/10, Mal/10, Chi/10, Mon/10, Eur/10, Ing/10, Ale/10, Bel/10, Ita/10, Sin/10, Cor/10, Bra/10, Chi/11, Tur/11, Eu/11, Ing/11, Ale/11, Abu/11, Bra/11, Bah/12, EUA/12.

Vamos desprezar as 22 vezes que Schumacher foi batido pelo Rosberg, pois ele estava no final da carreira e foi muito mal.

 

O Alemão foi batido 6 vezes pelo Barrichello e 2 vezes pelo Massa, sendo nem um nem outro eram gênios, fora as vezes que a Ferrari não deixou o Rubinho chegar na frente do alemão. Enquanto Senna foi batido apenas 4 vezes pelo Prost, que foi um dos maiores gênios da história.

Fica claro que tanto Senna como Schumacher eram destruidores de companheiros de equipe, mas Senna foi ligeiramente melhor que Schumacher nesse quesito. 

ERROS DE PILOTAGEM

Senna foi muito criticado por cometer erros de pilotagem bobos e desnecessários como em Mônaco 88, Itália 88, Portugal 89, Austrália 92, mas sobre pressão em situação de disputa de título, ele não cometia tantos erros.

Já Schumacher tinha um pilotagem extremamente rápida, mas errava muito sobre pressão. Nas 4 vezes que disputou o título na última corrida do ano, ele errou em todas essas corridas: Austrália 94, Europa 97, Japão 1998 e Japão 2003. No seu retorno à F1 em 2010, 2011 e 2012 ele errou muito, mas temos que dar um "desconto" ao Alemão por causa da sua idade.

Ambos são bem similares nesse quesito, difícil saber quem foi melhor.

PILOTAGEM NA CHUVA

É difícil​ fazer essa análise, pois ambos só compartilharam poucas temporadas correndo juntos na F1, nas que fizerem juntos na chuva Senna ganhou 3 na chuva e Schumacher ganhou uma. Então vou usar as médias para analisar eles dois.

Senna ganhou 13 em 21 corridas na chuva, média de 62%. Sem esquecer que ele perdeu duas corridas na chuva por quebra e acidente, quando liderava folgado (Canadá 89 e Austrália 89), senão a média poderia ser ainda maior. 

 

Já Schumacher também dava show na chuva e fez corridas antológicas nessas condições, mas ganhou 19 em 51 corridas na chuva, média de 36,5%.

Em pilotagem na chuva, ambos eram geniais, mas Senna era melhor. Senna, provavelmente, foi o melhor piloto na chuva da história da F1.

PILOTAGEM EM CIRCUITO DE RUA

Os circuitos de rua possuem características que privilegiavam mais o talento e a técnica do piloto, do que a qualidade do seu equipamento. São pistas que conseguimos identificar verdadeiramente se o piloto é talentoso ou não.

O que corrobora com o que foi escrito acima, é que todos os pilotos com mais duas poles em Mônaco, que é um circuito de rua típico, são considerados os maiores gênios da história da F1:

  • Senna 5,

  • Fangio, Clark e Stewart 4,

  • Moss, Lauda, Prost e Schumacher 3. 

Senna correu apenas 10 anos na F1 e teve 13 vitórias em circuitos de rua:

  • Mônaco 6 vezes (ele poderia ter ganho 7 vezes se não batesse sozinho em 1988)

  • EUA 5 vezes

  • Austrália 2 vezes

Schumacher correu 18 anos na F1 e teve 9 vitórias em circuitos de rua:

  • Mônaco 5

  • Austrália 4

Esse comparativo não é conclusivo, pois depende da adaptação dos carros que ambos tiveram aos circuitos de rua típicos, mas tudo indica que Senna era superior ao Schumacher nesse tipo de pista.

GANHAR CORRIDAS COM CARRO DANIFICADO

Temos diversos exemplos no passado de pilotos que completaram corrida com carro danificado:

  • Jim Clark no GP França 1963 ganhou com o giro do motor limitado em 9.500 RPM e no GP Inglaterra 1965 que ganhou a corrida com o motor sem óleo (Fonte Livro a História de Jim Clark pg 114 e Revista Auto Esporte setembro 1965 pg 40 e 42),

  • Schumacher no GP Espanha 1994, na qual ele chegou em 2o lugar apenas com a 5a marcha da volta 21 em diante,

  • Vettel no GP Brasil 2011, na qual ele chegou em 2o lugar com problemas no câmbio.

