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Hamilton China 2007.jpg

Abandono de Hamilton no GP China 2007

ABANDONOS, ACIDENTES, QUEBRAS, PANES SECAS E DESCLASSIFICAÇÕES DOS GRANDES PILOTOS

O site antigo da FIA continha o motivo dos abandonos dos pilotos, mas infelizmente essas informações foram excluídas e isso dificulta entender a história das corridas. Por esse motivo resolvi disponibilizar as informações que estavam contidas no site da FIA antes das exclusões, adicionando as informações dos abandonos atuais:

1) Quebras=> Preto

2) Acidentes=> Vermelho

3) Panes Secas=> Marrom

4) Desclassificações=> Roxo

1) QUEBRAS:

FANGIO (9):

1950 (3): Ing (pescador de óleo, 2o), Sui (motor, 2º), Ita (Câmbio, 3o)

1951 (1): Ita (motor, 1o)

1953 (2): Arg (transmissão, 2º), Hol (eixo, 4o)

1955 (1): Mon (transmissão, 1o)

1956 (1): Bel (transmissão, 1o)

1957 (1): Ing (motor)

 

Foram 3 quebras de motor (33,3% das quebras)

 

OBS: Na sua época, se quebrasse, ele podia pegar o carro dos companheiros de equipe.

 

ASCARI (7):

1950 (1): Sui (bomba de óleo)

1951 (2): Fra (Câmbio), Ing (Câmbio)

1954 (4): Fra (transmissão), Ing (motor), Ita (motor), Esp (embreagem)

Foi uma quebra de motor (14,3% das quebras).

OBS: Na sua época, se quebrasse, ele podia pegar o carro dos companheiros de equipe.

MOSS (24):

1952 (4): Bel (motor), Ing (motor), Hol (motor), Ita (suspensão)

1953 (1): Fra (embreagem)

1954 (4): Ing (eixo), Ale (cubo de roda), Sui (bomba de óleo), Esp (bomba de óleo)

1955 (1): Ita (motor)

1956 (2): Bel (roda), Ing (eixo)

1958 (5): Mon (motor, 2o), Bel (motor), Ing (motor), Ale (Magneto), Ita (Câmbio)

1959 (4): Mon (transmissão), Hol (Câmbio, 1o), Ale (transmissão), EUA (transmissão, 1o)

1961 (3): Fra (freios, 1o), ita (cubo de roda), Eua (motor, 1o)

     

Foram 8 quebras de motor (33,3% das quebras).

OBS: Na sua época, se quebrasse, ele podia pegar o carro dos companheiros de equipe.

BRABHAM (45):

1955 (1): Ing (motor)

1956 (1): Ing (motor)

1957 (2): Ing (embreagem), Ale (transmissão)

1958 (2): Bel (superaquecimento), Ita (suspensão)

1959 (1): Ale (transmissão)

1960 (1): Arg (Câmbio)

1961 (5): Mon (ignição), Bel (motor), Fra (pressão de óleo), Ale (superaquecimento), EUA (superaquecimento)

1962 (2): Fra (suspensão), Ale (acelerador)

1963 (3): Mon (câmbio), Bel (injeção), Ing (motor)

1964 (6): Mon (injeção), Hol (injeção), Ale (transmissão), Ita (motor e conexão da roda), EUA (motor), Mex (elétrico)

1965 (2): Mon (motor), Mex (pressão de óleo)

1966 (3): Mon (câmbio), Ale (motor), EUA (motor)

1967 (2): Mon (motor), Bel (motor)

1968 (9): Afr (motor), Mon (suspensão), Bel (acelerador), Fra (bomba de combustível), Ing (motor), Ita (pressão do óleo), Can (suspensão), EUA (motor), Mex (pressão do óleo)

1969 (2): Esp (motor), Ita (pressão do óleo)

1970 (3): Ale (pressão do óleo), Can (pressão de óleo), Mex (motor)

 

Foram 15 quebras de motor (33,3% das quebras)

GRAHAM HILL (61):

1958 (5): Mon (semi-exixo), Hol (superaquecimento), Bel (motor), Fra (superaquecimento), Ale (pescador de óleo)

1959 (4): Mon (incêndio), Fra (radiador), Ale (câmbio), Ita (embreagem)

1960 (5): Arg (superaquecimento), Bel (motor), Ing (freios), Por (câmbio), EUA (câmbio)

1961 (4): Mon (bomba de combustível), Bel (ignição), Ing (motor), Ale (motor)

1962 (1): Mon (liderava quando quebrou motor, mas chegou em 6º lugar).

1963 (4): Bel (câmbio), Hol(superaquecimento), Ale (Câmbio), Ita (embreagem)

1964 (3): Bel (bomba de combustível, mas chegou em 5º), Aut (distribuidor), Ita (embreagem)

1965 (1): Mex (motor)

1966 (4): Fra (motor), Ale (motor), EUA (diferencial), Mex (motor)

1967 (7): Hol (motor), Bel (embreagem), Fra (Diferencial), Ing (motor), Ale (suspensão), Ita (motor), Mex (semi eixo)

1968 (4): Bel (semi eixo), Fra (semi eixo), Ing (semi eixo), Ita (roda)

1969 (2): Ita (semi eixo), Can (motor)

1970 (3): Ale (motor), EUA (embreagem), Mex (superaquecimento)

1971 (3): Esp (direção), Fra (pescador de óleo), Ita (câmbio)

1972 (3): Arg (bomba de combustível), Bel (suspensão), Aut (injeção)

1973 (5): Esp (freios), Mon (suspemsão), Sue (Ignição), Ing (chassi), Aut (suspensão)

1974 (3): Arg (motor), Esp (motor), Hol (Câmbio)

 

Foram 17 quebras de motor (27,9% das quebras)

CLARK (30):

1960 (1): Hol (transmissão)

1961 (2) Mon (bomba de combustível, mas chegou nos classificados), Ing (pressão de óleo)

1962 (5) Hol (câmbio, mas completou entre os classificados, 1o), Mon (embreagem, 1o), Fra (sistema de combustível, 2o), Ita (câmbio, 1o), Afr (pressão de óleo, 1o)

1963 (1) Mon (câmbio, 1o)

1964 (7): Mon (barra estabilizadora e motor, estava em 1o mas chegou em 4º), Fra (motor, 1o), Ale (motor, 2o), Aut (semi-eixo, 2o), Ita (motor, 2º), EUA (bomba de combustível, 1o), Mex (motor quando era o 1o, mas chegou em 5º)

1965 (3): Ita (bomba de combustível, 3o), EUA (motor, 1o), Mex (motor)

1966 (4): Mon (suspensão, 3o), Bel (motor), Ita (câmbio), Mex (câmbio)

1967 (5): Afr (motor), Mon (suspensão, 4o), Fra (diferencial, 1o), Ale (suspensão, 1o), Can (ignição, 1o)

 

Foram 9 quebras de motor (30% das quebras)

RINDT (27):

1964 (1): Aut (direção)

1965 (4): Afr (elétrico), Ing (motor), Hol (pressão de óleo), Mex (ignição)

1966 (2): Mon (motor), Mex (suspensão)

1967 (8):  Afr (motor), Mon (câmbio), Hol (suspensão), Fra (motor), Ing (motor), Ale (radiador), Can (ignição), EUA (motor)

1968 (8): Esp (Pressão de óleo), Bel (motor), Hol (ignição), Fra (vazamento de combustível), Ing (vazamento de combustível), Ita (motor), Can (superaquecimento), EUA (motor), Mex (ignição)

1969 (4): Afr (bomba de combustível), Hol (semi eixo), Ale (ignição), Mex (suspensão)

1970 (4): Afr (motor), Esp (ignição), Bel (ignição), Aut (motor)

 

Foram 9 quebras de motor (33,3% das quebras).

