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CAMPEÕES SEM TER O MELHOR CARRO

Todos os campeões ganharam títulos com carros competitivos em mãos, isso é fato. Mas existem um seleto grupo de 9 pilotos que foram campeões em bons carros, mas que não necessariamente foram os melhores das suas temporadas.

Nessa análise foi levado em consideração a confiabilidade, consistência e velocidade do carro. A conclusão desse levantamento contraria àqueles que erradamente generalizam: "Se foi campeão, é por que teve o melhor carro".

1) Fangio em 1951:

Giuseppe Farina, campeão do ano anterior pela Alfa Romeo, ficou em 4o lugar no campeonato de 1951 com 19 pontos, atrás dos dois pilotos da Ferrari, Alberto Ascari (25 pontos) e Froilan Gonzalez (24 pontos), sendo que Gonzalez correu uma corrida a menos que Farina. Esse fato nos leva a pensar que a Alfa Romeo estava perdendo o posto de melhor carro da F1.

A partir do meio da temporada, a equipe Ferrari estava muito forte, se aproveitando que a Alfa Romeo tinha anunciado sua retirada da F1. Fangio foi campeão da temporada, já mostrando nessa época ser gênio e tudo leva a crer que a Ferrari estava um pouco superior a Alfa Romeo e o domínio esmagador da equipe de Maranello em 1952 e 1953 comprovaria isso.

Fangio (Alfa Romeo) 31

Ascari (Ferrari) 25

Gonzalez (Ferrari) 24

Comparação corrida a corrida: Ferrari 3 x 2 Alfa Romeo

Fangio.png

2) Fittipaldi em 1974:

Em 1974, a McLaren começou bem o ano, depois a Ferrari melhorou seu carro nas corridas da parte europeia da temporada, e a McLaren teve que fazer modificações nas tomadas de ar, nas trombetas de admissão e na suspensão traseira (Fonte Anuário Motores 74 pg 12 e 48) para se aproximar da Ferrari. Tudo indica que a equipe italiana foi o melhor carro da temporada, com 10 poles, 3 dobradinhas de largada e 2 dobradinhas de chegada, enquanto a McLaren fez 2 poles e NENHUMA dobradinha de largada ou de chegada. Os problemas e os erros de Niki Lauda fizeram-no perder 20 pontos (acidentes evitáveis na Alemanha e no Canadá e o furo de pneu na Inglaterra), senão o austríaco poderia ter sido o campeão. Então a disputa ficou entre Clay Regazzoni e Emerson Fittipaldi, e o brasileiro foi o primeiro campeão da equipe neozelandesa. Só o fato do suíço que era um piloto muito inferior ao brasileiro ficar a 3 pontos do campeão, já demostra que a Ferrari estava muito forte nessa temporada.

Fittipaldi (McLaren) 55

Regazzoni (Ferrari) 52

Scheckter (Tyrrell) 45​

Comparação corrida a corrida: Ferrari 8 x 6 McLaren

Emerson_Fittipaldi.jpg

3) Piquet em 1981:

Em 1981 a Brabham tinha um bom carro com suspensão pneumática, mas no geral da temporada a Williams, que dominava o EFEITO SOLO na época, projetada por Patrick Head era um pouco superior a Brabham. A evidência disso é os pilotos da Williams: Reutemann (49 pontos) e Jones (46 pontos), que eram menos talentosos que o brasileiro, ficaram com quase o mesmo número de pontos de Piquet (50 pontos). O argentino foi nitidamente "preterido" dentro da equipe Williams no final do ano, se não fosse por isso Reutemann poderia ter sido o campeão dessa temporada. Nelson cometeu alguns erros no começo do ano, mas depois dosou seu ímpeto, e mesclou velocidade, técnica e inteligência para ser campeão.

Piquet (Brabham) 50

Reutemann (Williams) 49

Alan Jones (Williams) 46

Comparação corrida a corrida: Williams 7 x 5 Brabham

OBS: Em 1983 apesar da Brabham ter ficado em 3o lugar no Mundial de Construtores, havia muito equilíbrio entre Brabham, Renault e Ferrari. Na verdade Ricardo Patrese errou, teve muitos problemas nesse ano e não ajudou a Brabham pontuar (marcou apenas 13 pontos) e isso gerou a falsa impressão que a Brabham estava inferior a Renault e a Ferrari.

