TUDO SOBRE FÓRMULA 1

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DIFICULDADE EM GUIAR OS CARROS DOS ANOS 50:
Os pilotos dos anos 50 eram literalmente heróis, no sentido exato da palavra.
Eles pilotavam em carros sem Santo Antonio, sem cinto de segurança, sem direção hidráulica, com capacete de couro, volante de caminhão, pneus canela fina e zero segurança em carros que chegavam a 300 km/h com freios a tambor. Era uma época sem telemetria, na qual o piloto tinha que ser rápido e preciso, e não era incomum os freios acabarem antes do final da corrida, como Stirling Moss chegou a falar em entrevista.
O piloto mudava o acerto mecânico do carro para melhorá-lo nas curvas, e não havia acerto aerodinâmico ou eletrônico. Era o piloto conversando diretamente com o Chefe dos Mecânicos para tentar melhorar o carro.
Lógico que o carro e a equipe sempre fizeram diferença no automobilismo seja no turismo, rally, protótipo ou fórmulas, mas nos anos 50 o piloto era cerca de 50% do sucesso da equipe e Fangio é a prova viva disso.
CARREIRA ANTES DA F1
Fangio começou a correr na Argentina vencendo diversas corridas como: as 1000 milhas da Argentina de 1939, a corrida Buenos Aires-Lima de 1940 e a corrida Presidente Getúlio Vargas (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, São Paulo e Rio de Janeiro) de 1941.
Em 1949 ele foi para a Europa e ganhou os GP Pau, GP San Remo e GP Perpignan 1949, todas pela Maserati. Depois ganhou o GP Marselha (com um Simca Gordini) e o GP Monza (com uma Ferrari). Isso chamou a atenção de Tazio Nuvolari que disse que Fangio seria o melhor piloto dos anos 50.
Em 1950, a Alfa Romeo convidou Fangio para uma categoria nova que estava surgindo, a Fórmula 1, cerca de um mês antes da primeira corrida. Ele venceu os GPs Pau e San Remo de 1950, ambas pela Alfa Romeo, isso antes da primeira corrida da F1.
ADVERSÁRIOS DO FANGIO
Fangio perdeu o campeonato de 1950, por causa da quebra de câmbio na última corrida do ano, mas depois ele ganhou 5 títulos disputando contra grandes dois gênios (Moss e Ascari) e um excelente piloto (Farina).
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Stirling Moss (55/56/57): mesmo sem ter ganhado um título, era um piloto genial com números impressionantes. Moss ganhou 212 das 529 corridas que disputou de 1948 a 1962 e dirigiu 84 tipos de carros diferentes e chegou a competir em 62 corridas num ano. Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Stirling_Moss
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Alberto Ascari (51): era o 1o piloto da Ferrari nos anos 50, e possuía o recorde de 9 vitórias seguidas em 1952/1953, era um piloto genial, que infelizmente morreu em 1955.
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Giuseppe Farina (50): era um excelente piloto foi o primeiro campeão da F1 em 1950, depois entrou em declínio devido a sua idade avançada, mas era um piloto com grandes qualidades.
FANGIO X FARINA
Giuseppe Farina corria na Alfa Romeo desde os nos 30, e era 2o piloto de Tazio Nuvolari na Alfa Romeo, reconhecido por muitos como o melhor piloto da pré-F1. Farina venceu os campeonatos de Grand Prix Motor Racing de 1937, 1938 e 1939. Mesmo estando abaixo de Nuvolari e Fangio, era um excelente piloto, tinha muita experiência e foi o primeiro campeão da F1 em 1950.
Fangio x Farina em 1950 e 1951:
Largadas: 11 x 2 (1,1s Fangio)
Chegadas: 8 x 5
Pontos: 58 x 49
Fangio perdeu para Farina em 1950, por que o argentino teve uma quebra a mais, mas em 1951 ele venceu facilmente o piloto italiano.
FANGIO X MOSS
Stirling Moss era um piloto genial, ganhou cerca de 50% das corridas que disputou em todas as categorias que correu de 1948 a 1962, sendo que ele correu em 84 tipos de carros diferentes, algo assombroso. Mas quando ele teve Juan Manuel Fangio como companheiro de equipe, a história foi diferente. Na verdade ambos eram GÊNIOS, mas Fangio estava acima do Moss.