STEWART (32):

1965 (3): Ale (suspensão). EUA (suspensão), Mex (embreagem)

1966 (4): Ing (motor), Ita (vazamento de óleo), EUA (motor), Mex (vazamento de óleo)

1967 (8): Afr (motor), Mon (diferencial), Hol (freios), Ing (transmissão), Ale (diferencial), Can (acelerador), Ita (motor), EUA (injeção)

1968 (2): Afr (motor), Ita (motor)

1969 (2): Mon (semi eixo), EUA (motor)

1970 (8): Mon (motor), Bel (motor, 1o), Ing (embreagem), Ale (motor) Aut (pescador de gasolina), Can (eixo), EUA (vazamento de óleo, 1o), Mex (Suspensão, atropelou um cachorro e quebrou a suspensão do carro)

1971 (2): Aut (semi eixo), Ita (motor)

1972 (2): Afr (Câmbio, 2o), Ita (embreagem)

1973 (1): Esp (freios, 2o)

 

Foram 11 quebras de motor (34,5% das quebras)

 

PETERSON (40):

1970 (3): Fra (diferencial), Ale (motor), Ita (motor)

1971 (2): Esp (ignição), Fra (motor)

1972 (2): Esp (vazamento de combustível), Ing (motor/acidente)

1973 (6): Arg (pressão de óleo), Bra (roda), Esp (Câmbio), Hol (motor), Ale (ignição), Can (suspensão)

1974 (5): Esp (motor), Bel (vazamento de combustível), Sue (semi eixo), Aut (semi eixo), EUA (sistema de combustível)

1975 (6): Arg (motor), Esp (suspensão), Bel (freios), Ing (motor), Ale (embreagem), Ita (motor)

1976 (6): Esp (transmissão), Fra (sistema de combustível), Ing (sistema de combustível), Eur (pressão do óleo), EUA (suspensão), Jap (motor)

1977 (7): Afr (sistema de combustível), EUA Oeste (sistema de combustível), Mon (freios), Ing (motor), Ale (motor), Hol (ignição), Can (vazamento de combustível)

1978 (3): Mon (Câmbio), Ing (pressão de óleo), Ale (câmbio)

 

Foram 12 quebras de motor (30% das quebras)

FITTIPALDI (40):

1970 (1): Mex (motor)

1971 (2): Afr (motor), Esp (suspensão), Ale (vazamento de óleo)

1972 (3): Arg (suspensão, 3o), Ale (câmbio), EUA (suspensão)

1973 (3): Sue (freios e câmbio, abandonou a 4 voltas do final), Ing (transmissão, 2o), Aut (sistema de combustível, 1o)

1974 (3): Fra (motor, 4o), Ale (suspensão quebrada devido a batida de Hulme na sua traseira na largada 20o), Aut (motor 3o)

1975 (2): Hol (motor), Ale (suspensão)

1976 (5): Afr (motor), Esp (transmissão), Fra (pressão do óleo, 17o), Hol (elétrico, 12o), Can (escapamento)

1977 (4): Mon (motor, 15o), Bel (elétrico, 11o), Ing (acelerador), Can (motor, 24o)

1978 (4): Afr (transmissão), Esp (acelerador), Fra (suspensão, 8o), Ing (motor)

1979 (7): EUA Oeste (transmissão), Mon (motor), Fra (motor), Ing (motor), Ale (elétrico), Aut (freios), Hol (elétrico)

1980 (6): Bel (elétrico, 19o), Fra (motor), Ale (freios), Hol (freios), Can (câmbio), EUA leste (suspensão)

 

Foram 13 quebras de motor (32,5% das quebras)

LAUDA (58):

1972 (3): Esp (diferencial), Fra (semi-eixo), Ale (vazamento de óleo)

1973 (8): Arg (pressão de óleo), Afr (motor), Esp (pneu), Mon (câmbio, 3o), Hol (bomba de combustível), Can (transmissão, 1o), EUA (bomba de combustível)

1974 (7): Bra (motor), Afr (ignição, 2o), Mon (ignição, 1o), Sue (câmbio, 4o), Aut (motor, 2o), Ita (motor, 1o), EUA (suspensão 4º lugar quando começou o problema)

1976 (1): Fra (motor, 1o)

1977 (1): Arg (sistema de combustível, 4o)

1978 (7): Afr (motor), EUA Oeste (ignição), Esp (motor), Fra (motor), Ale (motor), EUA leste (motor), Can (freios)

1979 (7): Arg (sistema de combustível), Bra (câmbio), Esp (vazamento de água), Bel (motor), Ing (freios, 3o), Ale (motor), Aut (motor)

1982 (4): Mon (motor), Can (embreagem), Ita (freios), EUA Las Vegas (motor)

1983 (7): Fra (homocinética), Bel (câmbio), EUA (suspensão), Hol (freios), Ita (elétrico), Eur (motor), Afr (elétrico)

1984 (4): Bra (elétrico, 1o), Bel (bomba de água, 12o), San (motor, 4o), EUA I (elétrico, 11o)

1985 (9): Bra (sistema de combustível, 3o), Por (motor 5º, mas foi caindo de posições), Can (motor, 8o), EUA leste (freios, 9o), Fra (câmbio, 3o), Ing (elétrico, 3o), Aut (motor, 1o), Ita (transmissão), Afr (turbo, 2o)

Foram 21 quebras de motor (36,2% das quebras)

MARIO ANDRETTI (53):

1968 (1): EUA (embreagem)

1969 (1): Afr (câmbio)

1970 (3): Afr (superaquecimento), Ing (suspensão), Ale (câmbio)

1971 (2): Esp (motor), Hol (bomba de combustível)

1972 (2): Arg (motor), Esp (pressão de óleo)

1975 (5): Arg (transmissão), Afr (Transmissão), Esp (suspensão), Mon (pressão de óleo), EUA (suspensão)

1976 (6): EUA Oeste (pressão de óleo), Esp (câmbio), Bel (semi eixo), Sue (motor), Ing (ignição), EUA (suspensão)

1977 (8): Arg (cubo de roda), Bra (ignição), Sue (Ignição), Ing (motor), Ale (motor), Aut (motor), Hol (motor), Can (motor)

1978 (3): Sue (motor), Ing (motor), EUA (motor)

1979 (9): Bra (vazamento de combustível), Bel (freios), Mon (suspensão), Fra (freios), Ing (cubo de roda), Ale (transmissão), Aut (embreagem), Hol (suspensão), EUA (câmbio)

1980 (7): Arg (sistema de combustível), Bel (Câmbio), Fra (Câmbio), Ing (Câmbio), Aut (motor), Ita (motor), Can (motor)

1981 (5): San (câmbio), Ing (acelerador), Aut (motor), Ita (motor), EUA (suspensão)

1982 (1): EUA III (suspensão)

 

Foram 16 quebras de motor (30,1% das quebras).

 

SCHECKTER (23):

1973 (1): Afr (motor)

1974 (4): Arg (motor), Aut (motor), Can (freios), EUA (sistema de alimentação)

1975 (3): Bra (pressão de óleo), Esp (motor), Hol (motor)

1976 (5): EUA Oeste (suspensão), Espanha (motor), Mon (motor), Aut (suspensão), Jap (superaquecimento)

1977 (6): Bra (motor), Bel (motor), Ing (motor), Ita (motor), Sue (superaquecimento), Ing (Câmbio)

1979 (1): EUA (pneu)

1980 (3): Arg (motor), Bra (motor), Afr (motor)

 

Foram 14 quebras de motor (60,8% das quebras). Dos grandes campeões foi o que teve maior percentual de quebras de motor.

HUNT (26):

1973 (3): Mon (motor), Aut (injeção), EUA (suspensão)

1974 (6): Arg (superaquecimento), Afr (transmissão), Mon (semi eixo), Ing (suspensão), Ale (câmbio), Ita (motor)

1975 (3): Afr (sistema de alimentação), Bel (transmissão), Ale (roda)

1976 (2): Bra (acelerador/acidente), Bel (câmbio),

1977 (5): Arg (suspensão), Esp (motor), Mon (motor), Ale (bomba de combustível), Aut (motor)

1978 (2): Afr (motor), Ita (distribuidor)

1979 (5): Arg (elétrico), Bra (direção), EUA Oeste (transmissão), Esp (freios), Mon (transmissão)

 

Foram 5 quebras de motor (19,2% das quebras).