Nelson_Piquet.jpg

4) Rosberg em 1982:

A temporada de 1982 foi muito equilibrada e com muitas quebras, contudo a Ferrari foi o melhor carro do ano pela sua confiabilidade frente os demais carros. Mas os acidentes de Villeneuve e Pironi ceifaram as chances da equipe italiana ganhar o título de pilotos. Alain Prost liderou o campeonato, tinha chances de título, mas teve 7 quebras durante a temporada e não conseguiu ser o campeão. Então Keke Rosberg, com Williams Ford Cosworth aspirado, foi o melhor do resto e se sagrou campeão com baixo número de pontos, vencendo apenas UMA corrida da temporada no GP Suíça 1982 (realizado na França). Foi um golpe de sorte do finlandês, mas não podemos deixar de incluí-lo nessa lista.

Rosberg (Williams) 44

Pironi (Ferrari) e Watson (McLaren) 39

Comparação corrida a corrida: Ferrari 9 x 6 Williams (*)

(*) Williams foi desclassificada no Brasil.

Keke_Rosberg,_Zandvoort,_03-07-1982.jpg

5) Prost em 1986:

Se alguém ainda duvida da genialidade do francês Alain Prost, sugiro rever a temporada de 1986. Disputando contra os 4 melhores pilotos da F1 naquele momento: Piquet, Mansell, Senna e Rosberg e tendo em mãos o segundo melhor carro da F1, o francês destruiu seu companheiro de equipe Keke Rosberg, que tinha derrotado no ano anterior Mansell dentro da Williams. Em 86 Mansell passou o piloto a ser batido na F1 e liderou a maior parte do campeonato na frente do bicampeão Nelson Piquet, que era considerado o melhor piloto na 1a metade dos anos 80, todos os pilotos citados eram de altíssimo nível. Prost foi campeão na última corrida do ano numa disputa espetacular contra Mansell e Piquet na Williams/Honda, que foi o melhor carro dessa temporada.

Prost (McLaren) 72

Mansell (Williams) 70

Piquet (Williams) 69

Comparação corrida a corrida: Williams 6 x 3 McLaren

Prost XX.jpg

6) Senna em 1991:

A McLaren foi campeã de construtores em 1991, mas em condições normais a equipe Williams deveria ter vencido. Nigel Mansell perdeu duas vitórias fáceis por erros do piloto (Canadá) e do mecânico no pit stop (Portugal). Esses 19 pontos perdidos fizeram a Williams perder o título de construtores que por justiça deveria ser dela. É um exercício de suposição, mas sem esses erros humanos, o Leão chegaria na Japão com 80 pontos contra 83 de Senna na disputa do título.

A McLaren fez mais poles, mas a Williams nitidamente era mais rápida em ritmo corrida, chegando a pressionar ou andar na frente de Senna em várias corridas (Bra, Can, Mex, Fra, Ing, Ale, Hun, Bel, Ita, Por, Esp e Aus), isso pode ser mostrado nas 8 voltas mais rápidas da Williams contra apenas 4 da McLaren. Em termos de confiabilidade Williams teve 8 quebras, enquanto a McLaren teve 7, isso sem contar as provas que Senna teve quebras (Bra e Bel) e completou. Mas no meio do ano, a McLaren ainda teve duas panes secas (Ing e Ale) que a fizeram perder muitos pontos. A diferença de pontos entre Senna e Mansell não representa a batalha que foi essa temporada e o domínio esmagador da Williams em 92 e 93 comprovaria que em 91 eles já estavam fortíssimos.

Senna (McLaren) 96

Mansell (Williams) 72

Patrese (Williams) 53

Comparação corrida a corrida: Williams 9 x 6 McLaren

Ayrton_Senna.jpg

7) Schumacher em 1995:

Schumacher pulverizou com a concorrência em 1995, ajudado pelo show de erros de Hill (quatro abandonos por erros) e Coulthard (cinco abandonos por erros), só Damon Hill perdeu em torno de 36 pontos e a diferença entre ele e Schumacher no final do ano foi de 33 pontos, ou seja, Hill poderia ter sido o campeão se não cometesse tantos erros. Alguém pode alegar que a Benetton foi campeã de construtores por isso era o melhor carro e Herbert ganhou na Inglaterra e na Itália, mas é bom explicar que Johnny só venceu essas corridas devido aos problemas de Hill, Schumacher, Coulthard, Alesi e Berger, na Inglaterra e na Itália. Na temporada a Williams fez 12 poles e 17 pódios, enquanto a Benetton fez 4 poles e 15 pódios. Na verdade Hill e Coulthard, ainda estavam evoluindo como pilotos e mesmo no auge de suas carreiras, nunca chegaram próximo ao talento do Schumacher. Novamente o domínio esmagador da Williams em 96, só comprova que em 95 eles já tinham o melhor carro.