Mas não se conhece um piloto que tenha ganho tantas corridas com carro danificado como Ayrton Senna:

  • GP Japão 1988, ganhou sem duas marchas,

  • GP Mônaco 1989, ganhou sem a 1a e 2a marchas,

  • GP Mônaco 1990, ganhou com o motor perdendo potência,

  • GP Canadá 1990, sem a 1a marcha,

  • GP Brasil 1991, só com a 6a marcha a 7 voltas do final,

  • GP Bélgica 1991, com câmbio quebrado,

  • GP Itália 1992, com câmbio e escapamento quebrados.

Nesse quesito, Senna era melhor.

ACERTO DE CARRO

Ambos são considerados bons acertadores de carros, apesar deles serem inferiores a Piquet, Prost e Lauda nesse quesito.

Senna era exímio acertador de carros para os treinos, mas era razoável para acertar para acertar para as corridas. Devemos ressaltar que de todos os companheiros de equipe do brasileiro, ele só copiou o acerto do Alain Prost, que era conhecido como um grande mestre em acertar carros para a corrida toda, além disso o brasileiro se adaptava a qualquer tipo de carro (dianteiro, traseiro ou neutro) o que facilitava muito suas performances.

Schumacher era bom acertador de carros, principalmente no estilo traseiros (sobresterçantes) que era sua especialidade. Mas em certos tipos de pista, esse tipo de acerto não funcionava, por isso várias vezes ele copiou o acerto do Rubens Barrichello (e até mesmo do Felipe Massa). Fora isso, o alemão não se adaptava a carros dianteiros, como ele mesmo confessou em 2010 quando voltou à F1.

 

Nesse aspecto considero Senna ligeiramente melhor que Schumacher, por se adaptar a qualquer tipo de set up.

TRABALHO EM EQUIPE E UTILIZAÇÃO DOS RECUROS DISPONÍVEIS

Senna trabalhava bem em equipe, mas os anos na Lotus não foram frutíferos, pois a equipe estava em decadência desde a morte de Colin Chapman. Na McLaren, após a saída de Prost, o brasileiro teve que liderar a equipe e ganhou 2 títulos, sendo que em 1991, a Williams estava melhor em várias corridas, mas Senna conseguiu envolver a equipe e a fornecedora de gasolina Shell para melhorar o desempenho do carro na 2a metade da temporada.

Schumacher sabia extrair tudo da equipe, fazendo todos trabalharem para ele. Na Benetton, ele soube como ninguém extrair tudo do carro utilizando as melhores táticas de corrida de Ross Brawn. Temos o exemplo do GP França 1993, quando ele passou Senna, por ter optado por duas paradas contra apenas uma do brasileiro, e várias vitórias acontecidas em 1995, utilizando sempre das estratégias de corrida para desbancar a Williams.

 

O alemão foi responsável pela restruturação da equipe Técnica da Ferrari, quando pediu a contratação de dois engenheiros da Benetton para a Ferrari em 1997: Rory Byrne foi importante, pois ele era o engenheiro responsável pelo projeto dos carros das Benetton 1994/1995 e Ross Brawn foi importante nas estratégias de corrida e quando fosse o caso, alterá-las para fazer Schumacher vencer, como aconteceu no GP França 2004, quando ele venceu com 4 paradas, sendo o planejamento inicial eram 3 paradas.

Fora isso o Alemão sabia escolher seus companheiros, para que não tivesse concorrência dentro da equipe e sempre utilizou muito bem a cláusula de 1o piloto, como aconteceu nos anos de Ferrari, impedindo que seus companheiros de equipe rivalizassem com ele.

Rod Smedley foi muito feliz ao definir a capacidade de Schumacher de trabalhar em equipe:

"Michael era tão inteligente em como controlar as pessoas, acho esse foi um dos seus grandes pontos fortes. Ele entendeu como administrar as pessoas. Ele entendeu o que as pessoas poderiam fazer por ele. " (Rob Smedley)

Fonte: https://motorsport.uol.com.br/f1/news/engenheiro-relembra-evolucao-de-massa-e-ajuda-de-schumacher-854970/854970/

Na utilização de todos recursos da equipe, Schumacher era melhor que Senna.

CARROS QUE GANHARAM CAMPEONATOS

Senna e Schumacher tiveram carros dominantes respectivamente em 1988 e 1989 e em 2002 e 2004, mas enquanto Senna teve concorrência fortíssima de um gênio dentro da equipe (Alain Prost), Schumacher tinha Rubens Barrichello que não lhe fazia concorrência e quando o brasileiro fazia concorrência, a Ferrari tratava de intervir.

Nesse caso, Schumacher teve muito mais facilidade para bater os recordes do que Senna.

Senna teve um carro em igualdade técnica com a Ferrari em 1990 e novamente disputou o título contra o genial Alain Prost. Enquanto Schumacher teve caro em igualdade técnica com a Williams em 1994 contra Damon Hill, com a McLaren em 2000 contra Mika Hakkinen e com a Williams e McLaren em 2003 contra Montoya e Raikkonen. Tanto Senna como Schumacher ganharam todos os títulos desses anos.