KEKE ROSBERG (43):

1978 (3): Afr (embreagem), Ing (suspensão), EUA leste (transmissão)

1979 (5): Ing (alimentação de combustível), Ale (motor), Aut (elétrico), Hol (motor), Ita (motor)

1980 (2): EUA oeste (superaquecimento), Ale (cubo da roda, 6o quando começou o problema)

1981 (6): EUA oeste (motor), Arg (sistema de injeção), San (motor), Bel(Câmbio), Sui (suspensão), Ing (suspensão)

1982 (2): Can (câmbio), Ing (sistema de alimentação)

1983 (2): Hol (ignição), Eur (motor)

1984 (7): Afr (roda), Can (sistema de alimentação), EUA I (turbo), Ing (motor), Ale (elétrico, 4o), Ita (turbo), Por (motor, 5o)

1985 (7): Bra (turbo, 1o), San (freios, 7o), Ing (Escapamento era o 3º, mas foi perdendo posições), Ale (freios era o 1º, mas foi caindo de posições), Aut (pressão do óleo, 2o), Hol (motor 1o), Ita (motor, 1o)

1986 (9): Bra (motor, 5o), Bel (motor, 12o), EUA leste (transmissão), Ing (câmbio, 5o), Hun (suspensão 5o, mas depois foi perdendo posições), Aut (elétrico, 2o), Por (elétrico, 5o), Mex (pneu furado, semi eixo 6º antes de parar nos boxes e trocar os pneus), Aus (pneu furado, 1o)

Foram 14 quebras de motor (32,6% das quebras)

PIQUET (55):

1978 (2): Ale (motor), Hol (transmissão)                                 

1979 (7): Esp (injeção, 9o), Bel (motor), Mon (transmissão, 4o), Ale (motor), Aut (motor), Can (caixa de câmbio, 3o), EUA Oeste (Transmissão)

1980 (2): Bra (suspensão, 6o), Can (Motor 1o)

1981 (1): Ita (motor, era o 3º colocado, mas conseguiu chegar em 6º lugar)

1982 (6): Mon (turbo, 11o), Ing (sistema de gasolina, 1o), Fra (motor, 1o), Aut (elétrico, 3o), Ita (motor), EUA oeste (motor)

1983 (4): EUA Oeste (acelerador, 7o), San (motor), Can (acelerador, 3o), Ale (incêndio, 2o)

1984 (10): Bra (motor), Afr (turbo), Bel (motor), San (turbo, 2o), Fra (turbo, 6o), Mon (elétrico), Ing (turbo 2º, mas completou a corrida), Ale (Caixa de marchas, 1o), Hol (pressão do óleo, 1o), Ita (motor, 1o)

1985 (6): Bra (transmissão, 7o), Can (Transmissão), Ale (turbo, 7o), Aut (escapamento era o 4º quando foi caindo de posições), Afr (motor, 3o), Aus (fogo no motor, 6º)

1986 (3): Esp (motor, 3o), Bel (turbo, 1o), Aut (motor, 3o)

1987 (3): Bel (escapamento 1º, mas perdeu posições quando entrou nos boxes, e ainda voltou à corrida), Japão (motor, 4o), Aus (freios, 4o)

1988 (3): Mex (motor, 4o), Ita (embreagem, 8o), Por (embreagem, 7o)

1989 (2): Bra (sistema de gasolina, 13o), San (motor, 4o)

1990 (2): Ale (Motor, 3o), Esp (bateria, 3º quando começou a perder rendimento)

1991 (4): Mon (suspensão, 5o), Mex (Cubo de roda, 6º) Ale (motor, 8o), Hun (caixa de câmbio, 9o)

 

Foram 26 quebras de motor (47,3% das quebras)

PROST (40):

1980 (3): Bel (transmissão), Fra (transmissão, 4o), Can (suspensão)

1981 (5): San Marino (caixa de câmbio 12º, quando começou perder posições), Bel (embreagem), Mon (motor, 6o), Ing (distribuidor, 1o), Aut (suspensão, 1o)

1982 (7): San Marino (motor, 4o), EUA leste (turbo, 1o), Can (motor, 2o), Hol (motor, 3o), Ale (injeção, 4o), Aut (injeção, 1o), Ita (injeção, 3o)

1983 (2): Ita (turbo era o 2º quando começou o problema no motor), Afr (turbo)

1984 (4): EUA II (pneu furado e quebrou o semi eixo, 1o), Bel (distribuidor, 7o), Ing (caixa de marchas, 1o), Ita (motor, 2o)

1985 (1): Aus (motor, 3o)

1986 (1): Bra (motor, 3o)

1987 (6): San (elétrico, 2o), Mon (motor, 3o), Ing (motor, 4o), Ale (elétrico, 1o), Jap (motor) e Aus (freios)

1988 (1): Ita (motor, 2º quando começou a perder rendimento)

1989 (1): Can (suspensão, 1o)

1990 (3): EUA (vazamento de óleo, 4o), Mon (bateria, 2o), Hun (câmbio 6º pelo site oficial, aparentemente ele rodou sozinho)

1991 (5): Can (Câmbio, 5o), Mex (alternador, 8o), Hun (Motor, 4o), Bel (Vazamento de combustível, 3o), Por (Motor, 3o)

1993 (1): Ita (Motor, 1o)

 

Foram 14 quebras de motor (35% das quebras)

MANSELL (55):

1980 (2): Aus (motor), Hol (freios)

1981 (6): Arg (motor, 15o), Mon (suspensão), Ale (vazamento de combustível), Aut (motor, 10o), Hol (motor), Ita (suspensão)

1982 (4): Afr (elétrico), Bel (embreagem), EUA leste (motor), Aut (motor)

1983 (2): Bel (câmbio), Ale (motor)

1984 (7): Afr (turbo), Bel (embreagem), EUA I (câmbio, 2o), EUA II (câmbio), Ing (câmbio, 5o), Aut (motor), Eur (motor, 2o)

1985 (5): Bra (fogo no motor, 7o), Ing (embreagem, 4º mas foi perdendo posições), Aut (motor, 3o), Ita (motor), Aus (transmissão depois de tocar rodas com Senna na 1ª volta, 1o)

1986 (2): San (motor, 6o mas parou nos boxes para consertar o motor e perdeu várias posições antes de voltar à corrida), Aut (semi-eixo, 2o)

1987 (4): Mon (turbo, 1o), Ale (motor, 2o), Hun (porca da roda se soltou, 1o), Por (elétrico, 2º)

1988 (6): Bra (motor, 3o), San (motor, 4o), Mex (motor, 13o), Can (motor, 5o), EUA (motor, 4o), Fra (suspensão, 9o)

1989 (6): San (câmbio, 3o), Mon (câmbio, 3º quando perdeu rendimento), Mex (câmbio, 3o), EUA (alternador, 3º quando começou a ter problemas), Ita (câmbio, 4º), Jap (motor, 4o)

1990 (6): EUA (motor, 5o), San (motor, 2o), Mon (bateria, 4o), Fra (motor, 7o), Ing (câmbio, 2o), Jap (transmissão, 3o)

1991 (2): EUA (câmbio, 3o), Bel (elétrico, 1o)

1992 (2): Ita (elétrico, 2o), Jap (motor, 2o)

1994 (1): Fra (câmbio, 3o mas demorou 2 minutos para sair do carro)

Foram 24 quebras de motor (43,6% das quebras)

SENNA (32):

1984 (5): Bra (turbo, 13o), Fra (turbo, 10o), EUA II (embreagem, 13o), Aut (pressão do óleo, 4o), Hol (motor, 9o)

1985 (6): Bra (elétrico, 3o), Mon (motor, 1o), Fra (motor, 3º voltou para abandonar em 14º, depois de rodar do óleo e bater no guard rail), Ing (Injeção pelas fontes oficiais, na verdade foi pane seca por problema de regulagem do motor, 1o), Ale (transmissão, 1o), Afr (motor, 3º) e Aus (motor, 1º quando foi ultrapassado pelo Rosberg)

1986 (5): San (rolamento da roda, 4º quando foi caindo de posições), Ing (câmbio, 3º quebrou nos boxes, mas voltou a corrida 4 voltas depois e abandona de vez), Aut (alimentação de gasolina, 6o foi perdendo as posições), Ita (transmissão na largada, 3o), Aus (Motor, 6o)

1987 (1): Bra (vazamento da suspensão ativa, 4o)

1989 (4): Can (motor, 1o), EUA (elétrico, 1º quando parou no Boxe a primeira vez), Fra (Câmbio, 2o), Ita (motor, 1o)

1990 (1): Esp (radiador, 2o)

1991 (1): Can (alternador, 3o)

1992 (5): Mex (transmissão, 3o), Bra (motor cortando, 6o), Can (elétrico, 1o), Ing (transmissão, 4o), Jap (motor, 3o)

1993 (4): San (hidráulico, 2o), Can (elétrico, 2º), Hun (eletrônico, 2o), Por (motor, 2o)

 

OBS: Segundo Jo Ramirez no Brasil 92, o carro não teve problema (Anuário FS 92 pg 82). Mas pela repentina queda de desempenho (caiu de 3o para 6o lugar) e Senna confirmou que o motor estava cortando no meio da reta, considerei como quebra. San Marino 94 registrado como ACIDENTE.