Schumacher (Benetton) 102

Hill (Williams) 69

Coulthard (Williams) 49

Comparação corrida a corrida: Williams 8 x 5 Benetton

OBS: Em 1994, a Benetton começou o ano melhor, mas depois com as melhorias do carro, a Williams encerrou melhor o ano, por isso considero empate entre Benetton e Williams.

Schumacher.jpg

8) Hamilton em 2018:

A temporada de 2018 é a prova cabal que não se pode eleger o carro que marcou mais pontos, como o melhor da temporada. Inadvertidamente muitas pessoas caem nessa "pegadinha"...

 

Foi uma temporada equilibrada, a Ferrari estava melhor em algumas corridas, Mercedes estava melhor noutras, pois em algumas corridas o carro alemão teve problemas de formação de 'bolhas" nos pneus, contudo no geral da temporada, analisando corrida a corrida, a Ferrari foi ligeiramente superior. Várias pessoas ao analisar essa temporada, se esquecem do festival de erros do Vettel (Azerbaijão, França, Alemanha, Itália, Japão, EUA e Brasil), que o fez perder cerca de 76 pontos, fora os 24 pontos que Hamilton ganhou com esses erros, tudo isso custou os títulos de de piloto e de construtores à Ferrari. Hamilton fez uma temporada soberba, mostrou evolução como piloto, foi muito consistente e regular, escrevendo seu nome definitivamente como um dos melhores da história da F1, o mesmo não se pode dizer de Vettel. Se ainda houver dúvidas, basta ver que o Bottas, companheiro de Hamilton, ficou num modesto 5o lugar do campeonato, atrás de Vettel, Raikkonen e de Verstappen, fazendo seu pior ano na Mercedes.

Hamilton (Mercedes) 408

Vettel (Ferrari) 320

Raikkonen (Ferrari) 251

Comparação corrida a corrida: Ferrari 8 x 6 Mercedes

OBS: Em 2008, a McLaren de Hamilton também não foi o melhor carro, pois a Ferrari estava ligeiramente melhor, mas as quebras e os problemas de Kimi e Massa, fizeram equilibrar a briga no campeonato entre eles. Por isso não coloquei nessa lista.

Lewis_Hamilton_2016_Malaysia_2.jpg

9) Verstappen em 2024:

A temporada de 2024 foi bastante equilibrada, com 7 vencedores diferentes, 22 grids de largada com mais de 10 carros no mesmo segundo. Red Bull foi o carro dominante no 1o terço da temporada, e depois a McLaren assumiu o posto de melhor carro, mas com pequena margem em relação à concorrência. Mas o erro da McLaren em não fazer jogo de equipe (Hungria), os erros de Norris (Itália e Brasil), a controversa punição aplicada a Norris (EUA), aliado a melhora da Ferrari e da Mercedes atrapalharam qualquer chance de reação de Lando Norris no campeonato, e o título acabou ficando merecidamente com Max Verstappen. O holandês fez uma temporada espetacular, pois soube extrair o máximo do seu carro nas pistas que não tinha o melhor equipamento, e ainda venceu uma corrida improvável sob chuva no GP Brasil largando do 17o lugar, no melhor estilo Senna e Schumacher. A atuação do Max nessa temporada dirimiu todas as dúvidas, para aqueles que ainda duvidam se ele é um piloto genial ou não.

Verstappen (Red Bull) 437

Norris (McLaren) 374

Leclerc (Ferrari) 356

Comparação corrida a corrida: McLaren 9 x 7 Red Bull

OBS: Em 2021, Red Bull estava bem equilibrada com a Mercedes, por isso não inclui nessa lista, mesmo que a Red Bull não tenha sido campeã de construtores.

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