Senna ganhou o título de 1991, com uma McLaren que era inferior a Williams, pois além de pilotar muito nessa temporada, teve sorte dos erros do Mansell no GP Canadá 91 e no mecânico no GP Portugal 91. Já Schumacher ganhou o título de 1995, com uma Benetton inferior a Williams, assim como Senna o Alemão pilotou muito e se aproveitou dos erros de Damon HIll e David Coulthard.

Nesse aspecto ambos tiveram situações semelhantes e foram campeões.

GP Itália 1991.jpg
GP Europa 1995.jpg

Em 1991 e 1995, em várias corridas, Senna e Schumacher suportaram a pressão das duas Williams. Eles ganharam esses campeonatos, mas seus carros não foram os melhores nessas temporadas.

TEMPORADAS 1992 E 1993

Não tem como analisar Senna e Schumacher em 1991 e 1994, pois em 1991 a McLaren estava muito melhor que a Benetton e em 1994 Senna sofreu três acidentes, sendo dois deles sem culpa, mas sabe-se que a Williams FW 16 no começo do ano tinha problemas de estabilidade como o próprio Adrian Newey, projetista da Williams, confessou. 

 

Por questão de justiça, vamos analisar 1992 e 1993.

Em 1992, a McLaren tinha o poderoso motor Honda, que foi o mais potente da F1 no 2o semestre, mas o carro tinha sérios problemas de aderência nas curvas, isso foi relatado por Ayrton Senna, Gerhard Berger e Mark Blundell (piloto de testes). Já Benetton era um carro muito equilibrado, tinha uma ótima performance em corridas, ajudado pelo motor Ford Cosworth que podia largar com até 30 litros a menos de gasolina que a McLaren, isso lhes dava uma vantagem em algumas pistas da temporada, mesmo com menos potência do motor Ford Cosworth. A disputa foi equilibrada, mas no geral a McLaren foi melhor que a Benetton.

Nesse ano Schumacher derrotou Senna, pois o brasileiro bateu com Mansell na última corrida do ano (Austrália), perdendo 6 pontos importantes que o faria ser vice campeonato. Méritos do Schumacher que foi mais regular que Senna.

Em 1993, a McLaren correu metade da temporada com um motor Ford defasado em relação a Benetton, mesmo com a ajuda da TAG, seu motor não atingia os 720 HP do motor da Benetton. A eletrônica da McLaren era melhor que a da Benetton, mas em contrapartida a aerodinâmica da Benetton, que seria referência para todos os carros da F1 dos anos 90, era melhor. Ou seja, a McLaren tinha mais tecnologia, mas a Benetton tinha mais eficiência na maioria das pistas rápidas. Outro fato que relevante é o fato de Schumacher ter empatado com Senna nas largadas na frente em 8 x 8, sabendo que Senna foi o piloto mais rápido de todos os tempos da F1 em qualifyings, podemos chegar a uma conclusão: a disputa foi equilibrada, mas no geral da temporada, a Benetton foi melhor que a McLaren.

Nesse ano Senna derrotou Schumacher, pois o Alemão se envolveu em acidentes e teve problemas em algumas corridas. Méritos do Senna, que venceu 5 corridas e ficou na frente de Schumacher na Benetton e de Damon Hill na Williams.

OBS: Inadvertidamente alguns fãs da F1 insistem que em 1993 a McLaren estava melhor que a Benetton, o que não é verdade. Em 8 corridas seguidas (Can, Fra, Ing, Ale, Hun, Bel, Ita, Por) a McLaren fez 1 pódio, enquanto a Benetton esteve no pódio em todas essas 8 corridas. Nessa fase do campeonato, a Benetton estava nitidamente melhor que a McLaren, chegando a ficar na frente da equipe vermelha e branca no Mundial de Construtores por 12 pontos.

CONCLUSÃO

É fato que Schumacher é MAIOR do que Senna nos NÚMEROS ABSOLUTOS, quem tem bom senso sabe disso. Mas não é justo comparar os números do alemão que teve uma carreira completa, com os números do brasileiro, que teve a carreira interrompida no auge. Os números absolutos de um piloto são influenciados por uma série de fatores como: o tempo que ele teve em carros vencedores, companheiros de equipe e a qualidade dos seus oponentes. 

 

Ambos os pilotos tinham características muito semelhantes, ambos eram parelhos em termos de capacidade de acerto de carro e precisão da pilotagem em corridas. Senna era mais rápido em qualifyings, melhor na chuva e melhor em circuitos de rua, enquanto Schumacher era mais inteligente, melhor para utilizar todos os recursos a seu favor e ligeiramente melhor em ritmo de corrida.