 

Foram 13 quebras de motor (34,4% das quebras).

HAKKINEN (46):

1991 (5): Aus (motor), Mon (pressão de óleo), Ale (motor), Bel (motor), Jap (motor)

1992 (5): Mon (Câmbio), Can (câmbio, 8o), Ale (motor), Ita (motor), Jap (motor, 3o)

1993 (1): Aus (freios, 4o)

1994 (5): Bra (motor), Pac (câmbio, 2º quando começaram os problemas, mas abandonou em 7o), Esp (motor, 3o), Can (motor, 5o), Fra (motor, 4o)

1995 (6): Esp (sistema de combustível, 7o), Mon (motor, 7o), Ing (elétrico, 4o), Ale (motor, 3o) Hun (motor, 5o), Por (motor)

1996 (3): Arg (acelerador, 8o), San (motor, 7o quando começou o problema mas completou em 8º lugar), Ale (câmbio, 8º antes da parada nos boxes)

1997 (5): Fra (motor, 7o), Ing (motor, 1o), Hun (hidráulico, 3o), Aut (motor), Lux (motor)

1998 (2): San (câmbio, 2o), Can (câmbio, 2º quando aconteceu o problema)

1999 (3): Aus (acelerador, 1o quando começou a ter o problema, mas chegou em 16º), Ing (roda com problema, 15º mas estava em 1º lugar quando começou o problema), Ale (pneu, 3o)

2000 (3): Aus (motor, 1o), Bra (pressão do óleo, 1o), EUA (motor, 2o)

2001 (8): Aus (suspensão, 2o), Bra (carro ficou parado no grid de largada), Esp (embreagem, 1o), Aut (transmissão ficou parado na largada deu 1 volta e abandonou, 9o), Mon (suspensão quando começou o problema, 2o), Fra (câmbio, estava em 4o quando ficou parado no grid de apresentação), Ale (motor, 5o), Ita (câmbio, 9o)

   

Foram 23 quebras de motor (51,1% das quebras)

 

​SCHUMACHER (32):

1991 (2): Bel (Câmbio ou embreagem, 6o), Jap (motor, 6o)

1992 (1): San (suspensão, 4º eu não considerei pois foi erro dele que bateu no muro, e disso resultou na quebra da suspensão), Jap (câmbio, 3º quando foi perdendo rendimento)

1993 (4): Mon (hidráulico, 1o), Hun (bomba de combustível, 2º), Ita (motor, 2o) e Aus (motor, 4o)

1994 (1): Ale (motor, 2o)

1995 (1): Hun (bomba de gasolina, 2º)

1996 (6): Aus (freios, 9o), Arg (aerofólio traseiro, 8º quando teve o problema, mas abandonou em 10o), Can (peça soltou do carro, 9o), Fra (motor, na volta de apresentação, 1o), Ing (câmbio, 4o), Hun (acelerador, 3º mas completou em 9o)

1997 (1): Ing (rolamento, 1o)

1998 (1): Aus (motor, 3o)

1999 (1): Ing (freios, 3º)

2000 (1): Fra (motor, 2o)

2001 (2): San (Suspensão, 6º quando começou o problema), Ale (Pressão do óleo, 5º)

2005 (2): Bahrein (Problema hidráulico, 2o), Esp (ponta do eixo, mas na verdade teve 2 pneus furados, 8o)

2006 (1): Japão (motor, 1o)

2010 (1): Mal (problema na roda, 6o)

2011 (3): Aus (ponta do eixo quebrada, 19o), Mon (fogo na caixa de ar, 13o), Hun (câmbio, 8o)

2012 (4): Aus (câmbio, 3o), Mon (pressão de combustível, quando começou o problema, 7o), Canadá (asa traseira travada 12o), Índia (câmbio, 20o)

 

Foram 11 quebras de motor (34,4% das quebras).

 

DAMON HILL (19):

1992 (0):

1993 (2): Esp (motor, 2o), Ing (motor, 1o)

1994 (1): Pac (transmissão, 2o)

1995 (2): Bra (câmbio pelo site da FIA ou Suspensão pelo anuário Francisco Santos 95 pg 52, 1o), Can (câmbio, 3o)

1996 (1): Mon (motor, 1o)

1997 (6): Aus (acelerador, na volta de apresentação), Bra (motor, 12o), Arg (motor, 9o), Esp (motor 6o), Ita (motor), Eur (câmbio)

1998 (4): San (hidráulico), Esp (motor 10º ou 11º), Can (elétrico ,4o), Fra (hidráulico, 13o)

1999 (3): Fra (elétrico), Ale (freios, 10o), Eur (elétrico, 13o)

Foram 8 quebras de motor (42,1% das quebras)

ALONSO (50):

2001 (9): Bra (elétrico, 18o), Aut (Câmbio), Mon (Câmbio, 10o), Aut (câmbio, 14º), Can (transmissão), Fra (motor), Hun (freios 17o), Bel (câmbio, nem largou, 22o), EUA (semieixo, 17o)

2003 (5): Aut (motor, 8o), Fra (motor, 6o), Ing (câmbio, 8o), EUA (motor, 6o), Jap (motor)

2004 (2): Can (eixo de acionamento, 3o), Bel (motor jogando óleo no pneu traseiro, 1o)

2006 (1): Ita (motor, 3o)

2008 (1): Esp (motor, 5o)

2009 (1): Hun (pneu solto e bomba de combustível, estava em 1º antes de começar o problema, 18o)

2010 (1): Mal (motor, 9º mas chegou nos classificados da corrida)

2014 (2): Ita (ERS, 10o) e Jap (eletrônico, 5º)

2015 (6): Mal (Unidade de potência, 10o), Esp (freios, 14o), Mon (câmbio, 9º), Ita (ERS, 16º), Sin (unidade de potência, 9o), Mex (Unidade de potência, 20º)

2016 (3): Esp (problema eletrônico, 12o), Eur (unidade de potência, 16o), Aut (unidade de potência, 10º)

2017 (8) Aus (problema no carro, 10º), Chi (homocinética, 8o), Bah (??, 13o), Can (motor, 10º), Ing (motor, 16º), Ita (motor, 15º), Sin (motor, depois de sofrer toque na largada, 17º), EUA (motor, 8º)

2018 (3): Mon (Câmbio, 7o), Can (escapamento, 10º), Ita (??, 11º)

2021 (1): Bah (freios, 12º)

2022 (6): Ara (Unidade de potência, 8o), Rom (carenagem quebrada por batida, 7o), Ita (unidade de potência, 7o), Sin ( unidade de potência, 6o), Mex (motor, 9º), Abu (vazamento de água, 10o)

2023 (1): EUA (suspensão, 9o)

Foram 23 quebras de motor (46% das quebras)

 

HAMILTON (14):

2009 (1): Abu (freios, 3º estava em 1º antes do pit stop)

2010 (1): Hun (câmbio, 4o)

2011 (1): Bra (câmbio, 6o)

2012 (3): Ale (quebra do eixo (ou ele quis abandonar), 16o), Sin (câmbio, 1o), Abu (pressão de combustível, 1o)

2013 (1): Jap (ponta do eixo quebrada, pois furou o pneu na largada, 20º)

2014 (2): Aus (motor, 3o), Can (freios, 3o)

2015 (1): Sin (câmbio, 4º)

2016 (1): Mal (motor, 1º)

2018 (1): Aut (motor, 4º)

2022 (1): Abu (hidráulico, 4o)

2024 (1): Aus (motor, 11o)

Foram 4 quebras de motor (29% das quebras)

    
VETTEL (21):

2007 (2): Bel (direção, 16o) e Bra (hidráulico, 9o)