Fangio x Moss em 1955:
Largadas: 5 x 1 (0,3s Fangio)
Chegadas: 4 x 1
Pontos: 40 x 23
Mesmo Fangio tendo facilmente derrotado Moss nos pontos, nos treinos o inglês andava bem perto do argentino, somente 3 décimos em média mais lento, o que mostra que Moss era um piloto supertalentoso.
CORRIDAS NA CHUVA
Fangio ganhou 75% das corridas na chuva que disputou, é o maior percentual de vitórias na chuva da história da F1, ficando acima até de Senna que é considerado o melhor piloto na chuva da história da F1.
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Fangio (6 em 8) 75%
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Senna (13 em 21) 62%
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Ascari (4 em 8) 50%
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Moss (3 em 7) 45%
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Schumacher (19 em 51) 36,5%
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Hamilton (16 em 44) 36,4%
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Verstappen (8 em 22) 36,4%
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Clark (3 em 12) 25%
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D Hill (5 em 21) 24%
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Stewart (3 em 15) 20%
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Hunt (3 em 15) 20%
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Ickx (3 em 16) 20%
CAMPEÃO POR TODAS AS EQUIPES QUE CORREU
Fangio foi campeão em todas as 4 equipes que correu, fato único na F1 até hoje: Alfa Romeo, Mercedes, Ferrari e Maserati. Até hoje nenhum piloto conseguiu ser campeão por 4 equipes diferentes, sendo que o título de 1951 ele ganhou, mas provavelmente a Ferrari estava um pouco melhor.
O título de 1957 foi o único da história da Maserati, equipe que ele se transferiu depois que disseram que ele "só ganhava por que tinha o melhor carro". Ele foi para a equipe italiana, calou a boca dos seus críticos e foi campeão, sem Fangio na equipe, eles jamais conseguiram ser campões de novo na F1.
PERCENTUAIS
Os percentuais de Fangio em são os mais altos e mais impressionantes entre todos os campeões da F1. Lógico que o fato dele ter tido bons carros em toda a sua carreira ajudou bastante, mas naquele tempo o piloto fazia muita diferença.
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Título por campeonato disputado: 5/7 71%
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Percentual de campeão ou vice: 7/7 100%
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Vitórias em percentual: 24/51 47%
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Poles em percentual: 28/51 57%
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Largadas na 1a fila em percentual: 48/51 94%
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VMR em percentual: 45%
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Pódios em percentual: 69%
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Hat Trick em percentual: 17,6%
PERFORMANCE NOS CAMPEONATOS DISPUTADOS:
Seus resultados mostram quão GÊNIO Fangio era como piloto:
1950- vice
1951- campeão
1953- vice
1954- campeão
1955- campeão
1956- campeão
1957- campeão
OBS: Fangio não correu em 1952.
POR QUE FANGIO FOI O MELHOR DE TODOS?
Fangio era um piloto extraordinário, rápido, preciso, com bom conhecimento de mecânica, sabia conversar com os mecânicos e entendia de estratégia de corrida. Quem tem dúvidas veja sua vitória no GP Alemanha 1957, na qual ele venceu fazendo parada de box de 45 segundos para voltar, passar as duas Ferraris e ganhar a corrida na última volta. Essa corrida é considerada o maior desempenho de um piloto na história da F1.
Ele foi campeão em 1951 pela Alfa Romeo, e tudo indica que a Ferrari foi ligeiramente melhor que a Alfa Romeo, pois Farina, seu companheiro de equipe, ficou em 4o lugar no campeonato atrás dos pilotos da Ferrari. Assim mesmo Fangio fez diferença e foi campeão nessa temporada.
Ele foi criticado em 1956, pois só ganhava com o melhor carro, então ele se transferiu para a Maserati em 1957 e foi campeão logo nesse ano. Ou seja não precisou esperar 5 anos para transformar a equipe em vencedora nem teve que chamar o corpo técnico de outra equipe para ser campeão.
Fora isso ele nunca precisou jogar o carro em ninguém para ser campeão, como Prost, Senna e Schumacher fizeram, e muito menos se indispor com ninguém ou fazer sujeiras com ninguém para ser campeão, por isso ele era um piloto admirado por todos na F1.
Por tudo que foi citado, Fangio deve ser mencionado no mínimo no TOP 3, e na opinião do autor desse site ele foi o MELHOR DE TODOS OS TEMPOS.