Se levarmos em conta as condições de equipamentos e adversários que cada um teve, levando em conta também que Senna era melhor em administrar problemas no carro e sabia andar bem em qualquer tipo de carro (traseiro, neutro ou dianteiro), podemos concluir que Senna era ligeiramente mais talentoso que Schumacher, mesmo que o Alemão tenha mais números e mais recordes. Sempre deixando claro que ambos eram dois dos maiores GÊNIOS da F1. 

Para quem sofreu o "Impacto" do Schumacher batendo todos os recordes da F1 nos anos 2000, é difícil aceitar que poderia existir um piloto mais rápido, melhor e mais completo que o Alemão, mas as análises demostram que com certeza Schumacher foi o MELHOR DA SUA GERAÇÃO, enquanto Senna foi o MELHOR DA GERAÇÃO 80, que era repleta de grandes pilotos.

Se você não concorda com esse ponto de vista, não tem problema... pois tudo depende do critério que você usa para avaliar esses dois GÊNIOS. A única certeza que temos é que Senna e Schumacher iriam dividir vitórias e títulos, e jamais pilotos como Hill, Coulthard e Villeneuve venceriam tantas corridas como venceram, com Senna e Schumacher na pista.

COMO SERIA A TEMPORADA DE 1994 COM SENNA VIVO? 

Muitas pessoas se esquecem que a morte de Senna mudou completamente os rumos da temporada de 1994.

 

A análise de como seria a temporada com o brasileiro vivo tem que levar em consideração essa alternativa. Devido a morte de Senna, a FIA alterou o regulamento dos carros, devido a pressão da mídia internacional e aplicou punições excessivas ao Schumacher, algo que não aconteceria se o brasileiro tivesse saído vivo de Imola.

Para fazer esse exercício de suposição, temos que levar em conta que a FIA não mudaria o regulamento dos carros, com isso a Williams iria demorar mais a se recuperar no campeonato, os problemas de Mansell e Coulthard poderiam acontecer no carro de Senna e as desclassificações e punições do Schumacher (manobras claramente políticas para equilibrar o campeonato) não aconteceriam com Senna ainda vivo.

Explicando melhor, no GP Inglaterra 1994 provavelmente Senna e Hill estariam na 1a fila e Schumacher largaria em 3o lugar sem ter como ultrapassar Hill e Senna na volta de aquecimento, portanto não teria sido punido nem suspenso na Itália e em Portugal. A desclassificação na Bélgica também não aconteceria, pois só aconteceu devido à mudança de regulamento imposta pela FIA e a exigência da colocação da prancha de madeira no fundo do carro.

Levando em conta as premissas acima, fiz de forma mais imparcial possível o “exercício de suposição” corrida a corrida e o campeonato ficaria da seguinte forma:

Piloto           Mon  Esp   Can   Fra    Ing    Ale   Hun   Bel    Ita   Por   Eur    Jap    Aus 

-----------------------------------------------------------------------------------

Schumacher   36    40     46    56     62     62    72      78    88    94   104    108    112    Campeão (**)

Senna           10     20     30    30     40     50    56     66    72    82    88     98     108   Vice (*)

Hill                7      13     17     21      25     31     35     39    49    55    59      65     71     3º colocado

(*) Quebra de câmbio na França e problema de combustível na Itália para Senna.

(**) Quebra de motor de Schumacher na Alemanha. Schumacher não teria sido desclassificado na Inglaterra nem na Bélgica, nem suspenso na Itália e em Portugal.

 

Lógico que isso é um exercício de suposição, mas Schumacher teria um pouco mais chances de ser campeão do que Senna, ajudado pelo fato de ter aberto 30 pontos no começo do ano e ter corrido todas as 16 corridas do campeonato.

 

COMO SERIA A TEMPORADA DE 1995 COM SENNA VIVO?

 

Em 1995, ao contrário do que muitas pessoas afirmam, Senna teria sido campeão facilmente, com Schumacher vice e Damon Hill em 3º lugar, haja vista a clara melhora do carro da Williams. A quantidade de pontos perdidos por erros de pilotagem que Hill cometeu durante o ano, mesmo tendo uma Williams melhor que a Benetton, fez erradamente as pessoas acharem que Senna não teria sido campeão nesse ano, o que é um engano.

E para completar, pilotos como David Coulthard e Jacques Villeneuve não teriam surgido em equipes de ponta na F1 com tanta facilidade na F1. Eles só tiveram essas chances devido a morte de Ayrton Senna e os demais pilotos estarem comprometidos com suas equipes (Barrichello, Alesi, Berger, etc).

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