2008 (3): Mal (motor, 12o), Bah (motor, 19o), Hun (aquecimento, 15o)

2009 (2): Hun (suspensão, 8º quando começou o problema chegou em 17o), Eur (motor, entre 14º e 16o)

2010 (2): Aus (problema na roda, 1o), Cor (motor, 1o)

2011 (1): Abu (furo de pneu e quebra da ponta do eixo, 1o)

2012 (2): Eur (alternador, 1o), Ita (alternador, 6o)

2013 (1): Ing (câmbio, 1o)

2014 (3): Aus (Unidade de potência, 16o), Mon (turbo, 3o mas foi perdendo posições), Bel (furo de pneu, estava em 3o, abandonou mas apareceu nos classificados da corrida)

2016 (1): Bah (unidade de potência na volta de apresentação, 3o)

2017 (1): Jap (motor, 2º quando começou o problema)

2019 (2): Rus (motor, 4º), EUA (suspensão, 7º)

2020 (1): Ita (freios, 18º)

2022 (1): Ita (Unidade de potência, 12o)

Foram 9 quebras de motor (45% das quebras)

    

VERSTAPPEN (18):

2015 (3): Aus (unidade de potência, 6o), Chi (unidade de potência, 10o), Bah (elétrico, 16o)

2016 (2): Rus (unidade de potência), EUA (transmissão, 7o)

2017 (3): Can (motor, 2o), Aze (motor, 4º), Bel (motor, 5º)

2018 (3): Bah (quebra após andar com pneu furado, 19º), Ing (abandono, 6º), Hun (unidade de potência, 4º)

2020 (3): Aut (elétrico, 2º), Ita (14o), Rom (pneu estourado e acidente, 2º)

2021 (1): Aze (pneu, 1o)

2022 (2): Bah (problema hidráulico, 1o), Aus (vazamento?, 2o)

2024 (1): Aus (freios, 2o)

Foram 7 quebras de motor (39% das quebras)

LECLERC (9):

2018 (3): Hun (suspensão quebrada devido a sanduíche na largada, 16º), Jap (abandono, 17o), EUA (abandono, 16o)

2019 (1): Mon (problema no carro, 20º)

2020 (2): Estíria (assoalho quebrado, por culpa sua no acidente com Vettel, 19o) e Esp (motor travado, 1o)

2022 (2): Esp (motor, 10º, Aze (motor, 1º)

2023 (1): Bah (bateria, 3o)

   

Foram 4 quebras de motor (44,4% das quebras)

 

Quebras quando estava em 1º lugar:

 

Clark 12

Prost e Senna 9

Piquet 8

Hakkinen 6

Lauda, Keke Rosberg e Vettel 5

Moss, Mansell, Schumacher e Hamilton 4

Fangio, D Hill, Amon e Barrichello 3

Stewart, Alonso e Alesi 2

Fittipaldi, Verstappen e Leclerc 1

2) ACIDENTES E RETIRADAS INTENCIONAIS:

FANGIO (1):

1953 (1): Bel (batida com outro carro, 3o)

 

ASCARI (3)

1953 (1): Ita (acidente por erro seu, 1o)

1955 (2): Arg (acidente por erro seu e quebra da suspensão, 1º), Mon (saída de pista e queda no mar, 1º)

MOSS (1)

1957 (1): Mon (batida depois que passou reto na chicane, 1º)

    

BRABHAM (12):

1957 (1): Fra (acidente)

1958 (1): Ale (colisão)

1959 (1): Por (colisão para desviar de uma criança)

1961 (1): Ale (acidente devido acelerador preso)

1962 (2): Hol (acidente), Mon (acidente)

1963 (2): Afr (saída de pista) e Hol (acidente)

1968 (1): Hol (saída da pista)

1969 (2): Afr (se retirou da corrida), Mon (acidente)

1970 (1): Ita (acidente)

GRAHAM HILL (13)

1958 (1): Por (saída da pista)

1959 (1):  Por (acidente com Phill Hill)

1960 (2): Mon (saída de pista), Fra (acertado na largada)

1961 (1): Ale (acidente)

1966 (1): Bel (se retirou para ajudar tirar Stewart preso no carro)

1967 (1): Afr (acidente)

1968 (1): Hol (acidente)

1969 (2): Esp (acidente provavelmente por quebra da asa), EUA (acidente devido a pneu furado)

1971 (3): Mon (batida na parede), Ing (acidente sem culpa com Jackie Oliver), Can (acidente na chuva)

1972 (1): Ing (saída da pista)

CLARK (2):

1961 (1): Ita (acidente com Von Trips, alguns culpam o Clark pelo acidente, 3o)

1966 (1): Ale (acidente por ter errado a escolha dos pneus na chuva)

RINDT (5)

1965 (1): Fra (acidente)

1966 (1): Hol (acidente)

1968 (1): Mon (acidente)

1969 (2): Esp (acidente) e Fra (se retirou por problema físicos)

STEWART (5):

1966 (2): Bel (acidente na 1ª volta), Bel (saída de pista molhada)

1969 (1): Can (acidente com Ickx)

1972 (2) Ale (foi tirado da corrida pelo Regazzoni, 2o), Esp (acidente)

PETERSON (11)

1973 (1): Bel (acidente)

1974 (1): Afr (acidente devido a acelerador preso)

1976 (5): Bra (jogou o Andretti para fora), Afr (acidente), Bel (acidente?), Mon (acidente?), Ale (acidente)

1977 (3): Arg (saída de pista), Bra (saída de pista por causa de pedrisco na pista), Jap (acidente)

1978 (1): Bra (colisão), Ita (acidente fatal, sem culpa na largada)

FITTIPALDI (7)

1973 (2): Fra (acidente tentando ultrapassar o Scheckter, 2o), Hol (se retirou por causa de dores devido ao acidente nos treinos)

1976 (2): Aut (Foi jogado pra fora pelo Brambilla, 10o), Sue (quis abandonar a corrida)

1978 (2): Bel (acidente na largada envolvendo vários carros, Ickx lhe acertou a traseira), Can (foi abalroado pelo Stuck)

1980 (1): Ita (saída de pista e acidente)

 

OBS: Arg 1974: Desligou a chave geral do carro por engano, mas ainda voltou a corrida e chegou em 10o. Não contei como erro nem abandono.

 

 

LAUDA (23)

1971 (1): Aut (se retirou da corrida)

1973 (2): Ale (Acidente), Ita (acidente)

1974 (2): Ale (acidente tentando passar Scheckter, 3o), Can (bateu sozinho quando liderava, 1o)

1975 (1): Esp (Acidente causado pelo Andretti)

1976 (2): Ale (acidente por quebra no carro), Jap (se retirou da corrida na chuva)

1977 (1): Sue (quis abandonar a corrida)

1978 (2): Bel (acidente com vários pilotos) e Aut (acidente)

1979 (4): EUA Oeste (acidente com vários carros na largada), Mon (Pironi tentando passá-lo bateu nele 3o), Fra (saída de pista), Hol (se retirou da corrida)

1982 (2): Bra (Reutemann tirou Lauda e Arnoux da corrida) e EUA I (bateu sozinho 2o)

1983 (2): San (saída da pista), Can (saída da pista)

1984 (2): Mon (saída da pista 3o), EUA II (3º saída da pista e quebrou a suspensão)

1985 (2): Mon (passou reto pelo óleo deixado no acidente entre Piquet e Patrese) e Aus (bateu no muro sozinho, 1o)

MARIO ANDRETTI (16):

1969 (1): Ale (acidente na 1ª volta)

1970 (1): Aut (acidente)

1975 (2): Aut (acidente na 1ª volta), Ita (acidente na 1ª volta sem culpa)

1976 (2): Bra (jogado para fora pelo Peterson), Ita (rodou por culpa do Hans Stuck)

1977 (3): Afr (acidente num toque com o Pace), Bel (bateu na traseira do Watson, 2o), Jap (acidente)

1978 (1): Aut (batida no Reutemann por culpa do Andretti)

1980 (3): Bra (saída de pista), EUA (colisão), Hol (acidente)

1981 (2): Bra (colisão sem culpa na largada na chuva), Mon (colisão sem culpa na largada)

1982 (1): EUA Oeste (colisão)

SCHECKTER (14):

1973 (3): Fra (batida com culpa com o Fittipaldi, abandonou 2 voltas depois), Ing (rodou na 1ª volta e provocou acidentes em série), Can (colisão com culpa com o Cevert)

1975 (2): Esp (acidente na chuva, mas chegou em 3o), Ale (rodou e bateu)

1977 (3): Fra (acidente), Sue (bateu na traseira do Watson e abandonou), Aut (saída de pista)

1978 (5): Bra (colisão), Afr (saída de pista), EUA Oeste (acidente), Bel (saída de pista), Esp (saída de pista), Aut (acidente)

1979 (1) Arg (colisão sem culpa na largada)

HUNT (18):

1974 (3): Bel (acidente por falha na suspensão), Hol (acertado por trás pelo Pryce), Fra (colisão por causa da batida do Reutemann e Pryce)

1975 (2): Mon (disputando freada com Depailler bateu no muro), Esp (acidente por causa escorregou no óleo deixado na pista)

1976 (2): EUA oeste (levou fechada de Depailler, 3o), Ita (saída de pista)

1977 (3): Hol (colisão do Andretti no Hunt, 1º), Ita (saída de pusta), Can (batida com Mass tentando passar Andretti, 1o)

1978 (7): Bra (saída de pista), EUA Oeste (saída de pista), Mon (se retirou com problemas no carro), Bel (acidente na largada), Ing (rodada e acidente), Aut (acidente), Can (saída de pista)

1979 (1): Bel (saída da pista)

 

KEKE ROSBERG (9):

1978 (1): Hol (acidente sozinho)

1979 (1): EUA leste (batida tentando passar Pironi, 8o)

1980 (2): Afr (acidente sozinho), Fra (saída de pista)

1982 (1): Mon (acidente)

1983 (1): EUA I (batida com Tambay, quando era o 2º colocado)

1984 (2): Eur (acidente na 3ª volta), Aut (se retirou da corrida)

1985 (1): Por (saíde de pista na chuva)

PIQUET (31)

1978 (2):  2ut (acodente), Ita (acidente na largada sem culpa)

1979 (5): Arg (acidente na largada), Bra (batida de Regazzoni 13o), Fra (acidente), Ing (saída de pista, 4o), Ita (??)

1980 (2): Bel (saída da pista 5º ou 6o), EUA leste (saída da pista 2o)

1981 (4):  Mon (bateu no guard rail sozinho e colocou a culpa no Tambay, 1o), Esp (saíde pista, 5o), Bel (saiu da pista sozinho e colocou a culpa no Alan Jones que vinha atrás, 2o),  Ing (batida devido a furo no pneu 3o)

1982 (3): Afr (saída de pista, 13o), EUA Oeste (saída de pista), Ale (colisão sem culpa com Salazar, 1o)

1983 (1): Hol (Prost acertou Piquet na freada, 1o)

1984 (1): EUA II (saída da pista 6o)

1985 (3): Por (se retirou por que os pneus Pirelli eram muito ruins na chuva), Mon (acidente quando iria dar volta no Ricardo Patrese, culpa do italiano 10o), Eur (acidente causado pela asa quebrada devido a batida com Rosberg que rodou tentando passar Senna)

1986 (1): EUA I  (batida no muro sozinho, 3o)

1988 (4): Mon (batida na traseira do Warwick na largada, 10o), EUA (saída de pista, 11o), Ale (saída da pista na chuva com pneus slicks, 7o), Jap (abandonou por problemas estomacais, 24o)

1989 (5): Mon (colisão com Andrea de Cesaris, que estava dando volta no Piquet, 13o), EUA (saída da pista), Ita (saída da pista, 9o), Por (colisão sem culpa, 9o), Aus (bateu na traseira do Ghinzani)

1991 (1): San (saída de pista, 11o)

 

PROST (23):

1980 (2): Mon (acidente causado pelo Daly), Can (acidente)

1981 (4): Esp (saída da pista, 3o), EUA Oeste (batida na largada causada pelo De Cesaris), Bra (Abalroado pelo Pironi), Can (foi fechado pelo Mansell no hairpin que estava lento na pista)

1982 (3): EUA Oeste (saída da pista, 7o), Bel (saída da pista), Mon (saída da pista por causa da chuva no final da corrida 1o)

1983 (1): Hol (bateu no Piquet e entortou a asa dianteira, 2o)

1984 (1): Aut (Saída da pista no óleo do De Angelis, 2o)

1985 (2): Por (saída da pista sozinho 3o), EUA Leste (Batida no mesmo muro que Senna e Mansell bateram 7o)

1986 (1): Hun (acidente 20o)

1987 (2): Mex (Batida com Piquet 4o) e Aus (batida sozinho 4o)

1988 (1): Ing (se retirou da corrida por causa da chuva, 16o)

1989 (2): Jap (jogou o carro do Senna, 1o), Aus (se retirou da corrida na 1a volta na chuva)

1990 (1): Jap (Senna jogou o caro no francês, 1o)

1991 (2): San (saída da pista na volta de apresentação, 3o) e Ale (tentando ultrapassar Senna, passou reto e deixou o motor morrer 5o)

1993 (1): Bra (saída da pista e bateu no Christian Fittipaldi, 1o)

MANSELL (35):

1981 (2): EUA Oeste (acidente), Can (vinha lento na pista e fechou o Prost, tirando-o da corrida)

1982 (4): Can (acidente com Giacomelli), Ing (se retirou da corrida por que passou mal), Fra (se retirou por problemas físicos), EUA III (Lad Vegas) (saída de pista)

1983 (3): San (saída da pista), Mon (batida sozinho na 1ª volta),  Can (se retirou por problemas físicos), Hol (saída da pista)

1984 (5): Bra (acidente), San (saída da pista), Mon (saída da pista), Ita (saída da pista), Por (saída da pista, 2o)

1985 (1): EUA leste (Batida no mesmo muro que Prost e Senna bateram 2o)

1986 (1): Bra (saída da pista na 1a volta por culpa dele, 2o), Aus (furo do pneu 3o)

1987 (1): Bel (acidente 11o)

1988 (6): Mon (acidente com Alboreto 4o), Ale (saída da pista),  Hun (se retirou por problemas físicos, 5o), Por (saída da pista 4o), Jap (colisão com Piquet tentando ultrapassagem na chicane 12o), Aus (saída da pista/freios 4o)

1989 (1): Aus (saída da pista 4o)

1990 (3): Ale (saiu da pista sozinho e quebrou a asa dianteira, por erro dele, 4o), Hun (batida com Berger, 3o), Bel (se retirou reclamando que o carro saía de frente, 12o)

1991 (4): San (batida por tras do Brundle 10o), Can (Mansell deixou o giro do motor cair, o site oficial da FIA diz que foi elétrico, e ele completou a corrida assim mesmo,1o) e Jap (saída da pista 3o)

1992 (2): Can (saída de pista, por erro seu, 2o), Aus (acidente com Senna, culpa de Senna)

1994 (1): Eur (saída de pista, 16o)

1995 (1) : Esp (se retirou por problemas físicos, 22o)

OBS: Mansell abandou 5 corridas por problemas físicos.

SENNA (24):

1984 (3): Ale (asa traseira solta, 5o), Eur (Rosberg, 9o), EUA I (saída da pista por causa de uma roda dianteira solta, 8o)   

1985 (1): EUA Leste (Batida no mesmo muro que Prost e Mansell bateram, 3º)

1986 (1): Fra (pegou óleo da Minardi do De Cesaris que quebrara o turbo na volta anterior, 2º)

1987 (2): Bel (Mansell, 1o), Mex (saída da pista, 3º)

1988 (2): Mônaco (1º). Ita (Schlesser, 1o)

1989 (4): Inglaterra (câmbio estava com problema 1º), Ita (batida com Mansell 2º), Por (com Mansell, 2o), Austrália (com Brundle 1º)

1990 (4): San (Uma pedra entrou entre a roda e o freio, quebrando a roda 1o), Mex (furo no pneu, quando começou o pneu começou a esvaziar, 1º), Jap (batida com Prost 2º), Austrália (batida, teve problema de freios e de câmbio, 1o)

1992 (2): Esp (3o), Fra (levou batida por trás do Schumacher 4o), Austrália (2º)

1993 (1): Itália (com Brundle 8o)

1994 (3): Bra (rodada 2o), Pac (batida do Hakkinen 2o), San (coluna de direção 1o)

OBS: No GP Brasil 94, Senna errou e rodou, mas o carro não morreu. Ele abandonou por que não queria chegar em 2o lugar.

HAKKINEN (17)

1991 (2): Can (saída da pista), Esp (saída da pista com pista molhada 12o)

1992 (1): Esp (saída da pista)

1993 (1): Por (batida no muro 4o)

1994 (3): Mon (batida por tras do Hill 2o), Ale (batida na largada por culpa sua, vários pilotos abandonaram, 8o), Aus (saída da pista por falha dos freios, 4o)

1995 (3): Arg (batida com o Irvine, furou o pneu e abandonou, 4o), Can (batida na 2ª volta com Herbert 7o), Bel (saída da pista 4o)

1996 (2): Mon (batida com o Salo que bateu no Irvine que rodou na frente deles, 6o) e Por (Coulthard bateu nele e danificou seu carro quando era o 8º, abandonou quando era 11o)

1997 (2):  Mon (acertou a traseira do Alesi por culpa sua, 11o), Can (batida na 1a volta)

1998 (1): Bel (forçou e recebeu um toque do Schumacher na largada depois foi abalroado pelo Herbert 3o)

1999 (2): San (saída da pista 1o), Ita (saída da pista 1o)

  

SCHUMACHER (37):

1991 (1): Aus (saída da pista na chuva por erro dele, 4o)

1992 (3): San Marino (tentando passar o Brundle saiu da pista, por erro seu e quebrou a suspensão, 6o), Fra (forçou ultrapassagem e saiu da pista, 15o), Hun (asa traseira)

1993 (3): África do Sul (tentando passar Senna, errou e abandonou 3o), Europa (saiu da pistapor erro seu 5o) e Japão (bateu na traseira do Hill 6o)

1994 (1): Austrália (bateu sozinho no muro e tirou o Hill da prova 1o)

1995 (4): San Marino (bateu sozinho, 1o), Ing (batida com Hill 1o), Ita (batida com Hill, 1o) e Aus (batida com Alesi 2º, antes de parar nos boxes e abandonar)

1996 (1): Mônaco (bateu no guard rail na 1ª volta, 2o)

1997 (3): Argentina (bateu na Stewart do Rubinho, 5o), Lux (batida com Ralf) e Europa (batida com Villeneuve tentando fechar o canadense, 1º)

1998 (2): Bel (Coulthard 1o), Japão (detonou com os pneus e acabou furando o pneu e saindo da pista por causa disso, 3o)

1999 (1): Canadá(batida no muro 1o) (*)

2000 (3): Mônaco (bateu no muro (**)), Ale (jogou o carro no Fisichella na largada, e ainda pôs a culpa no italiano, 3o), Aut (Zonta bateu nele)

2003 (1): Brasil (rodou e saiu da pista na chuva 3o)

2004 (1): Mon (Montoya acertou-lhe a traseira, 1o)

2005 (4): Aus (batida com Heidfeld culpa dele, 8o), Bel (batida sem culpa com Sato, 7o), Turquia (batida com Webber culpa dele, 10o) e China (rodou sozinho com o SC na pista, 10o)

2006 (2): Austrália (bateu no muro 6o) e Hungria (continuou na pista com pneus de chuva e quebrou a suspensão dianteira na batida com Heidfeld por culpa dele, 4o, mas a Ferrari disse oficialmente que ele abandonou com problemas no volante (??))

2010 (1): Abu (Acidente com Rosberg e Liuzzi 8o)

2011 (2): Sin (subiu na roda do Perez e bateu no muro, 9o), Cor (Petrov acertou-lhe a traseira 10o)

2012 (4): Esp (bateu na traseira do Bruno Senna, 9o), Hun (abandonou sem chances na corrida, 18o), Sin (errou a freada e atropelou o Vergne 11o), Chi (roda solta 6º, estava em 2º quando fez o pit stop)

(*) OBS: Apesar de achar que Inglaterra 99 não foi falha nos freios, e sim erro dele, mas não considerei erro dele.

Vídeo do acidente do Schumacher Inglaterra 1999: https://www.youtube.com/watch?v=YF5z_nhLvk8.

(**) Em Mônaco 2000, pessoas que assistiram a corrida na pista disseram que Schumacher bateu no muro, mas a equipe estranhamente alegou que a suspensão traseira “quebrou por causa dos gases do escapamento”. Eu considerei erro dele e não quebra.

DAMON HILL (22):

1993 (3): Afr (batida Andretti e Zanardi 11o), San (saída da pista sozinho, oficialmente colocaram a culpa nos freios como no Brasil 95, mas na verdade foi erro dele 3o), Ale (pneu dechapado, pois não trocou pneus, 1o)

1994 (2):  Mon (batida com Hakkinen na 1a curva por erro seu, 3o), Aus (acidente com Schumacher 2o)

1995 (5): Ing (bateu Schumacher 2o), Ale (saída da pista, ele disse que foi freios e no site da FIA consta semi-eixo quebrado, mas considerei ERRO DELE, 1o), Ita (batida com Schumacher 2o), Eur (saída da pista 4o), Jap (saída da pista 4o)

1996 (3): Esp (saída de pista, 8o), Ing (roda ou foi erro dele??, 3o), Ita (saída da pista, depois de bater nos pneus da lateral da pista 1o)

1997 (2): San (batida na traseira do Nakano 18o), Mon (bateu na traseira do Irvine, 13o)

1998 (1): Ing (saída da pista na chuva 8o)

1999 (6): Aus (foi tocado pelo Trulli, 8o), Bra (batida com Wurz, carro danificado), Mon (batida no Ralf 17o), Can (batida no muro dos campeões 11o), Mal (foi tocado por trás 11o) e Jap (saída da pista, danificou o carro e depois se retirou da corrida na volta 22)

 

OBS: Teve a saída da pista na Inglaterra 96 que culparam a roda, mas a situação não ficou bem esclarecida, considero que foi erro dele.

ALONSO (25)

2001 (1): San Marino (batida nos pneus 20o)

2004 (3): Mon (saída da pista causada pelo Ralf que era retardatário, 2o), Ita (saída da pista 3o), EUA (saída da pista por causa de um pneu furado 3o)

2005 (1): Can (bateu o pneu traseiro numa das curvas e quebrou a suspensão, 1o)

2006 (1): Hun (roda mal apertada, causou a saída da pista, estava em 1º antes do pit stop, mas abandonou em 3º ou 4º)

2007 (1): Jap (saída da pista na chuva, por causa do carro que ficou danificado pela batida do Vettel, 5o)

2008 (2): Can (acidente 3o), Eur (foi tirado da corrida pelo Nakajima, 12o)

2009 (2): Bra (acidente na largada envolvido por Sutil e Trulli, 10o), Bel (se retirou por problema de vibração na roda, 8o)

2010 (1): Bel (rodada 8o)

2011 (1): Can (ida no muro, danificou o carro e abandonou 10º)

2012 (2): Hun (atropelado na largada pelo Grosjean, 4o), Jap (furo de pneu no toque com Kimi, 7o)

2013 (1): Mal (bateu na traseira do Vettel, quebrou o bico e continuou na pista, até o bico de soltar de vez, 2o)

2015 (1): Aut (batida com Kimi na largada, 14o)

2016 (1): Aus (bateu na traseira do Gutierrez, 12o)

2017 (2): Aut (tirado da corrida pelo Kvyat na largada sem culpa, 10º), Bel (se retirou por ordem da equipe 12o)

2018 (3): Bel (batida por trás do Hulkenberg), EUA (tirado da corrida pelo Stroll, 16º), Mex (se retirou a pedido da equipe, 12o)

2023 (1) Mex (se retirou com assoalho danificado por pedaços do carro do Perez, 15o)

    

HAMILTON (17)

2007 (1): Chi (caiu na caixa de brita 2o)

2008 (1): Can (bateu na traseira do Kimi na saída dos Boxes, era o 1º antes da batida)

2009 (2): Bel (Grosjean fez estrago na largada e Alguersuari bate no Hamilton, 11o), Ita (bateu sozinho no final da corrida 3o)

2010 (3): Esp (furo de pneu 2o), Ita (toque com Massa tentando passar ele, quebrou a suspensão 4o), Sin (tentando passar o Webber, quebrou a supensão 4o)

2011 (2) Can (acidente tentando passar o Button na chuva 7o), Bel (acidente com o Kobayashi 4o)

2012 (3): Eur (Maldonado o tirou da corrida 3o), Bel (Grosjean fez estrago na 1ª curva 7o), Bra (tirado da prova pelo Hulkenberg 1o)

2014 (1): Bel (se retirou para poupar o motor, 16o)

2016 (1): Esp (bateu com Rosberg na largada, culpa de ambos, 2º)

2021 (1): Ita (tirado da corrida pelo Verstappen, 3o)

2022 (1): Bel (acidente com Alonso, por erro dele, 3o)

2023 (1): Cat (acidente com Russell, por culpa dele, 3o)

VETTEL (21):

2007 (1): Jap (batida na traseira do Webber na chuva com SC na pista, 3o)

2008 (3): Aus (foi tocado na largada provavelmente pelo Button, 12o), Esp (acidente na largada com Sutil que rodou na sua frente 20o), Ing (saída da pista na chuva na 1a volta, 9o)

2009 (4): Aus (batida com Kubica 3o), Mal (saída da pista 13o), Mal (rodada na chuva), Mon (batida no guard rail, quebrou a suspensão traseira 13o)

2010 (1): Tur (batida com o Webber tentando ultrapassá-lo 2o)

2014 (1): Aut (se retirou sem chances de pontuar, uma volta atrás em 21o)

2015 (1): Mex (batida sozinho no muro 12o)

2016 (3): Rus (tocado pelo Kvyat na 1ª volta, 7o), Aut (furo de pneu 1º), Mal (batida no Rosberg, 4o)

2017 (1): Sin (toque com o Kimi, 1º)

2018 (1): Ale (saída da pista sozinho, 1º)

2019 (1): Bra (Batida com Leclerc, 4º)

2020 (1): Estíria (Leclerc lhe tirou da corrida numa batida por trás, 10º)

2021 (1): Aut (batida sem culpa com o Kimi na última volta, 12o)

2022 (2): Aus (batida sozinho 12o), Mia (Mick Schumacher bateu nele, 9o)

VERSTAPPEN (13):

2015 (2): Mon (batida 11o), Ing (rodada sozinho 13o)

2016 (1): Mon (batida no muro 9º)

2017 (4): Bah (batida por falha nos freios, 11º), Esp (Toque na largada, 5º), Aut (tirado da corrida devido a batida do Kvyat no Alonso, 9º), Sin (levou sanduíche do Vettel e Kimi, 3º)

2018 (1): Aze (tirado da corrida pelo Ricciardo, 5º)

2019 (1): Bel (batida nos pneus com suspensão quebrada)

2020 (2): Toscana (batida por trás do Kimi, 13º), Sakhir (6º depois da batida do Leclerc com o Perez)   

2021 (2): Ing (batida com Hamilton na largada, 1o), Ita (batida com Hamilton, 4o)

LECLERC (10):

2018 (3): Mon (batida por falha dos freios, 12o), Ing (saída da pista por parafuso solto da roda, 16o), Bel (batida por trás na largada, 12º)

2019 (2): Ale (bateu sozinho), Bra (tirado da corrida pelo Vettel, 4º)

2020 (3): Estíria (acidente com Vettel e quebra do assoalho), Ita (bateu na Parabólica, 4o), Sakhir (5o batida com o Perez na largada)

2022 (1): Fra (rodada sozinho, 1º)

2023 (1) Hol (se retirou com problema no assoalho, 16o)

3) PANES SECAS (SEM COMBUSTÍVEL):

RINDT (1):

1965 (1): EUA (pane seca, mas conseguiu chegar em 2o lugar)

STEWART (1):

1968 (1): Bel (pane seca na penúltima volta)

MARIO ANDRETTI (3):

1975 (1): Ale (pane seca)

1979 (1): Can (pane seca)

1980 (1): Hol (pane seca)

FITTIPALDI (1):

1970 (1): Aut (pane seca)

PETERSON (1):

1975 (1): Hol (pane seca)

KEKE ROSBERG (5, mas completou todas):

1984 (2): Bel (chegou em 4º) e Hol (chegou em 8º)

1986 (3): San (chegou estava em 2º lugar, mas completou em 5º) e Ale (estava em 2º, mas chegou em 5º) e Aut (estava em 2º)

PIQUET (1):

1985 (1): San (chegou em 8º)

PROST (2):

1986 (2): San (chegou sem gasolina a 5 curvas no final, mas balançou o carro e conseguiu vencer a corrida), Ale (estava em 4º lugar, mas chegou em 6o).

 

MANSELL (1, mas conseguiu completar):

1984 (1): EUA II (chegou em 6º empurrando o carro e desmaiou)

SENNA (6, mas conseguiu completar 4 delas):

1985 (2): San (1º, mas chegou em 7o), Ing (1º, mas chegou em 10º. Reginaldo e Galvão falaram no GP Alemanha 85 volta 41 que a equipe confessou que foi falha no motor que consumiu 32% a mais de gasolina)

1986 (1): Por (2º, mas completou em 4o lugar, computador de bordo falhou)

1991 (2): Ing (2º, mas completou em 4º lugar), Ale (3º, mas completou em 7º lugar)

1993 (1): Ing (3º mas completou a corrida em 5º lugar)

  

OBS: Schumacher, Alonso, Hamilton, Vettel, Ricciardo, Verstappen e Leclerc jamais tiveram abandonos por pane-seca.

4) DESCLASSIFICAÇÕES:

MOSS (3):

1959 (1): Fra (desclassificado por ter sido empurrado)

1960 (1): Por (desclassificado por andar na contramão)

1961 (1): Ing (desclassificado por ser empurrado nos boxes)

BRABHAM (1):

1960 (1): Mon (desclassificado por receber ajuda externa)

LAUDA (3) :

1972 (1): Can (por receber assistência externa)

1982 (1): Bel (abaixo do peso regulamentar)

1983 (1): Ale (deu marcha ré no Boxe, 5o)

MARIO ANDRETTI (1):

1974 (1): EUA (empurrado na largada)

 

PETERSON (1):

1972: Can (foi empurrado para pegar o carro)

HUNT (2):

1976 (1): Ing (mudança ilegal no carro, 1o)

1978 (1): Ale (pit stop ilegal)

KEKE ROSBERG (2):

1982 (1): Bra (abaixo do peso regulamentar, 2o)

1983 (1): Bra (carro foi empurrado pelos mecânicos depois de um princípio de incêndio, 2o)

PIQUET (2):

1982 (1): Bra (abaixo do peso regulamentar, 1o)

1990 (1): Mon (foi empurrado na curva Lowes, 6o)

PROST (2):

1985 (1): San (4 kg abaixo do peso regulamentar de 540 Kg, 1o)

1986 (1): Ita (trocou de carro após a bandeira verde, Prost mentiu dizendo que havia trocado antes da bandeira verde, e foi multado em U$ 5000,00 por causa disso, estava em, 1o)

MANSELL (3):

1989 (2): Can (largou antes do sinal verde), Por (dar marcha ré no Boxe, 3o)

1991 (1): Por (troca de pneu em local proibido, 6o)

SENNA (3):

1987 (1): Aus (dimensão da refrigeração do freio, 2o)

1988 (1): Bra (troca de carro após a bandeira verde, que travou o câmbio na volta de apresentação, 2o)

1989 (1): Jap (Por "direção perigosa" by Balestre, 1o)

 

HAKKINEN (1):

1997 (1): Bel (irregularidades na gasolina, 2o)

SCHUMACHER (2):

1994 (2): Ing (por desobedecer a bandeira preta, 2o), Bel (fundo do carro lixado, 1o)

           

DAMON HILL (1):

1998 (1): Bra (por estar abaixo do peso mínimo, 10o)

HAMILTON (2)

2009 (1): Aus (por ter simulado ter sido ultrapassado pelo Trulli em bandeira amarela, 4o)

2023 (1): EUA (assoalho fora do regulamento, 2º)

 

VETTEL (1):

2021 (1): Hun (por ter menos de 1 litro de gasolina no tanque no final da corrida, 2º)

LECLERC (1):

2023 (1): EUA (assoalho fora do regulamento, 6º)

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